Com a aproximação das festas de fim de ano, a Meta anunciou algumas novas ferramentas de conexão no Instagram, projetadas para se apoiar nas tendências de engajamento e fazer com que as pessoas compartilhem mais de suas interações pessoais no aplicativo.

O primeiro é o Notes, uma nova opção de prompt de conversa que ficará logo acima de suas mensagens na caixa de entrada e destaca os prompts de bate-papo de suas conexões.

Como você pode ver nesta captura de tela, as notas aparecem como histórias em sua caixa de entrada, com suas conexões capazes de fazer uma pergunta para iniciar um bate-papo.

Conforme explicado por Meta :

“ Notas são postagens curtas de até 60 caracteres usando apenas texto e emojis. Para deixar uma nota, vá para o topo da sua caixa de entrada, selecione os seguidores que você segue de volta ou as pessoas na sua lista de amigos próximos, e sua nota aparecerá na parte superior da caixa de entrada por 24 horas. As respostas às notas chegarão como DMs em sua caixa de entrada. ”

A opção é outro esforço do Instagram para se apoiar no fato de que agora mais pessoas estão interagindo em mensagens do que postando em seu feed principal.

Em setembro, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, explicou que :

“ A maioria das pessoas usa feeds para descobrir conteúdo e mensagens para conexões mais profundas.”

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, também observou que mais interação está acontecendo agora em canais privados e, como é onde o envolvimento do usuário está acontecendo, o Instagram deseja incorporar mais maneiras de alimentar essa mudança, a fim de maximizar o envolvimento.

Embora eu não tenha certeza absoluta de que é isso. Já posso ver os profissionais de marketing sequestrando isso para promoções, o que provavelmente fará com que as pessoas os cortem – mas, além disso, como uma preocupação, as pessoas realmente querem essas pequenas perguntas no topo de sua caixa de entrada direta?

Meta diz que as pessoas gostam:

“Durante os testes, descobrimos que as pessoas gostam de ter uma maneira fácil e leve de compartilhar o que pensam e iniciar conversas. Desde pedir recomendações até compartilhar o que estão fazendo, o Notes oferece às pessoas uma maneira casual e espontânea de se expressar e se conectar umas com as outras. ”

Mas eu não sei. O Notes está sendo lançado para todos os usuários do IG a partir de hoje.

A Meta também pretende atualizar sua função de bate-papo em grupo, com novos perfis de grupo, que serão visíveis apenas para os membros do grupo, e coleções colaborativas.

Os Perfis de grupo são perfis efetivamente compartilhados onde você pode postar conteúdo para o entretenimento do grupo (que não será compartilhado com seus seguidores), enquanto as Coleções colaborativas permitirão que você salve as postagens em uma coleção privada dentro do seu bate-papo em grupo.

Ambos podem fornecer novas maneiras de interagir e estimular a discussão em suas comunidades de bate-papo.

As histórias, por sua vez, são a outra superfície em que os usuários do Instagram estão interagindo cada vez mais, à medida que o feed se torna mais inundado de recomendações .

E nessa frente, a Meta está adicionando duas novas opções de incentivo à interação – ′ para ajudar as pessoas a compartilhar mais facilmente de maneiras espontâneas e divertidas’.

Primeiro, há ‘Candid Stories’, clone do BeReal do Instagram que vem testando nos últimos meses .

Assim como o BeReal, o Candid solicita que você capture e compartilhe o que está fazendo no momento, em uma história que fica visível apenas para aqueles que também compartilham sua própria contribuição.

Os usuários poderão solicitar uma história sincera entre suas conexões por meio de uma nova opção na câmera de histórias. Então, depois de lançar seu primeiro Candid, o Instagram continuará a solicitar a você e suas conexões uma notificação diária para capturar outro Candid e compartilhar o que você está fazendo em um determinado momento.

Então é o BeReal, no IG, com o Instagram mais uma vez tentando negar o crescimento do aplicativo concorrente, replicando seus principais recursos e expandindo seu alcance para mais de um bilhão de usuários.

O que, no caso do BeReal, é bem fácil. O BeReal teve um grande crescimento este ano e até ganhou o recente título de Aplicativo do Ano no iOS . Mas o desafio para o BeReal é para onde ele vai a seguir.

É um aplicativo ou é uma função? E se for uma função, talvez se encaixe melhor no Instagram ou em outra plataforma maior, onde pode ser acessado pelo maior grupo de usuários.

Suspeito que o aplicativo BeReal, embora popular, seja bastante restrito em suas opções de crescimento, e que o recurso de clonagem do Instagram se mostre potencialmente mais popular a longo prazo devido ao alcance e exposição mais amplos.  

A Meta observa que também está testando o Candid for Facebook Stories.

Por fim, a Meta também está procurando gerar mais envolvimento com seu adesivo ‘Adicione o seu’ nas histórias, com um novo prompt ‘Passe adiante’ para convidar mais pessoas a participar.

É difícil dizer exatamente onde o Instagram está em sua jornada, com o aplicativo se transformando de um aplicativo de compartilhamento de fotos em uma plataforma de vídeo, ramificando-se em Stories, Reels – basicamente todas as tendências e mudanças foram empurradas para o Instagram ao longo do tempo, transformando em uma mistura confusa de várias coisas.

O que está claramente funcionando para o IG, conforme seu uso, e atrai mais pessoas para essas funcionalidades emergentes. Mas toda vez que abro o aplicativo hoje em dia, acho o feed cheio de recomendações confuso, com o Stories sendo o único elemento real de valor – e mesmo assim, apenas de forma limitada.

Mas o Instagram tem os dados de uso, sabe a que as pessoas estão respondendo e está trabalhando para se apoiar nessas tendências.

Esses novos elementos farão com que mais pessoas se envolvam com mais frequência no aplicativo? Veremos.