Como Melhorar Seus Esforços

Ter suas páginas da web bem classificadas nas listagens de pesquisa orgânica do Google para palavras-chave importantes pode ser incrivelmente valioso para direcionar o tráfego para seu site. E enquanto o Google está constantemente aprimorando seu algoritmo de mecanismo de pesquisa, aqui estão algumas estratégias fundamentais para você começar a melhorar suas classificações orgânicas nos mecanismos de pesquisa.

1. Defina uma lista de palavras-chave

Não é razoável supor que você obterá a classificação mais alta no Google para cada palavra-chave relacionada ao seu setor. Seu objetivo deve ser garantir altas classificações orgânicas para as palavras-chave mais desejadas. Este é um exercício que exigirá o esforço do marketing e da administração. Pense em como as pessoas pesquisariam seus produtos e serviços, faça uma lista dessas palavras-chave e verifique o tráfego e a concorrência para cada termo com uma ferramenta como Ahrefs, Semrush, BrightEdge ou o Planejador de palavras-chave do Google. Palavras-chave com alto volume e concorrência de baixa a média são o ponto ideal – elas têm alto potencial de tráfego e são mais fáceis de classificar. Você também pode aprender como os clientes realmente falam sobre seus produtos usando ferramentas de análise de conversa com inteligência artificial, como o Signal Discovery .

2. Segmente palavras-chave que correspondam à intenção

Depois de identificar suas principais palavras-chave, a próxima etapa é corresponder essas palavras-chave à intenção de pesquisa. Existem 3 tipos principais de intenção de pesquisa de acordo com o Google:

  • Informativo: esse tipo de consulta indica que o pesquisador deseja obter informações, orientações ou conteúdo de instruções sobre um tópico. Um exemplo de consulta informativa é “Como trocar um pneu” 
  • Transacional: esse tipo de consulta indica que o buscador deseja realizar uma compra. Um exemplo de consulta transacional é “comprar pneus novos”
  • Navegacional: esse tipo de consulta indica que o pesquisador deseja visitar um site específico ou encontrar um fornecedor específico. Um exemplo de consulta de navegação seria “Pneus Monro”

O truque é identificar a que tipo de intenção cada palavra-chave se destina e criar um conteúdo que atenda às suas necessidades. Por exemplo, se alguém pesquisasse “como trocar um pneu”, você criaria um artigo abrangente com imagens mostrando como realizar a tarefa. Por outro lado, se alguém pesquisasse “comprar pneus novos”, você criaria uma página de produto com avaliações, especificações do produto, um carrinho de compras on-line e qualquer outra coisa necessária para fazer uma compra. 

3. Não tenha medo de palavras-chave com volume baixo ou zero

Alguns profissionais de marketing de conteúdo dão muito peso ao volume de palavras-chave. Como resultado, eles vão atrás apenas das consultas de maior volume, que muitas vezes podem ser muito competitivas e de topo de funil. 

As palavras-chave de alto volume podem, sem dúvida, ser valiosas para sua estratégia de SEO, mas sua equipe também deve dar uma olhada nas palavras-chave de baixo volume – e até mesmo de volume zero. Embora essas palavras-chave obtenham um número menor de pesquisas a cada mês, as pessoas que fazem essas pesquisas geralmente estão mais abaixo no funil e prontas para concluir uma compra. 

Por exemplo, o volume de pesquisa para “Como trocar um pneu” é muito maior do que para “Pneus para neve com melhor preço”. No entanto, as pessoas que pesquisam por “pneus de neve com o melhor preço” provavelmente estão mais abaixo no funil e no mercado de pneus de neve novos, já que essa é uma palavra-chave transacional. Além disso, como a consulta é tão específica para suas necessidades, é provável que haja menos concorrentes que você precisa vencer para se classificar no topo da SERP.

Além disso, o Google está começando a colocar mais ênfase na liderança de pensamento – se o seu site estiver buscando as mesmas palavras-chave que todos os outros, o algoritmo verá que você não está adicionando nada de novo à conversa. Quando você começa a desenvolver mais conteúdo de nicho, o Google adiciona mais peso ao seu site nos resultados de pesquisa, já que você está agindo como um líder de pensamento.

4. Bom conteúdo vencerá nas classificações orgânicas

Antes de se aprofundar em algumas das maneiras mais técnicas de melhorar a classificação de SEO, lembre-se sempre de que é vital escrever conteúdo de alta qualidade que atraia o interesse e obrigue os visitantes a compartilhá-lo e criar links para ele. Um bom conteúdo tem a melhor chance de ser um conteúdo viral, e o Google recompensa fortemente a viralidade do conteúdo em seu algoritmo de classificação. Para garantir que você esteja atendendo aos padrões do Google para conteúdo de alta qualidade, invista em escritores de qualidade, faça backup de seu conteúdo com fontes especializadas (sites com alta autoridade de domínio) e certifique-se de citar essas fontes.

5. Crie autoridade tópica com uma estratégia de conteúdo centralizada

O algoritmo do Google favorece sites que se mantêm fiéis aos seus conhecimentos e criam grupos de conteúdo sobre tópicos relevantes, em vez de segmentar um monte de palavras-chave diferentes. Para ganhar autoridade com o Google, crie grupos de conteúdo em torno dos tópicos principais – por exemplo, como nossa solução de rastreamento de chamadas é voltada para profissionais de marketing, geralmente escrevemos blogs sobre práticas recomendadas de marketing. Essas postagens de blog sobre estratégias de marketing seriam chamadas de conteúdo “falado”. Depois de criar seu conteúdo falado, vincule tudo a uma página central relevante que possa atuar como o “hub”. Nesse caso, vinculamos o conteúdo de marketing à página do produto de rastreamento de chamadas. Isso permite que o Google veja a relação entre seu conteúdo e visualize seu site em termos de subtópicos.

6. Consolide páginas com conteúdo semelhante

Se você tiver duas páginas que abordam tópicos semelhantes e segmentam o mesmo conjunto de palavras-chave, é provável que você tenha um problema de conteúdo duplicado. Existem dois grandes problemas que acontecem quando você tem conteúdo duplicado. A primeira é que os buscadores, como o Google, não conseguirão discernir qual página é a melhor e acabarão não mostrando uma oucada página será classificada para menos palavras-chave, pois elas estão competindo entre si. Se ambos aparecerem nas SERPs, você poderá acabar com menos backlinks para cada página. Em vez disso, você deve revisar as duas páginas e consolidar o conteúdo para que agora você tenha uma página forte que possa desfrutar de muitas classificações de palavras-chave e backlinks de qualidade. Revise suas páginas ou biblioteca de blogs periodicamente para garantir que você não se depare com esse problema. Você também pode usar uma ferramenta como o SEMRush para verificar a canibalização de palavras-chave, o que indica que um problema de conteúdo duplicado está em jogo. 

7. Atualize o conteúdo antigo para um impulso

Um dos principais fatores de classificação do Google é a atualidade do seu conteúdo. Quanto mais atualizadas estiverem suas páginas, mais chances elas terão de chegar ao topo da SERP. 

Para garantir que seu site continue a ter uma boa classificação, verifique se seu conteúdo antigo está se deteriorando – especialmente postagens de blog com datas. Para fazer isso, você pode usar o Google Search Console e ver quais páginas perderam, cliques, impressões ou classificações. Em seguida, priorize as postagens que estão perdendo mais tráfego e comece a atualizá-las.

Quando você atualiza o conteúdo antigo, simplesmente colocar uma data mais recente na postagem não fará muito pelo algoritmo do Google. Você também precisa fazer alterações significativas na cópia para garantir que ela ainda seja relevante. Você também pode fazer uma auditoria rápida dos concorrentes que estão ganhando terreno e ver quais pontos eles estão abordando que você também pode adicionar ao seu conteúdo.

8. Remova as páginas que não agregam valor ao seu site ou público

A qualidade é muito mais valiosa do que a quantidade quando se trata do seu site. Se você tiver um grande número de páginas que não agregam valor ao seu público, elas podem estar prejudicando sua classificação. Ter muitas páginas em seu site pode diminuir a velocidade do site – um fator chave de classificação para o Google. Além disso, essas páginas podem canibalizar as classificações de páginas mais valiosas se o assunto se sobrepuser.

Mas quais páginas valem a pena remover, você pode perguntar? Aqui estão algumas maneiras de determinar se uma página se tornou um peso morto em seu site:

  • A página não tem backlinks
  • A página tem classificações ruins de palavras-chave ou classificações de palavras-chave que não são relevantes para seu público
  • A página tem sessões em declínio ou baixas
  • A página tem uma alta taxa de rejeição 
  • A página é antiga e aborda um assunto que não é mais relevante para seu público

Depois de determinar as páginas de baixo valor em seu site, você deve verificar se o conteúdo deve ser excluído ou redirecionado. Se houver outra página de alto desempenho que abranja um assunto semelhante, você poderá redirecionar o conteúdo de baixo desempenho para essa página. Caso contrário, vá em frente e envie-o para o bloco de desbaste.

9. Trabalhe sua palavra-chave alvo e variações de palavras-chave em todo o conteúdo

A melhor maneira de classificar uma palavra-chave é usá-la. Você deve incluir palavras-chave importantes no início de seus títulos de página, manchetes e corpo do texto, pois o posicionamento inicial pode ser um sinal de relevância. Você deve usar suas palavras-chave de foco com frequência em toda a sua cópia – mas nunca à custa de uma boa redação. O algoritmo do Google tornou-se hábil em detectar “excesso de palavras-chave” e penaliza páginas que usam palavras-chave excessivamente, de maneiras que interferem na experiência de leitura. Uma boa maneira de evitar ser penalizado por “excesso de palavras-chave” é ler sua cópia em voz alta – se o uso de sua palavra-chave não parecer natural, você pode ser sinalizado por excesso de conteúdo. Para corrigir isso, você pode substituir sua palavra-chave de foco por palavras-chave secundárias para as quais deseja classificar o blog.

Palavras-chave secundárias são incrivelmente importantes porque ajudam você a lançar uma rede metafórica maior no mar dos mecanismos de busca. As palavras-chave secundárias devem estar intimamente relacionadas à sua palavra-chave de foco e ter a mesma intenção. Por exemplo, se escrevermos um artigo sobre “comidas saudáveis ​​para cães”, nossas palavras-chave secundárias podem ser “comidas de baixa caloria para cães”, “comidas orgânicas para cães”, “melhores guloseimas para cães para controle de peso” etc. profundidade ao artigo, ao mesmo tempo em que oferece suporte ao tópico principal e à palavra-chave. Agora, quando alguém estiver procurando por qualquer uma dessas palavras-chave, teremos uma página otimizada que é útil para esse público.

10. Otimize os títulos de suas páginas

A tag HTML <title> define o título de uma página da Web e deve ser uma descrição concisa do conteúdo dessa página. É a primeira linha de texto com hiperlink que o Google exibe em seus resultados de pesquisa orgânica e é o que aparece no quadro superior da maioria dos navegadores da Web para essa página e nas guias. O algoritmo do Google considera isso um elemento crucial de SEO na página. Ao escrever os títulos das páginas, mantenha-os com menos de 70 caracteres, pois qualquer texto além disso será cortado quando listado nos resultados orgânicos do Google. Você deve incluir suas palavras-chave importantes no título, de preferência no início. Se você tiver espaço extra, considere incluir sua empresa no final para aumentar o reconhecimento da marca.

11. Use tags de cabeçalho para estruturar seu conteúdo e enviar sinais para rastreadores

Ter uma estrutura de título forte é crucial para melhorar seus rankings. A melhor prática é incluir um H1 relevante em cada página que enquadre exatamente o assunto do conteúdo. Você deve então dividir os subtópicos com H2s, H3s e H4s para que o conteúdo seja claramente dividido e facilmente escaneável. Ao estruturar seus títulos dessa maneira, você cria uma forte hierarquia de informações, que é o que os rastreadores de mecanismos de pesquisa usam para entender o conteúdo de sua página.

12. Escreva Meta Descrições que Atraem Cliques

A tag HTML <meta name= description content= > destina-se a ser uma explicação concisa do conteúdo de uma página da web. O Google exibe sua meta descrição abaixo do título da página em seus resultados orgânicos. As meta descrições não são tão importantes para o algoritmo de classificação do Google quanto os títulos das páginas – em vez disso, sua função é gerar cliques dos usuários. As pessoas leem as descrições como uma prévia de sua página e as usam para determinar se vale a pena visitar seu conteúdo. Portanto, você precisa fornecer uma proposta de valor clara sobre o que eles ganharão visitando sua página e lendo seu conteúdo. Considere o uso de palavras que inspirem ações como “saiba mais”, “descubra” ou “obtenha…” Abaixo estão alguns exemplos de meta descrições que geram cliques:

13. Use variações de palavras-chave como texto âncora para links internos

O texto âncora são as palavras e caracteres visíveis que os hiperlinks exibem ao vincular a outra página. O uso de texto âncora descritivo e relevante ajuda o Google a determinar sobre o que é a página vinculada. Ao usar links internos (links em páginas da web que apontam para outras páginas no mesmo site), você deve usar um texto âncora que seja uma variação próxima de suas palavras-chave de destino para essa página, em vez de frases como “clique aqui” ou “ baixe aqui”. Mas, ao mesmo tempo, evite o uso excessivo de palavras-chave de correspondência exata. O uso de variações aproximadas ajudará você a melhorar suas classificações orgânicas do Google para mais palavras-chave.

14. Otimize as tags ALT, especialmente para imagens

As tags ALT são elementos HTML usados ​​para especificar texto alternativo a ser exibido quando o elemento ao qual são aplicadas (como imagens) não pode ser renderizado. As tags ALT são um sinal para o algoritmo de classificação do Google, portanto, quando você tiver imagens e outros elementos em suas páginas da web, certifique-se de sempre usar uma tag ALT descritiva com palavras-chave segmentadas para essa página.

15. Use URLs concisas, mas descritivas

Os mecanismos de pesquisa preferem URLs legíveis por humanos, portanto, mantenha o seu limpo e relevante para a página. Evite blocos de números e caracteres especiais. URLs mais curtos têm melhor desempenho nas classificações de pesquisa do Google do que os mais longos, portanto, lembre-se disso ao arquitetar seu site. Você também deve incluir palavras-chave em seus nomes de URL e tentar colocá-los mais perto de seu nome de domínio. 

16. Otimize seu site para dispositivos móveis

Em 2015, o Google anunciou pela primeira vez que usaria a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação. Isso desencadeou o infame “Mobilegeddon”, quando as marcas lutaram para otimizar as versões móveis de seus sites. Desde então, o Google tem aumentado gradualmente a importância da compatibilidade com dispositivos móveis em seus rankings – em 2020, mudou para o modelo mobile-first, o que significa que seu algoritmo agora valoriza o desempenho móvel acima do desempenho do desktop.

Abaixo estão algumas dicas para otimizar seu site para celular:

  • Teste seu site usando a ferramenta compatível com dispositivos móveis do Google
  • Design para toque — dedos vêm em todos os tamanhos e podem facilmente fazer toques incorretos
  • Torne seus botões CTA acessíveis para usuários móveis
  • Redesenhe seus pop-ups para dispositivos móveis
  • Ativar páginas móveis aceleradas (AMP)
  • Implementar cache
  • Comprima suas imagens para melhorar o tempo de carregamento
  • Use mapas de calor e ferramentas de rastreamento de mouse para entender como as pessoas usam seu site no celular e fazer otimizações de acordo

17. Siga as Diretrizes EAT do Google

De acordo com o Google , EAT é um dos três principais fatores para avaliar a qualidade da página. Aqui está a descrição do que significa a sigla:

Experiência: o Google quer ver que um site demonstra experiência em seu campo. Isso é especialmente pertinente para as indústrias médica, financeira e jurídica. Você pode estabelecer conhecimento fornecendo informações claras e precisas e citando fontes confiáveis ​​em seu conteúdo.

Autoridade: mostre sua autoridade. Isso pode ser demonstrado por meio de credenciais, avaliações positivas e depoimentos de clientes. Você pode destacar essas informações em todo o site. 

Confiabilidade: certifique-se de que os usuários se sintam seguros em seu site. É importante ter um site HTTPS e um certificado SSL, especialmente se você aceita transações monetárias online. Estudos mostram que o Google classifica domínios e sites seguros com certificados SSL de forma mais alta. 75% dos resultados da primeira página do Google têm um certificado SSL. 

Além das dicas acima, você pode garantir a conformidade do EAT com estas práticas recomendadas:

  • Inclua a biografia do autor se você tiver um blog e certifique-se de mencionar quaisquer credenciais que demonstrem a experiência do autor
  • Vá atrás de backlinks de alta qualidade e rejeite backlinks com spam
  • Certifique-se de que seu site tenha informações precisas nas páginas Sobre, Contato e Atendimento ao cliente
  • Garanta que todo o conteúdo diretamente relacionado ao dinheiro ou à vida de seus visitantes (pense em conselhos financeiros ou informações médicas) seja escrito por especialistas qualificados
  • Cortar ou editar conteúdo EAT de baixa qualidade

18. Diga não às técnicas de Black Hat

Black hat SEO refere-se à prática de tentar enganar os mecanismos de pesquisa para que eles forneçam classificações mais altas usando táticas antiéticas, como a compra de links. O risco é muito grande. Mesmo se você desfrutar de um aumento temporário nas classificações devido às táticas de chapéu preto, é provável que seja de curta duração. O Google está ficando cada vez melhor em detectar truques sujos e, mais cedo ou mais tarde, o progresso que você fez será eliminado por uma atualização de algoritmo ou, pior ainda, seu site será removido do índice.

19. Aproveitar backlinks quebrados

Backlinks quebrados em seu site podem prejudicar indiretamente o SEO, afetando a taxa de rejeição, o tempo no site e como você passa o link juice. Links quebrados também prejudicam diretamente as classificações de SEO, enviando sinais ao algoritmo do Google de que seu site está desatualizado. Para garantir que os links quebrados não prejudiquem seu site, você deve usar regularmente uma ferramenta como o Google Search Console ou o ScreamingFrog para auditar seu site e corrigi-los. 

Além de manter seus próprios backlinks quebrados, você pode aproveitar os backlinks quebrados de outros sites para melhorar sua estratégia de backlinking. Por exemplo, se um site respeitável tiver um link quebrado para um dos artigos de seus concorrentes, você pode entrar em contato e oferecer a eles um link relevante para um de seus próprios artigos para ajudá-los a corrigi-lo. Essa estratégia de divulgação geralmente é bem-sucedida porque é mutuamente benéfica – o outro site é capaz de corrigir um link quebrado que está prejudicando a integridade do site, enquanto você consegue adquirir mais link juice para seu próprio site. 

20. Empregue uma estratégia de construção de links

O link building é um termo genérico para a prática de adquirir novos links para o seu site a partir de domínios externos. Além de criar um ótimo conteúdo que as pessoas desejam compartilhar, fazer guest blogging e pedir aos webmasters de sites confiáveis ​​relevantes para o seu negócio que criem links para suas páginas são ótimas maneiras de criar links. Quanto maior a autoridade de domínio do site do qual você recebe backlinks, mais sua classificação aumentará. Esses sites, na verdade, passam a autoridade do site deles para o seu por meio desses backlinks. Os SEOs costumam se referir a esse fenômeno como “link juice”. Você pode usar um verificador de autoridade de domínio para avaliar quais sites podem passar mais autoridade para seu site.

Use palavras-chave relevantes como texto âncora para seus backlinks, pois isso ajudará a enviar sinais ao Google de que suas páginas são relevantes para esses termos.

21. Manter boa saúde técnica

Um site com pouca integridade técnica terá mais dificuldade em classificar do que um site com boa integridade. O que exatamente torna um site “insalubre”? Bem, existem vários fatores que podem prejudicar a integridade do site, incluindo: links quebrados, velocidade lenta da página, baixo desempenho móvel, indexação inadequada, conteúdo duplicado, imagens não formatadas corretamente e redirecionamentos incorretos.

Para identificar esses problemas técnicos em escala, você pode usar uma ferramenta como ScreamingFrog, a ferramenta de auditoria da Ahrefs ou o auditor local da Semrush. Depois de corrigir os erros, é importante manter a integridade do site realizando rastreamentos e auditorias regulares. 

22. Experimente o teste A/B em suas páginas

Um ótimo SEO não é um processo de definir e esquecer. Para garantir que você mantenha as melhores classificações, você precisa otimizar continuamente seu site. Uma ótima maneira de melhorar seu desempenho ao longo do tempo é testar elementos A/B em suas páginas. 

Por exemplo, você pode testar diferentes meta títulos e descrições, experimentar diferentes H1s, alterar suas estruturas de título, mostrar conteúdo na parte superior da página, adicionar fotos e muito mais! Ferramentas como o Google Optimize podem ajudar você a acompanhar o desempenho e ver o que está funcionando e o que não está. Você pode aplicar suas práticas recomendadas em todo o site e colher os benefícios. 

23. Rastreie os visitantes e leads que seu SEO está gerando

Garantir as melhores classificações nos mecanismos de pesquisa orgânica é apenas metade da batalha. Para provar seu valor e otimizar seus resultados, é importante medir o impacto de seus esforços no tráfego do site e na geração de leads/vendas. O Google Search Console pode fornecer informações importantes sobre como seu site está funcionando e identificar possíveis erros que você deve corrigir. Uma ferramenta como o Google Analytics é útil para medir as mudanças no tráfego de pesquisa, bem como rastrear as interações dos visitantes com seu site que são resultado direto do SEO. Você pode configurar os relatórios do Google Analytics para medir a conversão do seu tráfego orgânico em assinantes, leads e clientes. 

Embora os profissionais de marketing geralmente acompanhem as conversões on-line que a pesquisa orgânica está gerando, muitos não conseguem acompanhar as conversões de chamada. Como resultado, eles não recebem crédito por toda a receita gerada por suas otimizações. As ferramentas de rastreamento de chamadas podem vincular leads e vendas às páginas da Web que os geraram. Isso permite que você relate todas as conversões que suas melhores páginas de SEO estão gerando – tanto online quanto por telefone.