Quando se trata de marketing de conteúdo , a maioria das empresas está focada na qualidade do que publica – como deveria ser. Espero que todos os profissionais de marketing de conteúdo digam que criar conteúdo de qualidade para seu site ou estratégias de marketing digital de forma consistente é sua principal prioridade.

Embora a qualidade do conteúdo seja extremamente importante, uma boa redação só pode levar você até certo ponto.

O Google sempre deseja fornecer resultados de pesquisa bem elaborados e perspicazes. Mas os algoritmos dependem de palavras-chave e outros sinais de classificação para determinar a relevância e a qualidade de um resultado.

As práticas de SEO são tão importantes quanto o próprio conteúdo – e, infelizmente, é aí que muitos redatores de conteúdo ficam aquém.

Considerando que 93% de todas as interações online começam com uma consulta no mecanismo de pesquisa, uma compreensão básica de SEO é crucial. Então, só porque você tem um artigo lindamente escrito em seu blog, não significa que ele gerará tráfego orgânico , infelizmente.

Certamente existem muitas maneiras de melhorar suas classificações de SEO e obter posições mais altas nas SERPs – como melhorar a funcionalidade do seu site ou consertar links quebrados. No entanto, também é importante focar na criação de conteúdo altamente pesquisável por meio de práticas de SEO.

Aqui estão cinco dicas simples para melhorar a capacidade de pesquisa do seu conteúdo.

1. Defina seu processo de pesquisa de palavras-chave

A primeira etapa para criar conteúdo pesquisável é escolher palavras-chave de destino que o conectarão a pesquisas específicas. As palavras-chave devem direcionar suas ideias e títulos de tópicos. Dito isto, a pesquisa completa de palavras-chave é realmente a espinha dorsal da capacidade de pesquisa do seu conteúdo!

Essa é outra área que muitos redatores de conteúdo consideram desafiadora e confusa. Observar todos os dados de palavras-chave disponíveis no Planejador de palavras-chave do Google – ou em qualquer outra ferramenta – pode ser muito complicado. Além disso, como você pode saber qual conjunto de frases semelhantes será melhor incorporar em detrimento de outras?

Bem, a chave é saber o que procurar durante o processo de pesquisa de palavras-chave . A maioria dos escritores escolhe erroneamente as palavras-chave alvo mais populares – já que elas têm o maior volume de pesquisa. No entanto, a concorrência por essas palavras-chave é extremamente alta.

Pegue a frase-chave comum “marketing de conteúdo”, por exemplo. Você precisaria criar backlinks de mais de 350 sites para entrar nos dez primeiros resultados de pesquisa para essa palavra-chave.

Em vez disso, é muito melhor incorporar frases-chave mais específicas que tenham menor volume de pesquisa e concorrência, mas ainda gerem uma quantidade considerável de tráfego.

Por exemplo, segmentar frases como “por que o marketing de conteúdo é importante?” ou “exemplos de marketing de conteúdo” seria uma opção melhor.

Depois de começar a classificar seu conteúdo para as palavras-chave mais específicas (com volumes de pesquisa mais baixos), você pode segmentar gradualmente aquelas com volumes de pesquisa maiores em conteúdo futuro.

2. Transcrever arquivos de mídia

Mídia de vídeo e áudio – como vlogs e podcasts – são formas populares de conteúdo que muitas marcas estão usando para fins de marketing. As pessoas geralmente encontram esse tipo de conteúdo por meio do título ou da descrição.

Portanto, se você tiver um vídeo de dez minutos em seu site que abranja uma ampla gama de tópicos, pode ser muito difícil explicar todo o conteúdo em uma frase de título curta.

Para tornar seu conteúdo de vídeo e áudio mais pesquisável, certifique-se de criar arquivos de texto para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear o conteúdo. Você precisará primeiro transcrever o áudio em um arquivo de texto – que pode ser postado em sua página da web. Se você estiver postando o conteúdo no YouTube, isso pode ser adicionado como legendas por meio do recurso Gerenciador de vídeos.

Ao criar uma versão em texto do seu conteúdo de vídeo ou áudio, o Google pode rastreá-lo facilmente para encontrar palavras-chave e conectá-lo a consultas relacionadas. Um estudo chegou a concluir que o conteúdo de vídeo com legendas teve um tráfego de pesquisa 6% maior e os vídeos com legendas tiveram taxas de visualização 40% maiores do que aqueles sem legendas.

Felizmente, existem muitas ferramentas de transcrição para facilitar esse processo.

3. Concentre-se na criação de listas

Os títulos do seu conteúdo são extremamente importantes – e existem maneiras de expressar suas tags H1 e H2 para ajudá-lo a ter uma classificação mais alta.

De acordo com uma análise da CoSchedule, o conteúdo com títulos que eram listas numeradas (como “10 maneiras de escrever um conteúdo melhor” ) tinha maior probabilidade de ser compartilhado online.

Uma teoria de por que os títulos listados capturam mais cliques e visualizações é porque a maioria das pessoas não está lendo completamente cada parte do conteúdo online. Geralmente, eles procuram informações rápidas ou uma resposta para uma pergunta específica. Portanto, um artigo que lista as respostas será muito fácil para eles folhearem.

Além disso, é uma boa ideia incorporar perguntas ou certas “palavras poderosas” em seus títulos.

De acordo com uma pesquisa do Backlinko, os títulos formulados como uma pergunta têm taxas de cliques 14% maiores. Além disso, o conteúdo com palavras poderosas como “melhor”, “incrível” ou “melhor” também teve taxas de cliques (CTRs) mais altas.

Por fim, tags bem elaboradas podem ajudar a aumentar as chances de suas listas entrarem no Featured Snippet:

As tags de título são importantes – certifique-se de que suas palavras-chave sejam usadas corretamente nelas!

4. Esteja ciente das mudanças de comportamento de pesquisa

Como você deve ter ouvido, 2020 é o ano em que se espera que a pesquisa por voz ultrapasse as consultas tradicionais baseadas em texto.

Além disso, muito mais pesquisas estão sendo feitas em dispositivos móveis ou habilitados para voz, como Alexa e Google Home, do que em desktops. Portanto, os redatores de conteúdo precisam estar atentos a essas tendências de pesquisa e criar conteúdo de acordo.

Por exemplo, as consultas de pesquisa por voz são mais propensas a serem formuladas como uma pergunta – e geralmente são mais longas do que as pesquisas baseadas em texto também.

Quando você usa dispositivos habilitados para voz; você tende a formular consultas em uma linguagem mais natural. Por exemplo, digamos que você esteja procurando informações sobre o refinanciamento de um empréstimo para habitação. Se você fizer essa pesquisa em seu laptop, provavelmente digitará “refinanciamento de empréstimo imobiliário”.

No entanto, se você usasse a Siri para encontrar essas informações, provavelmente diria: “Como você refinancia um empréstimo imobiliário?”

Se você deseja criar um conteúdo classificado para esses tipos de pesquisa, é melhor se concentrar em fornecer respostas a frases de perguntas relacionadas à mensagem do seu conteúdo. Ao conduzir sua pesquisa, preste muita atenção às perguntas relacionadas a determinados termos.

Ferramentas como o Ubersuggest facilitam isso.

5. Concentre-se em uma estratégia natural de construção de links

Os links internos e externos desempenham um papel importante na classificação – certifique-se de que essa também seja uma parte fundamental da sua estratégia de conteúdo.

Como vimos antes, você precisa ter um grande catálogo de backlinks para ranquear para a maioria das palavras-chave de alto volume. Isso ocorre porque o algoritmo do Google baseia uma parte considerável da credibilidade do seu site no número de links de entrada que você possui de outros sites de alta qualidade – especialmente em pesquisas locais.

É importante que você não esteja apenas criando conteúdo para seu próprio site. Você também deve lançar ideias de conteúdo para outros blogs relacionados ao setor para criar seus links externos, pois isso pode ajudar seu próprio site/conteúdo a ter uma classificação mais alta.

Empacotando

Criar conteúdo altamente pesquisável é tão importante quanto criar peças bem escritas que sejam envolventes e informativas. Felizmente, este não é um processo muito complicado e não requer amplo conhecimento de SEO para melhorar a capacidade de pesquisa do seu conteúdo.

A maior parte do que é preciso é uma compreensão simples dos fundamentos da pesquisa e uso de palavras-chave, construção de links e, claro, ficar por dentro das tendências!