Muitos dos aplicativos em uso hoje tinham nomes e estilos muito diferentes.

As redes sociais mudaram a aparência de suas homepages e de sua logomarca desde sua criação na primeira década dos anos 2000

Na primeira década dos anos 2000, as redes sociais mais populares começaram sua jornada e até hoje mudaram sua aparência em várias ocasiões para se manterem atualizadas com novas funções.

Plataformas como Facebook e Twitter surgiram com nomes semelhantes aos atuais, enquanto outras como LinkedIn e YouTube passaram por uma transformação estética que as manteve entre as mais utilizadas desde 2020.

Estas são algumas das características que tinham as primeiras versões dos sites mais populares .

Linkedin (2002)

Criada em 2002, a rede social dedicada às relações trabalhistas e profissionais entre usuários teve principalmente uma mudança na administração dos espaços utilizados na janela do navegador .

Primeira versão do site LinkedIn

No topo do LinkedIn você pode ver a promoção das principais funções da plataforma na época, que se dividiam em encontrar pessoas, empregos e serviços, atividades que até agora é possível realizar tanto no site quanto em seu aplicativo .mobile para dispositivos Android e iOS .

Além disso, para aumentar a confiabilidade do serviço em seu primeiro ano, o site permitiu aos usuários acessar artigos das principais mídias americanas, como a revista TIME, Washington Post, CNN, Forbes, entre outros.

Facebook (2004)

Essa rede social foi criada por Mark Zuckerberg quando era aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com a intenção de conectar os alunos no campus para fazer amigos ou conhecer novas pessoas, algo não muito diferente do atual conceito de rede social. 

Primeira versão do site do Facebook

No entanto, em seus primeiros meses de criação, o nome da plataforma não era Facebook, mas ” Thefacebook “. Essa mudança, embora não represente grande diferença em relação ao modelo atual, já revelava a tipografia do logotipo da empresa que mais tarde se tornaria Meta .

“Abrimos o Thefacebook para uso dos alunos da Universidade de Harvard “, indicava a página inicial da rede social , que também informava quais usos a plataforma poderia ter : procurar pessoas no campus, descobrir com quem as informações serão compartilhadas aula e procure amigos de amigos.

Youtube (2005)

Antes de ser adquirido pelo Google em 2006 por 1,65 bilhão de dólares, o YouTube tinha uma interface mais próxima de uma rede social que tinha um espaço de vídeo, ao invés de priorizar o conteúdo audiovisual como faz hoje.

Primeira versão do site YouTube

A página web tinha abas diferentes e não havia vestígios de termos atuais dentro da plataforma como Canal, Comunidade, YouTube Studio, entre outros que existem na versão mais recente da plataforma. Em seu lugar, havia guias relacionadas à página inicial, favoritos, mensagens, vídeos e perfil.

No aspecto estético, a principal mudança é a eliminação da cor azul claro como parte do fundo da página da web, que agora foi simplificada.

Twitter (2006)

Primeira versão do site do Twitte

Além disso, a página inicial exibiu alguns dos tweets que os usuários conectados escreveram. Também era possível que as pessoas escrevessem mensagens de texto ou tweets.

“Envie postagens do seu telefone ou da web sobre o que está na sua cabeça”, diz a captura de tela do site principal do aplicativo durante seus primeiros anos.