Lembra daqueles dias em que você desejava poder controlar os ventos e esmagar as montanhas apenas com as palmas das mãos?

Ou talvez você não seja do tipo que abraça fantasias e novos mitos.

Mas você provavelmente aceitaria uma visita a algumas terras das fadas se tivesse a chance, certo?

Mundo sem Fronteiras – Conquiste sua Liberdade Geográfica

Isso é exatamente o que a tecnologia de realidade virtual (VR) faz. Com um dispositivo de caixa de óculos e algumas funcionalidades programadas, você pode percorrer todo o universo sem sair do seu quarto e até realizar algumas ações ideais além do escopo do nosso mundo.

Este artigo explica detalhadamente como a realidade virtual pode influenciar o marketing e explica se sua empresa tem a ganhar com isso. Mas antes disso, o que é marketing de RV?

O que é Marketing de RV?

Em primeiro lugar, a realidade virtual é uma tecnologia inovadora que o imerge em um mundo irreal, mas aparentemente real, com a capacidade de observar, interagir e influenciar os objetos ao seu redor.

Com um par de óculos – e um controlador de mão para detecção de movimento e equilíbrio – você será transportado para um mundo virtual onde você idealmente vive como um avatar e realiza algumas ações realistas.

Então, isso tem algo a ver com marketing?

Bem, sim! O marketing de VR significa usar experiências virtuais para promover melhor seus produtos e satisfazer seus clientes em potencial ou clientes existentes com uma estratégia de experiência em primeiro lugar, compra depois.

Além disso, você pode fazer um acompanhamento adequado do seu processo de produção para atrair novos investidores e stakeholders.

5 ideias de marketing de realidade virtual para usar em 2023
Devido às recentes consequências pandêmicas e econômicas, as empresas agora estão competindo para se destacar como as melhores e atrair leads qualificados.

E o marketing de realidade virtual está emergindo como uma das melhores maneiras de destacar sua marca.

De acordo com Statista , o valor de mercado global para a tecnologia VR aumentará de US$ 12 bilhões em 2022 para US$ 22 bilhões em 2025

Isso é um grande aumento na receita – mas você pode obter uma fatia maior do bolo se utilizar as ideias abaixo.

Guie seus leads com storytelling em tempo real

Contar histórias é uma das técnicas usadas por profissionais de marketing e representantes de vendas para convencer, evocar emoções e obrigar as pessoas a tomar uma decisão.

Ao transformar suas ideias em narrativas vívidas, você pode remodelar os pensamentos e opiniões de seus leads enquanto os guia pelo funil de vendas.

No entanto, a narrativa não imersiva tem limites severos. Por exemplo, requer uma experiência considerável e a capacidade de atrair clientes em potencial para o seu mundo ideal.

Mas e se seus leads pudessem acompanhar o fluxo do tempo e experimentar todos os benefícios que você tem a oferecer?

Com o marketing de realidade virtual, você pode conduzir facilmente seus leads por meio de uma história virtual em que eles são os atores.

Como a tecnologia VR influencia diretamente nossos órgãos sensoriais, você pode criar uma experiência memorável que é muito difícil de se livrar mesmo depois de voltar à realidade.

Integre novos clientes com tours virtuais de produtos

Os tours de produtos são mais ou menos uma explicação rápida de como novos clientes podem usar seus produtos.

Estamos falando de pessoas que já pagaram por seus serviços ou estão atualizando para outra funcionalidade.

O mundo está crescendo mais rápido na direção digital. Ainda mais, os clientes esperam produtos fáceis de usar.

Tours virtuais de produtos podem economizar tempo e custos para empresas B2B que oferecem programas complexos.

Além disso, o marketing de conteúdo na forma de postagens de blog e blocos de texto pode não ser tão eficaz quanto levar os clientes a uma experiência imersiva.

Dê aos clientes em potencial a experiência em primeira mão que eles desejam

Oferecer aos clientes uma experiência em primeira mão com seu produto antes que eles tomem a decisão de compra é uma estratégia que a indústria automobilística adotou recentemente.

Um dos fabricantes automotivos mais conhecidos, a Audi, está planejando introduzir uma função imersiva de realidade virtual para passageiros traseiros.

Isso significa que não é apenas o motorista que desfruta da extraordinária experiência de dirigir.

As pessoas sentadas nos bancos traseiros podem simplesmente colocar um dispositivo VR e experimentar o passeio como ele é.

Embora essa estratégia adotada pela Audi possa parecer ineficaz para gerar vendas rápidas, ela comercializará proativamente seus automóveis e gerará mais ROI a longo prazo.

Além da indústria automotiva, outras empresas, como marcas de moda, podem utilizar a realidade virtual para oferecer aos clientes uma experiência em primeira mão.

Imagine se as pessoas pudessem aplicar maquiagem e produtos de beleza no rosto de seus avatares para ver qual produto funciona bem.

Introduzir anúncios padrão para um resultado de marketing imersivo

Se você é um amante do YouTube, deve ter visto toneladas de anúncios padrão piscando na tela antes, durante e depois de cada vídeo.

No entanto, usar VR para anúncios é mais expressivo e atraente.

As equipes de marketing devem colaborar com as empresas de jogos de realidade virtual para apresentar seus anúncios para fundir com o ambiente do jogo e fornecer uma experiência não obstrutiva.

As marcas de viagens também podem criar aplicativos de publicidade de turismo imersivos e baseados em VR para seus clientes.

De preferência, deve ajudar as pessoas a fazer uma viagem virtual ao seu destino, visitar shoppings, percorrer esquinas e ter uma boa visão de onde estão indo.

Treine novos funcionários remotamente em um mundo virtual

Falamos sobre como satisfazer seus clientes com marketing de realidade virtual, mas e sua equipe de marketing ? Pós-pandemia, a roda do mundo virou para o trabalho remoto .

Isso expõe muitos membros de sua equipe de marketing a treinamento inadequado.

Você pode compensar esse déficit criando um vídeo VR que os orienta no processo de integração.

Indo um passo adiante, as empresas podem optar por programas de RV que conduzem seus membros por meio de um processo de integração detalhado e interativo.

A RV tem um lugar no futuro?

Muitas indústrias começaram a adotar VR para fins de marketing e outros.

Um relatório recente mostrou que mais de 30 milhões de unidades VR e AR serão vendidas antes do final de 2023.

Em poucas palavras, o futuro está aqui e a tecnologia VR já está aqui com ele.

Eduque sua equipe de marketing sobre essas interessantes ideias de integração e veja como sua receita dispara.