Você sabia que o SEO pode contribuir para o sucesso do seu negócio? Dê uma olhada nessas 10 principais dicas de SEO que são facilmente aplicáveis ​​a todos os sites, principalmente aqueles que pertencem a pequenas empresas.

Como você já deve saber, quase todas as empresas hoje em dia possuem um site para promover seus produtos e serviços. Apesar disso, possuir um site não garante grandes volumes de vendas ou mesmo grande publicidade. Isso porque você tem que competir com milhões de outros sites na internet.

É aqui que o SEO é útil. As técnicas de SEO tornam seu site atraente para os algoritmos dos mecanismos de pesquisa e os hábitos de navegação dos visitantes. Muitas vezes, uma das muitas razões pelas quais um site de negócios não consegue obter tráfego é devido à falha do proprietário em considerar esses fatores essenciais.

Os benefícios de praticar SEO são infinitos. Por um lado, você aumenta a visibilidade do seu site, o que pode resultar em uma classificação mais alta no SERP – páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. A classificação alta nos mecanismos de pesquisa leva a atrair mais tráfego orgânico e, por sua vez, aumentar a taxa de conversão.

De uma perspectiva não técnica, o SEO ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para o seu público, fornecendo o conteúdo certo nas consultas de pesquisa certas. Assim, você consegue construir uma conexão com os visitantes e ganhar sua confiança em troca. Ao tornar sua estada agradável, há uma boa chance de um visitante ocasional se tornar um visitante recorrente.

Dito isto, não levar as práticas de SEO a sério é uma grande oportunidade de negócio perdida.

As 10 principais dicas de SEO para melhorar a visibilidade digital das pequenas empresas

Agora que você já sabe a importância do SEO, é hora de colocá-lo em prática. Se você não tem nenhum conhecimento técnico, não se deixe intimidar ainda. Você pode aplicar as dicas que reuni abaixo em qualquer site. Você também não precisará de um grande orçamento.

1. Escolha o nome de domínio certo

Assim como uma casa física com seu próprio endereço, seu site tem um nome de domínio que direciona os visitantes ao seu site. Semelhante ao conceito de endereço residencial, não existem dois nomes de domínio idênticos na Internet.

No entanto, ao contrário de um endereço residencial, você pode personalizar seu nome de domínio para melhor se adequar ao seu site. Um nome de domínio consiste no nome do site, também conhecido como rótulo de domínio — no meu caso, LilachBullock — e a extensão de domínio (.com), também conhecida como domínio de nível superior. Como os comprei de um registrador de domínios, somente eu posso usá-los.

Existem vários registradores de domínio, como Domain e Namecheap , onde você pode adquirir seu nome de domínio . O preço depende da extensão de domínio escolhida. Embora eu recomende usar .com como o mais popular, ele tende a ser mais caro em comparação com outras extensões de domínio.

Seja como for, posso garantir que será um dinheiro bem gasto. Ao usar um nome de domínio personalizado, os usuários acharão mais fácil lembrar do seu site, o que leva a uma melhor visibilidade e mais tráfego. Além disso, seu site terá uma aparência muito profissional e se destacará dos demais.

Lembre-se de que o nome precisa representar sua marca. 

2. Preste atenção à sua experiência de usuário

Imagine seu site como uma loja física. Se você não achar o lugar confortável durante a sua visita, tenho certeza que não voltará. O mesmo vale para um site. Se você puder tornar a estadia dos visitantes agradável e memorável, é provável que eles retornem no futuro.

Além disso, ao oferecer uma ótima experiência ao usuário desde o início, você consegue prolongar a permanência dos visitantes em vez de desistir imediatamente. Os mecanismos de pesquisa, ao medir a qualidade de um site, levam em consideração a taxa de rejeição. Se o seu site tiver uma taxa de rejeição baixa, os mecanismos de pesquisa o considerarão informativo e confiável, o que leva a uma classificação mais alta na SERP.

A primeira coisa que você pode fazer para melhorar a experiência do usuário do seu site é garantir que ele tenha velocidades de carregamento rápidas. De acordo com a Kissmetrics , 40% dos visitantes saem de um site se o processo de carregamento demorar mais de três segundos. Veja a velocidade do seu site atualmente usando o teste de velocidade do site Pingdom .

A pontuação de legibilidade do seu conteúdo também determina a duração da permanência do visitante. Se você possui um site WordPress, pode usar o plugin Yoast SEO para ajudar a manter um site facilmente legível. Como você está escrevendo para visitantes com várias habilidades de leitura, é melhor manter seu conteúdo informativo, mas direto.

3. Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis

Não tornar seu site compatível com dispositivos móveis é um dos erros mais comuns que você pode cometer para prejudicar o SEO. De acordo com Statista , 52,2% de todo o tráfego de sites em todo o mundo no ano passado foi gerado por meio de telefones celulares. Imagine quantas visualizações de página você perde em um dia se seu site não puder acomodar esses usuários.

Se você não tem certeza se seu site já é compatível com dispositivos móveis ou não, você pode testá-lo usando o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google . O teste não apenas pontua a responsividade do seu site, mas também lista os elementos que podem ser melhorados para uma melhor visualização em dispositivos móveis.

A maneira mais fácil de corrigir esse problema é usando um tema responsivo. Felizmente para você, há um monte de gratuitos que não são menos atraentes do que os premium. 

4. Publique conteúdo de alta qualidade

Todo mundo pode produzir conteúdo. No entanto, produzir conteúdo de alta qualidade é mais difícil do que parece. Como nossos hábitos de leitura na vida real diferem de nossos hábitos de navegação, o estilo de escrita na web tende a ser folheado sem cortar todas as informações essenciais.

A maneira mais fácil de aprender a fazer um bom conteúdo é aprendendo com seus concorrentes. No entanto, evite copiar seu conteúdo a todo custo. Não só isso é antiético e ilegal, mas também afetará negativamente sua classificação SERP. Use uma ferramenta de verificação de plágio como Small SEO Tools e Duplichecker para evitar isso.

Outra coisa que você deve lembrar é que você está escrevendo para visitantes , não para mecanismos de busca. Muitos sites ainda praticam o preenchimento de palavras-chave na esperança de que os mecanismos de pesquisa favoreçam seu site. Não apenas isso não funcionará, mas você também irritará seus visitantes e provavelmente aumentará sua taxa de rejeição.

Finalmente, certifique-se de publicar e atualizar seu conteúdo regularmente. Um cronograma de upload fixo pode ajudar a manter um público muito mais fácil, pois eles sabem quando visitar o site para obter a peça mais recente. Os mecanismos de pesquisa também verão que seu site está ativo e atualizado, aumentando assim a chance de ter uma classificação mais alta.

5. Use Links Internos

Se feito corretamente, uma estratégia de links internos pode aumentar significativamente o seu SEO. Por um lado, permite que os robôs rastreadores do mecanismo de pesquisa descubram suas postagens e seu site.

Não apenas isso, mas os links internos revelam a hierarquia do seu site para os mecanismos de pesquisa. Se os robôs rastreadores puderem ver a correlação entre suas postagens e entender o assunto que está sendo discutido, os mecanismos de pesquisa provavelmente incluirão seu site na SERP quando os visitantes pesquisarem esse tópico específico.

Estes são os tipos mais comuns de links internos para ajudar você a começar:

  • Link contextual — conectando duas postagens com um tópico semelhante.
  • Link de navegação — direcione os visitantes para suas postagens e páginas mais importantes por meio da página inicial ou do menu de navegação.
  • Links de taxonomia — link de volta para a categoria e tag da postagem.

A melhor maneira de adicionar links internos é usando textos âncora. Você pode facilmente direcionar os visitantes para outras postagens relacionadas por meio de links incorporados que fornecem informações extras ao texto.

6. Melhore seu SEO técnico

SEO não se limita apenas ao conteúdo. Como a plataforma que oferece conteúdo, seu site precisa de igual atenção. Ao melhorar o desempenho, você não apenas contribuirá para a experiência do usuário, mas também facilitará muito o processo de indexação dos mecanismos de pesquisa.

As melhorias básicas que você pode fazer são manter tempos de carregamento de página rápidos e tornar seu site compatível com dispositivos móveis. Como já cobrimos ambas as ações com mais profundidade, não preciso enfatizar a importância delas para sua estratégia geral de SEO.

Usar um SSL também pode aumentar significativamente sua pontuação de SEO. A maioria dos sites o utiliza, pois garante segurança adicional à conexão entre seu servidor web e o navegador do visitante. A maneira mais fácil de obter um certificado SSL é comprá-lo de seu provedor de hospedagem na web.

Corrigir links quebrados que levam a páginas inexistentes também é muito benéfico. Eles não apenas contribuem para uma alta taxa de rejeição, mas também podem prejudicar sua taxa de conversão. Screaming Frog é uma excelente ferramenta gratuita de SEO que pode ajudá-lo a localizar links quebrados que possam existir em seu site.

7. Preste atenção ao SEO local

Ter uma presença on-line global é incrível, mas isso não significa que você deva ignorar o que está acontecendo em sua área. Oferecer informações locais e usar SEO para direcionar consultas locais pode abrir uma mina de ouro totalmente nova, já que 46% de todas as pesquisas são de alguma forma baseadas em localização.

Para alcançar um público mais amplo, você pode começar tornando seu site multilíngue. Isso é particularmente importante se o seu público local fala vários idiomas. Ao apresentar várias opções de idioma, você evita que a barreira do idioma afete o tráfego.

Colocar suas informações de contato e endereço físico também é importante, especialmente se você opera uma loja física. Mostrar que você tem uma base válida contribuirá para a credibilidade do seu negócio e gerará vendas de clientes locais.

Certifique-se de usar palavras- chave locais ao criar seu conteúdo também. Você pode fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais palavras-chave seu cliente usa para encontrar sua empresa. Enquanto você está nisso, vincule seu site a vários perfis de mídia social para criar uma linha de comunicação direta com os clientes.

8. Reivindique seu endereço físico no Google Maps

O famoso ditado “nada dura para sempre” também se aplica às tendências de SEO. Quem sabe, talvez metade do que eu recomendo neste artigo não seja mais relevante daqui a cinco anos. Dito isto, você precisa acompanhar as tendências para ficar à frente da concorrência.

Navegar em artigos relacionados a SEO na internet é a maneira mais fácil de fazer isso. Você também pode comparar seu site com o dos concorrentes para se inspirar neles. Além disso, não tenha medo de participar de fóruns online e aprender com outros profissionais de SEO.

Isso é um envoltório!

O SEO é extremamente importante para qualquer site que deseja obter tráfego. Além disso, os sites de negócios se beneficiam particularmente da prática de SEO, pois contribui para gerar vendas e conversões. Por esses motivos, a maioria das empresas atualmente aplica estratégias de SEO em seus sites.

Aqui estão as 10 principais práticas de SEO das quais as pequenas empresas podem se beneficiar:

  1. Escolha o nome de domínio certo que representa sua marca.
  2. Melhorar e manter uma excelente experiência do usuário.
  3. Torne o site responsivo a todos os tamanhos de tela.
  4. Publique conteúdo de alta qualidade .
  5. Use links internos para construir a hierarquia do site.
  6. Melhore o SEO técnico certificando-se de que seu site esteja funcionando de maneira ideal.
  7. Preste atenção ao SEO local, não negligenciando seus clientes locais.
  8. Adicione seu endereço comercial no Google Maps.
  9. Verifique seu desempenho de SEO regularmente.
  10. Acompanhe as últimas tendências de SEO.

Manter um excelente SEO pode consumir tempo e energia. No entanto, visto que isso beneficiará seu site e seus negócios a longo prazo, eu diria que praticar estratégias de SEO vale muito a pena.