Em demonstração no Japão, 6G se mostrou 10 vezes mais rápido que o 5G
Em demonstração no Japão, 6G se mostrou 10 vezes mais rápido que o 5G

A próxima geração de redes móveis também se mostrou 500 vezes mais rápida que um smartphone 5G médio

A tecnologia 5G foi lançada há poucos anos – no Brasil, por exemplo, ela chegou em 2020 –, mas os pesquisadores já estão desenvolvendo a próxima geração de conectividade, o 6G. Uma demonstração do novo modelo foi realizada recentemente no Japão, fruto do trabalho da empresa de telecomunicações NTT, da operadora de telefonia móvel DOCOMO e das empresas eletrônicas NEC Fujitsu.


Na ocasião, foi mostrado um protótipo de dispositivo sem fio que atingiu velocidades de transferência de dados de 100 Gbps, o que é 10 vezes mais rápido que o 5G em seu pico, e 500 vezes mais rápido que um smartphone 5G médio.

Para os cientistas, as altas velocidades serão úteis em vários processos, desde downloads de filmes em alta resolução até a comunicação entre veículos autônomos.

O equipamento também utilizou bandas de alta frequência, na faixa de 100 GHz e 300 GHz, o que lhe permitiu agregar muito mais dados do que os padrões da geração anterior.

Quando a tecnologia estiver totalmente desenvolvida – o que a Nokia estima que possa ocorrer em 2030 –, também haverá um salto em termos de largura de banda ou capacidade de rede: mais dispositivos capazes de permanecer conectados ao mesmo tempo.

O portal Science Alert pontua que este é um trabalho em andamento, com uma compensação atual em termos de alcance, mas o experimento mostrou uma conexão estável acima de 100 metros. Na parte de hardware, foram empregados muitos equipamentos de última geração. Porém, à medida que a tecnologia for sendo desenvolvida, o tamanho e os custos desse equipamento irão diminuir.

Fonte: Época Negócios