O marketing conversacional está em ascensão, impulsionado em grande parte pelas crescentes expectativas dos consumidores por conveniência e experiências digitais personalizadas. Na verdade, 90% dos consumidores globais afirmam que gastarão mais com empresas que personalizem o serviço que oferecem.

Juntamente com as recentes restrições governamentais e autoimpostas às compras presenciais, mais marcas do que nunca estão recorrendo ao WhatsApp e plataformas de mensagens semelhantes para interagir com os clientes de maneiras significativas.

Hoje, milhões de marcas estão usando o WhatsApp Business para construir conexões pessoais com consumidores em grande escala. Neste artigo, estabeleceremos a importância crescente do WhatsApp nas funções empresariais (não apenas no marketing), mostraremos como algumas marcas estão usando o aplicativo e destacaremos algumas dicas inovadoras para aproveitar ao máximo a rede.

  • Os benefícios de usar o WhatsApp para negócios
  • Maneiras criativas de usar o WhatsApp para negócios
  • 7 recursos da conta WhatsApp Business para usar
  • Conta do WhatsApp Business x API do WhatsApp Business
  • 16 marcas que demonstram como usar habilmente o WhatsApp para negócios
    • Atendimento ao Cliente
    • Serviços financeiros
    • Campanhas de marketing
    • Recursos Humanos
    • Crescimento do pipeline

Os benefícios de usar o WhatsApp para negócios

Para as marcas que usam o WhatsApp para interagir com os clientes, há uma série de benefícios claros.

  • Expanda seu alcance global. O WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo , tem mais de dois bilhões de usuários ativos em mais de 180 países. Com um público potencial tão grande, é fácil interagir com novos clientes em potencial que talvez ainda não conheçam tudo o que sua empresa tem a oferecer.
  • Melhore a experiência do cliente. Uma pesquisa da Zendesk descobriu que as empresas líderes oferecem suporte ao cliente através do dobro de canais que seus pares. Se você deseja expandir suas oportunidades de suporte aos clientes, o WhatsApp oferece uma plataforma perfeita para fazer isso.
  • Aumente a satisfação dos funcionários. A capacidade de mensagens do WhatsApp também pode ser uma vitória para sua equipe interna, já que o pessoal de suporte ao cliente relata que eles têm 50% mais probabilidade de querer interagir com os clientes por meio de plataformas de mensagens em comparação com métodos mais tradicionais, porque lhes proporciona a liberdade de realizar multitarefas.
  • Aumente a lucratividade. Quando o atendimento ao cliente é simplificado, as despesas operacionais geralmente diminuem. O Gartner prevê que, até 2025, 40% do atendimento ao cliente passará de uma grande despesa organizacional a um gerador de lucros significativo, à medida que as mensagens diretas simplificam os canais de vendas.
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Maneiras criativas de usar o WhatsApp para negócios

O WhatsApp é mais do que apenas um lugar para responder perguntas pontuais dos clientes. Considere estas ideias para integrar o WhatsApp em suas estratégias de mídia social, vendas ou atendimento ao cliente.

  • Otimize seu perfil:  use seu perfil comercial do WhatsApp para compartilhar informações importantes sobre sua marca e fornecer respostas a perguntas comuns dos clientes.
  • Use catálogos digitais : crie um catálogo digital para ajudar seus clientes a descobrir seus produtos ou serviços.
  • Suporte aos clientes : você pode reduzir significativamente sua dependência de call centers terceirizando solicitações e consultas simples de clientes para um chatbot ou assistente digital com tecnologia WhatsApp.
  • Compartilhe conteúdo por meio do recurso Status : Use o recurso Status para compartilhar conteúdo da mesma forma que você já faz em suas histórias do Facebook ou Instagram.
  • Desenvolva campanhas de marketing criativas : envolva os clientes com uma campanha de marketing pronta para uso.
  • Replique os principais processos de negócios : identifique as principais áreas do seu negócio que podem ser replicadas no WhatsApp.
  • Suba de nível com anúncios : use anúncios do Facebook e Instagram que direcionam para o WhatsApp para iniciar conversas com clientes que levam a vendas.

7 recursos da conta WhatsApp Business para usar

Depois de criar seu perfil do WhatsApp Business, você encontrará um conjunto de ferramentas que pode usar para dimensionar sua estratégia de mensagens 1:1 na plataforma. Aqui estão sete que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua presença no WhatsApp:

1. Respostas rápidas

Respostas rápidas são uma ótima maneira de aliviar parte do trabalho de responder às perguntas mais frequentes, como “quando você está aberto?” ou “isso está em estoque?”.

Para configurar um, tudo que você precisa fazer é clicar em Respostas Rápidas na seção Ferramentas Empresariais do WhatsApp. A partir daí, você pode criar até 50 respostas exclusivas que podem ser acessadas por meio de atalhos de teclado.

Uma palavra de sabedoria: comece com 5 a 10 respostas rápidas e adicione mais conforme necessário. Isso tornará seus novos atalhos mais fáceis de lembrar e usar ao conversar com os clientes.

2. Mensagens automáticas de ausência

Adicionar mensagens individuais à sua estratégia não significa que você precisa estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode usar mensagens de ausência para definir as expectativas adequadas com seus clientes e para fazer uma pausa conforme necessário.

Mensagens de ausência podem ser acionadas por alguns cenários diferentes, incluindo:

  • Quando um cliente envia uma mensagem para você fora do horário comercial
  • Durante períodos específicos, como feriados ou fechamentos prolongados
  • Ao receber grandes volumes de mensagens de entrada

Ao configurar uma mensagem de ausência, certifique-se de indicar claramente quando um cliente pode esperar uma resposta sua. Remova o máximo possível de ambiguidade da situação para melhorar a experiência do cliente.

3. Etiquetas de contato e mensagem

Você pode usar marcadores para organizar mensagens recebidas e contatos no WhatsApp, da mesma forma que você pode usar marcadores para organizar sua caixa de entrada de e-mail.

Quando se trata de criar uma estratégia de gravadora, é preciso escolher seu próprio jogo de aventura. No entanto, se você quiser manter baixos os tempos de resposta nas redes sociais , recomendamos que você crie um rótulo especificamente para problemas não resolvidos. Isso ajudará a mantê-los em mente enquanto você trabalha para encontrar a resposta à pergunta de um cliente.

4. Catálogos e coleções

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Use sua conta do WhatsApp Business para impulsionar as vendas de comércio social criando um catálogo de inventário dentro do aplicativo. Além do título do produto, todos os campos adicionais – preço, descrição, link do site, código do produto – são opcionais, para que você possa tornar sua listagem exclusiva para seu processo de vendas.

Você também pode usar coleções para classificar seu catálogo e facilitar a navegação. Por exemplo, você pode criar uma coleção específica para feriados ou uma que apresente produtos atualmente à venda.

5. Links de catálogo

Depois de criar um catálogo, você poderá compartilhar itens dele em conversas com clientes. Tudo o que você precisa fazer é encontrar o item que deseja compartilhar e clicar em Enviar link via WhatsApp Business.

Use esta ferramenta se um cliente estiver perguntando sobre um item específico ou para fornecer alternativas para itens que estão esgotados. Você também pode usá-lo para enviar atualizações aos clientes fiéis sobre os itens que estão à venda.

6. Carrinho

Embora você possa direcionar os clientes diretamente para o seu site usando o recurso de catálogo do WhatsApp Business, você também pode criar uma experiência de checkout mais integrada, incentivando-os a concluir a compra no aplicativo usando a ferramenta de carrinho.

Tudo o que você precisa fazer é ativar o recurso Adicionar ao carrinho em seu catálogo e seus clientes poderão cuidar do resto a partir daí.

7. Listas de transmissão

Se um cliente adicionar sua empresa à agenda de endereços do WhatsApp, você poderá adicioná-lo a uma lista de transmissão. Essas listas ajudam você a enviar a mesma mensagem para vários clientes ao mesmo tempo, economizando muito tempo e esforço.

Use esta ferramenta com moderação e tendo em mente as melhores práticas de marketing de SMS . Se você usá-lo com muita frequência, corre o risco de alienar clientes que apreciam seu negócio o suficiente para considerá-lo um contato pessoal.

Conta do WhatsApp Business x API do WhatsApp Business

Se você está pensando em configurar uma conta no WhatsApp Business, provavelmente também encontrou informações sobre a API do WhatsApp Business (também conhecida como WhatsApp Business Platform).

https://youtube.com/watch?v=fEsfktmuVOg%3Ffeature%3Doembed

Pense nisso como a próxima evolução de uma conta WhatsApp Business, projetada para empresas de médio e grande porte gerenciarem marketing conversacional em uma escala mais ampla. A API do WhatsApp Business fornece acesso às ferramentas listadas acima, juntamente com recursos avançados de marketing e atendimento ao cliente, incluindo:

  • Acesso multiagente
  • Verificação de perfil
  • Modelos de mensagens multimídia
  • Variáveis ​​de mensagem para personalização
  • Mensagens interativas

É claro que ferramentas avançadas têm um preço avançado. A API do WhatsApp Business também possui um modelo de preços baseado em conversação , enquanto as contas do WhatsApp Business são gratuitas. As empresas que usam a API do WhatsApp Business recebem 1.000 conversas gratuitas por mês, com taxas mensais aumentando dependendo do número de mensagens iniciadas pelo usuário e pela empresa enviadas dentro do período de cobrança.

Por que usar a ferramenta de marketing WhatsApp?

Se você deseja promover sua marca, a ferramenta de marketing WhatsApp é a abordagem mais inteligente. 

Sem dúvida, esta estratégia de marketing tem uma taxa de sucesso muito elevada. E muitas empresas estão obtendo melhores resultados com suas estratégias de marketing no WhatsApp.