O fato de a Geração Z estar substituindo cada vez mais a pesquisa do Google pelo TikTok abre toda uma infinidade de possibilidades de marketing para as marcas.

Rede de pesquisa TIktok

É quase impossível atuar profissionalmente na área de marketing e publicidade e não se enredar nos tentáculos do TikTok . E é que a rede social da China é uma reivindicação muito poderosa para as marcas. Afinal, sua popularidade cresce como espuma. O TikTok se orgulha de ser o aplicativo mais baixado e é a rede social que mais rápido quebrou a barreira de 1.000 milhões de usuários ativos diários. A influência cultural do TikTok é absolutamente indiscutível e muitas das tendências que mais tarde atingem o status viral são gestadas em suas entranhas.

Outro dos grandes trunfos do TikTok é seu algoritmo , onde o conteúdo é mostrado em dois canais diferentes : seguindo (como em qualquer outra plataforma 2.0) e para você (onde vídeos de criadores que o usuário não necessariamente segue, mas que podem potencialmente ser adaptado ao seu gosto pessoal). É justamente essa “mistura” que realmente faz a diferença (para melhor) no TikTok.

O TikTok também se encaixa como uma luva nas necessidades da Geração Z , que prefere consumir vídeos curtos e de fácil digestão para satisfazer suas pesquisas para enfrentar longas listas de resultados de pesquisa no Google.

O TikTok esmagará o Google como mecanismo de pesquisa?

A rede social tornou-se o motor de busca particular dos centenários , que, se procurarem, por exemplo, um restaurante indiano nas proximidades, são brindados com vídeos autenticamente vestidos que lhes mostram, sem trapaças nem papelão, os pratos e o ambiente que é respirado no local.

De acordo com um estudo recente realizado nos Estados Unidos pela agência MGH, 38% dos jovens pertencentes à Geração Z confessaram ter pedido comida em um restaurante após serem confrontados com um vídeo no TikTok . E entre os millennials esse percentual sobe para 53%.

As recomendações de bares e restaurantes não são as únicas pesquisas bem-sucedidas no TikTok, mas também as pesquisas com foco em viagens e outros aplicativos. Mais uma razão para o burburinho na indústria de marketing soar cada vez mais forte de que o TikTok pode acabar destronando o todo-poderoso Google como mecanismo de busca .

Uma novidade lançada há cerca de dois meses pela rede social pode contribuir para o “boom” das buscas por estrelas. Até recentemente limitado por um limite de 300 caracteres em suas descrições de vídeo, os usuários do TikTok agora podem usar até 2.200 caracteres. Escusado será dizer que o aumento do número de “palavras-chave” alojadas nas descrições permite ao TikTok recomendar vídeos de uma forma ainda mais personalizada. E os usuários também se beneficiam com a ampliação do número de caracteres nas buscas na rede social.

As buscas do TikTok constituem um verdadeiro arsenal de oportunidades para as marcas

Esse novo lote de “feeds” e o fato de a Geração Z estar cada vez mais substituindo a pesquisa do Google pelo TikTok abre toda uma infinidade de possibilidades de marketing para as marcas. 

  1. Muitos consumidores ouvem pela primeira vez sobre uma marca por meio da pesquisa . Nesse sentido, os anunciantes podem ganhar visibilidade ao se apegar aos influenciadores certos para atingir seu target por meio de buscas. Além disso, o mecanismo de pesquisa TikTok alimenta mais pesquisas relacionadas a uma determinada marca (mais do que o Google).
  2. No TikTok, as marcas se beneficiam de os usuários poderem encontrar “avaliações” diretamente no buscador da rede social e interagir com elas.
  3. Uma das tendências mais virais do TikTok, que mostra até que ponto as compras são influenciadas pelo conteúdo que o usuário visualiza nessa plataforma. As marcas que tiveram a feliz ideia de tornar sua esta tendência (ainda não totalmente explorada) têm claramente uma enorme vantagem sobre as suas rivais.
  4. Tudo indica que o TikTok chegará mais cedo ou mais tarde ao mercado de e-commerce . Depois de um teste inicial fracassado em solo europeu, a rede social agora experimenta um serviço completamente novo voltado para vendas nos Estados Unidos. Quando o social commerce finalmente chegar ao TikTok, o usuário nem precisará sair do app para comprar o que deseja comprar e que talvez tenha descoberto fazendo uma busca na rede social.
  5. A pesquisa no TikTok é uma grande oportunidade não apenas para grandes empresas, mas também para negócios locais , principalmente se o recém-criado feed “Nearby” for lançado mundialmente em breve. Esta função promete dar muita visibilidade aos negócios locais.