
A Meta (ex-Facebook) realizou nesta quinta-feira, 17, a conferência WhatsApp Business Summit, a primeira conferência de negócios da plataforma no Brasil, anunciando novidades para a versão empresarial do mensageiro. Os recursos focam em melhorar a experiência dos clientes possibilitando visualizar o catálogo e finalizar a compra pelo aplicativo.
De acordo com a desenvolvedora, o intuito é fazer com que os consumidores tenham à disposição um sistema completo para compras pelo WhatsApp, exibindo desde o catálogo de produtos da loja virtual ao sistema de pagamento integrado pelo aplicativo, seja para Android ou iOS.

No evento realizado na cidade de São Paulo, a Meta anunciou a expansão da ferramenta ‘Guia de Negócios’ para mais municípios além da capital paulista. Com o recurso, os usuários do WhatsApp podem encontrar uma lista dos principais estabelecimentos nas proximidades usando geolocalização, como padarias, mercados e farmácias.
Dessa forma, o consumidor pode navegar pelas categorias disponíveis até encontrar a opção desejada. Tocando sobre a loja é possível conferir os produtos vendidos, horário de funcionamento e endereço, além de poder conversar diretamente com um funcionário antes de finalizar o pedido on-line incentivando o comércio local.
No caso dos vendedores, é possível cadastrar os produtos na loja inserindo imagens, descrição e valor. Se for uma pizzaria, por exemplo, o cliente pode selecionar o item desejado e anotar uma observação de modo semelhante ao que encontramos em apps de delivery como iFood ou Rappi.

Em complemento a isso, o WhatsApp Business também revelou estar testando serviços de pagamentos em parceria com as adquirentes Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede, companhias atuantes no mercado brasileiro. Essa cooperação permitirá que os clientes paguem utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa.
“Estamos entusiasmados em anunciar os parceiros que já estão testando em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória”, diz Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.
