A plataforma de compartilhamento de vídeos do Google lança players verticais de formato curto otimizados para telas de televisão.

O YouTube Shorts agora está disponível em um formato otimizado para televisão, anunciou a empresa hoje por meio de uma postagem no blog .
Os proprietários de Android TVs ou Google TVs agora poderão assistir a vídeos curtos por meio do aplicativo do YouTube.
O diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, disse no blog:
“Embora isso possa parecer um próximo passo natural, uma quantidade incrível de pensamento e cuidado foi dedicada a trazer essa experiência vertical e móvel para a tela grande.”
Antes deste lançamento, não havia uma maneira conveniente para os espectadores assistirem a vídeos verticais na orientação paisagem. Agora, você pode reproduzir clipes verticais em um formato limpo com borda branca que usa o espaço adicional da tela mais ampla para incluir informações sobre o vídeo, incluindo título, formato de áudio, nomes dos criadores e ícones de gostar/não gostar.
Nova funcionalidade destinada a facilitar a visualização da comunidade
O YouTube pesquisou o formato preferido dos usuários antes de lançar essa nova funcionalidade, buscando preservar o que chamou de “essência do Shorts” enquanto incentivava a visualização com outras pessoas em uma tela maior.
Mohan continua:
“À medida que o YouTube continua facilitando a interação na TV, a riqueza da experiência do Shorts só aumenta. Trazer Shorts para a TV é uma ótima ponte para unir duas das nossas experiências mais importantes para beneficiar criadores e espectadores. Nas próximas semanas, essa experiência será lançada em modelos de TV (2019 e posteriores) e em consoles de jogos mais recentes.”
A plataforma de compartilhamento de vídeos do Google experimentou a utilização de um player de vídeo convencional e um formato estilo “jukebox”, no qual vários Shorts seriam exibidos simultaneamente, antes de finalmente se decidir por um layout com um design limpo que ainda aproveita a tela adicional da televisão espaço.
Mova a última tentativa do YouTube para competir com o TikTok
Reconhecendo o poder que o TikTok exerce na esfera de vídeos curtos, muitas outras empresas, incluindo Google e Facebook, buscaram reivindicar uma fatia do mercado em vários graus de sucesso.
O YouTube Shorts tem sido uma das plataformas de maior sucesso nesse formato, atingindo 30 milhões de visualizações diárias em abril deste ano, um número enorme para um serviço que foi lançado como versão beta na Índia em setembro de 2020 antes de entrar no ar nos EUA em março do ano seguinte.
O lançamento de Shorts para televisão deve dar ao YouTube uma vantagem significativa em relação aos concorrentes, já que a maioria das smart TVs já vem com o app YouTube instalado, ao invés de baixar um app separado, ala TikTok.
A visualização de Shorts requer apenas que os usuários abram o aplicativo e procurem um carrossel na página inicial. Você também pode ver os Shorts diretamente no canal de um criador de conteúdo.