Mesmo com o passar dos anos e com novas redes sociais surgindo a todo momento, o Facebook continua se destacando e atraindo usuários com suas diversas funcionalidades.

Ao longo do tempo, a rede social assumiu papel fundamental, facilitando as interações entre pessoas, marcas e seus respectivos clientes.

As atualizações e novidades do Facebook são constantes e é preciso se atualizar para usar todos os recursos e ferramentas disponíveis, principalmente quando falamos de empresas, que usam a rede social como forma de fazer negócios.

O que é o Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, contabilizando, segundo pesquisa realizada pela Statista, 2.65 bilhões de usuários ativos por mês — 130 milhões são brasileiros.

Diariamente, 1.84 bilhão de pessoas usam a rede social. Lá em 2015, mais de 3 milhões de pequenas empresas já tinham um perfil comercial (também conhecido como fanpage) na plataforma.

Os usuários do Facebook podem compartilhar publicações no feed e se envolver com o conteúdo que outras pessoas compartilham com curtidas e outras reações em formas de emoji, que fazem sucesso na rede social.

Além das reações, também é possível interagir pelo chat com mensagens instantâneas, transmitir vídeos ao vivo e participar de grupos dos mais variados temas.

O Facebook para empresas funciona de forma semelhante. As marcas podem usar suas páginas do Facebook, ou fanpages, como são conhecidas, para interagir com o público, atrair novos clientes e ainda prestar suporte online.

História do Facebook

A história da rede social começou em 2003 quando alguns estudantes da Universidade de Harvard, Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin, criaram o Facemash.

A ideia inicial era divulgar fotos de meninas do campus para que os estudantes votassem nas mais bonitas. Para isso, Zuckerberg invadiu o sistema da faculdade e coletou imagens de identificação das meninas.

É claro que o Facemash dividiu opiniões e, rapidamente, foi banido pelos executivos de Harvard. Mark foi acusado pela instituição por violar a privacidade dos alunos e chegaram a abrir um processo contra ele.

Algum tempo depois, Zuckerberg começou a desenvolver o código de uma nova rede virtual, o thefacebook, que tinha como objetivo estreitar laços de amizade entre os estudantes das universidades das redondezas.

A plataforma foi se expandindo cada vez mais e, em 2005, como sugestão de Sean Parker, cofundador de um software de download de músicas e conselheiro de Mark Zuckerberg, houve a alteração sutil do nome para Facebook.

Em 2006, o acesso à rede social passou a abranger não apenas alunos universitários, mas também estudantes do ensino secundário e trabalhadores de empresas.

Logo em seguida, o Facebook foi liberado para uso e qualquer pessoa com idade acima de 13 anos poderia criar uma conta na plataforma.

Em 2011, os olhos do mundo se voltaram para a rede social, que se tornou o maior servidor de fotos do planeta, com mais de 350 milhões de usuários acessando a plataforma pelo celular.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. A rede social foi a mais usada no Brasil em 2020, segundo pesquisas realizadas em parceria pela We Are Social com a Hootsuite. Além disso, dados revelam que mais de 60 milhões de empresas possuem uma fanpage na rede social.

No primeiro trimestre de 2020, a receita da empresa cresceu 18%, resultando em um lucro de US$ 17,7 bilhões. Todo esse sucesso se dá pela enorme capacidade de inovação e adequação do Facebook frente às novidades do mercado.

Curiosidades sobre o Facebook

Com tantos anos de história, o que não faltam são curiosidades sobre o Facebook. Bora conhecer algumas delas?

Cadastro de usuário herdeiro

Se algo acontecesse com você, quem cuidaria das suas redes sociais?

Foi pensando nisso que a funcionalidade de usuário herdeiro foi criada. Com ela, é possível pré-definir uma pessoa para administrar sua conta do Facebook na sua ausência.

O acesso deste “herdeiro” é limitado e alguns recursos como conversas do chat, por exemplo, não são disponibilizados.

Boas-vindas do Al Pacino

Quando a rede social ainda se chamava thefacebook, o rosto do ator Al Pacino, famoso por seu papel no filme O Poderoso Chefão, estampava a home do site.

Até hoje, não existem muitas explicações para essa ilustração inusitada, mas o que se sabe é que a imagem foi desenvolvida por um colega de Mark Zuckerberg, ainda na época da faculdade.

Relação de Mark Zuckerberg e a cor azul

O criador do Facebook já revelou ser daltônico, afirmando que a cor azul é a que consegue ver com mais nitidez. Isso fez com que Zuckerberg implementasse a cor em todo o site.

Linguagens diferentes

Sabia que o Facebook pode ser usado em 70 línguas diferentes? 😱

Além de ter uma variedade enorme de idiomas, há também estilos inusitados, como a opção “English Upside Down”, que permite que as frases em inglês sejam vistas de cabeça para baixo. Doideira, né?

Hackers e suas tentativas diárias de invasão

Em 2014, mais de 600 mil ataques de hackers eram registrados por dia no Facebook e invasões como essa não são raras na plataforma.

Em 2018, Zuckerberg teve que prestar depoimento ao Congresso dos Estados Unidos para explicar sobre o vazamento e mau uso de dados de 87 milhões de usuários da rede social.

Frente a esses ataques, o Facebook afirma estar reforçando a segurança da plataforma para prevenir novas ações de hackers.

A empresa oferece um programa de recompensas para usuários que denunciarem bugs na plataforma e desliga a integração de contas com aplicativos inativos por mais de 3 meses.

Para não ter sua conta invadida, é sempre bom lembrar de escolher senhas fortes e acionar as opções de segurança oferecidas pela própria plataforma.

Principais recursos do Facebook

São diversas as funcionalidades do Facebook e, volta e meia, surgem novidades na rede social. Os recursos têm como objetivo tornar a experiência do usuário mais completa, agradável e interativa.

Perfil pessoal

O perfil é onde se encontram as informações pessoais dos usuários, como nome, foto, cidade natal, local de trabalho, histórico educacional etc. Você pode deixá-lo público, privado ou escolher as informações que deseja ocultar.

Ao criar um perfil pessoal no Facebook, é possível se conectar com amigos e conhecidos. A própria rede social faz sugestões com base na sua lista de amizades, aumentando as conexões na plataforma. Você pode atualizar sua conta com uma foto de perfil e de capa.

Feed de notícias

É no feed de notícias que você tem acesso a publicações feitas pelos seus amigos, pelas páginas que você segue ou de grupos em que participa.

Vai dizer que nunca ficou horas rolando pelas imagens, vídeos e memes compartilhados na plataforma? 😅

Adicionar amigos

O Facebook é uma excelente rede social para interagir com os amigos. Para encontrá-los, basta digitar um nome no canto superior esquerdo dentro de qualquer página na rede social e fazer a busca.

Depois, basta clicar no ícone de adicionar amigos e aumentar suas conexões. Você também pode encontrar pessoas por meio de um número de telefone ou endereço de e-mail.

É possível ter até 5 mil amigos em um perfil pessoal, mas, ao contrário de outras redes sociais que permitem que alguém siga você sem que você o siga de volta, no Facebook é preciso que você e a outra pessoa sejam amigos mutuamente.

Chat (Messenger)

O Messenger é o chat instantâneo do Facebook. Com recursos de mensagens de texto, videochamada e chamada de voz, a funcionalidade pode ser acessada na versão web (no botão de diálogo, dentro da plataforma) ou por aplicativo em smartphones.

Pelo chat, é possível se comunicar de maneira rápida, compartilhando a sua localização em tempo real, enviando stickers, emojisGIFs, mensagens de voz, fotos e vídeos.

Páginas de empresas (fanpage)

Marcas, empresas e blogs também podem se juntar ao Facebook com uma fanpage para fortalecer a imagem do negócio e criar conexões com a comunidade.

Uma fangpage reúne fãs da marca e, ao contrário de um perfil comum, que tem o limite de 5.000 amigos, pode ter um número ilimitado de seguidores.

Este recurso oferece funcionalidades que não estão disponíveis em um perfil pessoal, como a plataforma de anúncios e relatórios de estatísticas para analisar o desempenho de campanhas e o engajamento dos usuários com a conta.

Curtidas

O botão de curtidas nas publicações já é conhecido entre os usuários do Facebook.

Outras reações foram incorporadas a este recurso e, atualmente, é possível interagir de diferentes maneiras às postagens com os botões de amei, força, haha, uau, triste e grr (um emoji com raiva 😡).

O usuário também pode curtir páginas para acompanhar as atualizações das marcas. Todas as páginas que você curte aparecem na home do seu perfil pessoal, o que possibilita que seus amigos conheçam melhor sobre os seus interesses.

Compartilhamento

Compartilhar conteúdo é uma das maiores formas de interação entre os usuários nesta rede social. Você pode compartilhar notícias, informações e opiniões em diversos formatos (fotos, vídeos e enquetes).

Ao criar um conteúdo para compartilhar, existem opções como marcar amigos, inserir a sua localização e escolher um emoji que mostre como você está se sentindo em relação àquela postagem.

Check-in

Se você acha que fazer check-in é apenas para quem viaja de avião, está enganado! 😝

Este também é o nome de um recurso do Facebook em que os usuários podem compartilhar sua localização com os amigos.

check-in pode ser usado estrategicamente por empresas para incentivar clientes a usarem a funcionalidade enquanto frequentam o estabelecimento. Assim, a marca consegue mais visibilidade e aumenta seu alcance de maneira orgânica.

Stories

Os stories do Facebook permitem que contas pessoais ou corporativas compartilhem fotos e vídeos na rede social por 24h, após esse período, o conteúdo desaparece.

Mas, é possível fixá-los nos destaques do perfil e fazer com que eles fiquem visíveis para todos os usuários. Usando a câmera do smartphone, os usuários podem capturar momentos do dia a dia e aplicar filtros e efeitos divertidos nas imagens.

Lives

As transmissões ao vivo têm feito muito sucesso nos últimos tempos e é claro que o Facebook não ficaria de fora dessa tendência.

O recurso de lives do Facebook permite aumentar o engajamento e a interação, estreitando laços entre marcas, comunidades e usuários. Você pode utilizar a funcionalidade no desktop ou no celular.

Aplicativos

Diversos aplicativos podem ser integrados a uma conta do Facebook e promover a interação entre os usuários. Perfis pessoais podem participar de jogos, fazer testes e quizzes e compartilhar as ações com os amigos no feed.

Já as fanges podem fazer uso do recurso de forma estratégica.  Existem aplicativos que possibilitam desde a captação de leads até a divulgação de produtos dentro da rede social.

Botão “cutucar”

Esta funcionalidade é perfeita para chamar a atenção de alguém de um jeito mais informal, e muitos usuários usam o botão como uma forma de dizer “oi, sumido!”. 😂

A própria rede social gosta de deixar o conceito de “cutucar” aberto a interpretações, mas, no geral, é mais uma maneira de interagir com os amigos.

O botão foi removido dos perfis, mas é possível acessar o recurso pelo link www.facebook.com/pokes.

Anúncios

Páginas de negócios podem criar anúncios dentro do Facebook, direcionando-os a públicos segmentados e específicos.

Essa segmentação pode ser feita com base em diversos fatores como gênero, idade, localização, interesses e conexões dentro da rede social.

Trata-se de uma ótima maneira de realizar campanhas mais acertadas e rentáveis. Sem dúvidas, é um recurso que precisa ser olhado com atenção pelas empresas.

Eventos

Se você deseja organizar uma festa, reunião ou outras atividades (presenciais ou online) o recurso de eventos no Facebook é uma mão na roda.

Ele ajuda a divulgar e atrair participantes qualificados para suas ações. Você pode criar eventos públicos ou privados e acompanhar a lista de usuários que demonstraram interesse ou que confirmaram presença.

Grupos

Os grupos do Face são uma excelente maneira de reunir pessoas com interesses semelhantes para estimular a discussão e a troca de experiências.

Os usuários podem criar e participar de grupos dos mais variados temas. Este é também um recurso estratégico para empresas, que podem criar um grupo da marca para compartilhar novidades, tirar dúvidas e entender os gostos e necessidades dos clientes.