A Web 3.0 é o próximo passo na evolução da World Wide Web. Ele promete nos conectar de maneiras novas e emocionantes, graças a funções mais centradas em dispositivos móveis e baseadas em aplicativos que dão aos usuários controle sobre como eles acessam a Internet.

Quais habilidades de marketing digital você precisa para a Web 3.0 e o metaverso?

À medida que as pessoas continuarem a obter mais controle sobre suas vidas digitais, veremos a Internet se tornar mais descentralizada, nivelando o campo digital para todos com tecnologias emergentes , como blockchain. Isso promete democratizar os dados como os conhecemos.

Na Web 3.0, os usuários poderão exercer maior controle e propriedade sobre seus dados e até mesmo usá-los como um ativo.

Isso dá aos profissionais de marketing uma capacidade sem precedentes de usar conteúdo personalizado e gerado pelo usuário para atingir seus objetivos. Eles podem aproveitar as novas tendências de marketing de comércio eletrônico para criar conteúdo imersivo, NFTs, etc.

Mas também significa que muitos de vocês terão que aprimorar suas habilidades de marketing para acompanhar o ritmo da tecnologia. Vamos descobrir o que isso significa.

Liberdade Geográfica – Mundo sem Fronteiras

Por que os profissionais de marketing devem aprimorar suas habilidades e reaprender para a Web 3.0?

O problema com a Web 2.0 é que superpotências digitais como Apple, Facebook, Amazon e Google a dominam. Marcas e criadores de conteúdo não estão mais no controle de sua ‘propriedade’ virtual e devem se submeter constantemente aos titãs da tecnologia. Mais dados coletados por essas empresas significam mais poder, dinheiro e regulamentações sobre o que podemos fazer ou dizer online.

A Web 3.0 preenche o vazio. Ele combina a funcionalidade atual da Web 2.0 e o atraente UX com a atitude descentralizada e voltada para a comunidade da Web 1.0. Portanto, em vez de lucrar com os consumidores, os gigantes da tecnologia investem diretamente nos serviços e produtos criativos que os usuários consideram dignos de investimento. Os usuários possuem seus dados , não o Facebook.

A Web 3.0 fecha a lacuna entre os mundos físico e digital. Criar um perfil de identidade online é apenas o começo de suas aventuras no Web3.

A boa notícia é que a Web 3.0 já está aqui e você está nela. Ainda não assumiu, mas muito esforço está sendo feito para fornecer a base para um amanhã melhor para os 4,66 bilhões de usuários projetados que têm acesso à Internet. A realidade virtual, o Metaverso e os tokens não fungíveis fazem parte dele.

Durante a pandemia de Covid-19, o Metaverse evoluiu como uma nova e poderosa plataforma de marketing. Tanto é assim que o Facebook renomeou-se como Meta e começou a comercializar seu próprio novo mundo virtual com o mesmo nome.

Aqui, você pode construir mundos inteiros e interagir com seus amigos e outras pessoas que vivem no mesmo mundo que você. E, como é uma espécie de ecosfera digital, as empresas também podem reivindicar sua presença nela.

Os profissionais de marketing levaram o uso do Facebook para promover negócios para o próximo nível. À medida que os bancos abrem filiais virtuais e as marcas de athleisure começam a vender seus produtos como bens virtuais, há enormes oportunidades para deixar sua marca no Metaverso.

A questão é – você tem a capacidade de aproveitar as oportunidades que isso apresenta?

Metaverso e Web 3.0 – Preparando-se para o futuro do marketing

Web3.0 e Metaverso

O desenvolvimento do Metaverse e do Web3 promete afetar substancialmente as futuras tendências de marketing. Essa mudança de paradigma pode ser uma oportunidade maravilhosa com possibilidades de marketing digital.

Mais cedo ou mais tarde, os cursos de marketing on-line ensinarão o Metaverse e a Web 3.0 para permitir que os profissionais de marketing se adaptem à próxima transição da Internet. Enquanto isso, passe algum tempo trabalhando nas seguintes habilidades por conta própria:

  1. Marketing de conteúdo semântico
    Desenvolver técnicas e habilidades de marketing de conteúdo é vital à medida que a web se torna menos consolidada. Como resultado, as grandes empresas que dominam o espaço digital de hoje estão perdendo seu monopólio.

A Web 3.0 forçará os profissionais de marketing e as marcas a criar conteúdo com base na semântica, em vez de palavras-chave ou frases. Usando uma abordagem semântica, você pode criar conteúdo direcionado que corresponda perfeitamente à intenção de pesquisa do usuário.

Na era do Metaverso, fortalecer suas habilidades de marketing de conteúdo promoverá engajamento real e melhorará sua classificação nas SERPs.

  1. IU avançada (UX)
    A experiência do usuário (UX) tem sido uma prioridade para os profissionais de marketing digital e, em um mundo cada vez mais imersivo e descentralizado, aprimorar seus talentos fornecerá a você uma vantagem competitiva.

Sites, plataformas e comércio online devem ser 100% interativos, amigáveis ​​e até 3D para sobreviver no Metaverso. Melhorar as habilidades de comunicação e o design UX é fundamental para atender às expectativas dos consumidores em constante mudança. Você pode usar mensagens de texto comerciais para estabelecer uma comunicação adequada com seus clientes.

Além disso, você vencerá as batalhas comerciais de amanhã ao criar uma experiência sem atrito que conecta os usuários à sua marca. É por isso que melhorar suas habilidades de UX é vital.

  1. Marketing Imersivo
    Com base no ponto anterior, a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) estão se tornando cada vez mais importantes para fornecer uma experiência de usuário valiosa à medida que entramos em um reino mais participativo e imersivo.

Dominar a tecnologia, métodos e plataformas de marketing imersivo será importante no Metaverse e na Web 3.0. Os usuários podem esperar uma experiência tridimensional que conecta os mundos físico e digital de várias maneiras.

A implementação dessa tecnologia pode ser cara, mas você precisa agir agora se estiver disposto a intensificar seu jogo de marketing. Não se preocupe com o orçamento. Você sempre pode optar por empréstimos pessoais , principalmente quando sabe que o investimento vai te pagar em números mais significativos.

  1. NFTs também conhecidos como Tokens Não Fungíveis
    Os NFTs, também conhecidos como tokens não fungíveis, são ativos digitais que você pode comprar e vender, como qualquer outra coisa que você possui. Há muitas maneiras de os profissionais de marketing aproveitarem o cruzamento entre arte e tecnologia para aumentar o conhecimento da marca, expandir o alcance do público, promover novas linhas de produtos e melhorar a imagem da marca.

Concedido, a recompensa da novidade se dissipará assim que a negociação de NFTs para um propósito prático se tornar popular. No entanto, muitos aplicativos da Web 3.0 ainda estão em sua infância. Esses lucros podem ser colhidos de várias maneiras.

Os profissionais de marketing B2B também têm participação no Metaverso
O potencial e os desafios para o marketing B2B são imediatos e numerosos. A proposta de valor potencial de um NFT hoje e daqui a três anos, por exemplo, é crucial. Agora é a hora de pensar onde você pode colocar NFTs para trabalhar para você e seus clientes no mundo real.

Em breve, a maioria dos ingressos para conferências e outros eventos serão NFTs para diminuir a fraude de ingressos e preservar a integridade da propriedade. Após o evento, os ingressos podem ser revendidos no mercado secundário por dinheiro adicional e benefícios de longo prazo para os novos proprietários.

O projeto Veefriends de Gary Vaynerchuk é um excelente exemplo do que o futuro reserva para artistas e proprietários de NFT. A propriedade de NFT com eles dá direito a três anos de acesso à conferência. Além disso, e talvez de forma mais crucial, um status exclusivo da associação agrega valor à reunião e ao projeto.

É fundamental que os profissionais de marketing B2B desenvolvam estruturas para programas de alto nível, como o Veefriends, para continuar a ver como eles e seus clientes podem posicionar-se criativamente e suas iniciativas para se alinharem com as melhores práticas semelhantes e tendências crescentes.

Empacotando
Não há motivo para pânico quando uma nova era começa. A mudança pode ser uma oportunidade se você tiver o planejamento necessário e o know-how de marketing digital. Com cada nova ideia implementada, você pode usar sua imaginação para se manter um passo à frente da concorrência.