O número de usuários do Instagram está crescendo constantemente, especialmente desde o lançamento de seu novo recurso “Instagram Stories” em 2016.
De fato, em agosto de 2016, o Instagram simplesmente lançou esse recurso inspirado no Snapchat para aumentar sua popularidade.
Desde então, mais de 500 milhões de pessoas usam o Instagram Stories diariamente, enquanto o Snapchat tem apenas cerca de 190 milhões de usuários ativos diários.
É claro que o Instagram Stories mudou a forma como usamos esta rede social, nomeadamente ao acrescentar uma dimensão extra ao simples álbum de fotografias online.
E com muitos outros recursos oferecidos pelo Instagram… ele simplesmente se tornou uma plataforma social obrigatória.
Veja por que sua empresa deve usar o Instagram Stories, entre outras coisas:
- Para informar seus assinantes mais leais, ao mesmo tempo em que torna seu conteúdo acessível a um novo público,
- Para que seus clientes possam conhecer, e até mesmo comprar produtos diretamente no aplicativo.
Neste guia, mostrarei como usar o Stories a seu favor no mix de marketing do Instagram.
Mas primeiro, descubra as vantagens desse recurso.
Por que investir no Instagram Stories?
O número médio de publicações clássicas, publicadas por influenciadores, aumentou de uma média de 3,3 publicações por semana em 2016 para 2,3 em 2020
E não se trata apenas de mega-influenciadores. Quase todos os influenciadores, independentemente do número de seguidores, compartilham menos conteúdo em seu feed.
Por quê ?
Porque o Instagram Stories é perfeito para a experiência do usuário móvel.
Instagram Stories: números incontestáveis
Muitas marcas e empresas entenderam isso.
Os números falam por si!
Com mais de 500 milhões de usuários diários, os Stories são uma ótima maneira de:
- Alcance novos clientes em potencial,
- E fortaleça a conexão com seus clientes existentes.
Além disso, eles são muito divertidos de criar e consumir. Além disso, o formato efêmero diminui os riscos de qualidade e torna a experiência menos formal.
nstagram Stories: vantagens inegáveis
Mas também existem muitos outros motivos para querer aproveitar o Instagram Stories:
- Criar uma história exige pouco esforço . Ninguém espera que você gaste meia hora em um post que vai sumir em 24 horas. Ao contrário das postagens do Instagram que exigem iluminação, ângulos e hashtags perfeitos, uma boa história requer apenas uma boa ideia e um pouco de criatividade.
- Uma história permite que você corra riscos . As histórias do Instagram não são tão expostas quanto as postagens normais. É, portanto, um formato ideal para testar ideias. Se o engajamento for forte, considere republicá-lo como uma postagem permanente,
- Um arsenal de recursos . Existem inúmeras ferramentas para desenhar, colocar adesivos, adicionar filtros de realidade aumentada…
- Uma oportunidade para gerar ainda mais tráfego . Adicione links às suas histórias, promova seus produtos no Instagram Shopping ou no Explore. Assim, você alcançará novos públicos com ainda mais facilidade,
- O Deslize para cima . Se você tem mais de 10.000 seguidores no Instagram e uma conta comercial, pode até inserir um link externo, o que é impossível com uma publicação tradicional,
- Outra forma de ser visto . Com a hashtag certa e geotagging, você pode aparecer nas histórias em destaque e ampliar ainda mais seu alcance.
Agora aprenda a usar o Instagram Stories como um canal de marketing adicional para o seu negócio.
Como criar uma história no Instagram?

Histórias são extremamente simples de criar.
Veja como criar sua primeira história no Instagram:
- Clique no ‘+’ na barra de menu na parte inferior (ou apenas deslize o dedo para a direita),
- Escolha “Story” entre as 4 opções oferecidas (publicação simples, story, reels e live),
- Toque no círculo branco no meio para tirar uma foto, segure-o para reproduzir um vídeo ou toque no ícone da galeria no canto inferior esquerdo (ou simplesmente deslize para cima) para usar a mídia armazenada em seu celular,
- Edite sua foto ou vídeo usando as várias opções de edição disponíveis,
- Toque no botão “Sua história” para torná-la pública, para que sua foto de perfil apareça diretamente no topo do feed de seus seguidores ou selecione “Enviar para” para enviá-la a seus seguidores por mensagem privada ou “Salvar” para fazer o download para o seu celular para que você possa usá-lo mais tarde.
Observação : o Instagram incentiva você a criar conteúdo com seu editor. Mas você ainda pode facilmente carregar conteúdo criado em outro lugar e armazenado em sua galeria de fotos.
Ao contrário das dimensões quadradas das postagens padrão do Instagram, o formato do Stories é vertical.
As dimensões ideais são 1.080 pixels de largura e 1.920 pixels de altura.
Além disso, você pode redimensionar suas fotos e/ou vídeos antes de publicá-los “beliscando” a tela do seu celular com 2 dedos.
Várias opções de formato disponíveis para você
Além de fotos e vídeos, há uma variedade de outras opções de formato para uma História:
- Texto para mensagens de texto com uma ampla escolha de estilo, tudo em um fundo colorido,
- Boomerang para criar vídeos em loop de um segundo,
- Superzoom para aumentar o zoom após selecionar um ponto na tela. Você também pode adicionar muitos efeitos sonoros,
- Rebobinar para gravar um vídeo que será visto ao contrário,
- Ao vivo para iniciar uma transmissão ao vivo,
- Foque para tirar um retrato enquanto desfoca o fundo,
- Hands-Free para gravar vídeo sem ter que segurar o botão de gravação…
Tudo isso para dizer que você pode se divertir muito ao criar uma história.
E por que não, crie nas divisórias do Canva (ou Keynote, Slides, PowerPoint…) como uma introdução, frases de chamariz ou slides individuais em sua história.
Nota : Tenha cuidado para não enviar um vídeo com mais de 15 segundos para que não seja cortado. Por outro lado, as lives (vídeos ao vivo) podem durar até um minuto.
Você entendeu: o Instagram Stories oferece várias maneiras de expressar sua criatividade.
Meu conselho : use todas as opções à sua disposição para dar vida ao seu conteúdo.
Para produzir conteúdo divertido e interessante e se destacar da concorrência, não hesite em combinar:
- de texto,
- Imagens e/ou vídeos,
- Mas também stickers, filtros, enquetes interativas…
Pense mais em “programar” do que em “publicar”

Sim, só porque as histórias não são para sempre, não significa que não exijam um pouco de reflexão e planejamento.
Eu lhe aconselho a :
- Pense à frente na sua história do Instagram, como qualquer outro conteúdo. Reserve alguns momentos para pensar sobre o tipo de conteúdo e como sua história se desenrolará. Isso ajuda a criar uma experiência mais viciante e consistente para seu público,
- Considere e trate sua história como um programa de TV com programação semanal ou episódios recorrentes que ocorrem em determinados dias,
- “Teaser”, de vez em quando, seus assinantes para despertar sua curiosidade e ter certeza de que eles estarão presentes quando sua próxima história for publicada.
Use os adesivos, geotags e hashtags certos
Para aumentar o engajamento com seu público no Instagram:
- Use adesivos estrategicamente,
- geolocalização,
- E as melhores hashtags.
Observe que você pode adicionar um local, adesivo e/ou hashtag à sua foto ou vídeo no menu de adesivos.
figurinhas do instagram
Cada vez que você compartilha uma foto ou vídeo com sua história, pode adicionar adesivos para incentivar diferentes tipos de envolvimento.
Isso é feito com o smiley na barra de menu na parte superior da tela.
Aqui estão as opções mais interessantes para adesivos:
- Adesivos de produtos : depois que sua conta for aprovada para o Instagram Shopping, quando você adicionar um adesivo de produto a uma foto, seus visualizadores poderão acessar as informações do produto e tocar novamente para comprá-lo, se necessário.
- Enquete : Com este adesivo, você pode coletar feedback com um conjunto de perguntas/respostas personalizadas. Seus assinantes escolhem uma opção e você tem acesso aos resultados da pesquisa em tempo real,
- Hashtag : quando um assinante clica neste adesivo, ele é redirecionado para a página desta hashtag,
- Perguntas : Esta também é outra opção para coletar feedback. Você pode fazer uma pergunta para obter respostas de seus seguidores ou oferecer-lhes uma pergunta. Nesse caso, você pode responder a eles em sua história (ou em outro lugar).
Nota : Se você deslizar para cima na tela (ou selecionar o ícone de adesivo emoji no canto superior direito da tela), você acessa o menu de todos os adesivos disponíveis, bem como emoticons (emojis) .
Meu conselho : use-os como achar melhor e com sabedoria em sua história para despertar curiosidade e engajamento.
geolocalização
Geotags são balizas geográficas.
Ao geolocalizar uma História, você pode estar presente nas Histórias relacionadas a este lugar (por exemplo, Paris ou um restaurante no seu bairro).
Para fazer isso, adicione um adesivo de localização à sua história para que seu público saiba onde você está.
E se sua história estiver indo bem, o Instagram pode até apresentá-la em histórias georreferenciadas naquele local.
Hashtags
As hashtags geralmente são usadas para serem descobertas nas redes sociais.
Mas no Stories, eles afastam seus seguidores da sua conta e os expõem às postagens de outras pessoas.
Meu conselho : hashtags em Stories, como no seu perfil, só são eficazes se forem suas próprias hashtags.
Aqui estão algumas ideias de boas hashtags para usar em suas histórias:
- A hashtag do concurso assim que você organizar um,
- A hashtag da sua marca se a sua história encorajar seus clientes a postar fotos usando seu produto…
Com suas hashtags, você certamente os redirecionará para uma coleção de postagens relacionadas à sua marca.
Use o Instagram Live para apoiar suas histórias

Assistir a Live de outra pessoa no Instagram é uma coisa, fazer você mesmo é outra.
Na verdade, como é gravado em tempo real, você tem menos controle.
No entanto, é um formato muito interativo que merece ser explorado.
A principal vantagem das Lives é que seus assinantes recebem uma notificação assim que você começa, a menos que tenham desativado as notificações.
Meu conselho : dê a eles tempo para acompanhá-lo antes de começar. Lembre-se de fornecer alguns segundos antes de iniciar a Live.
Como este é um formato interativo, considere incentivar seu público a participar de alguma forma, como coletar feedback ao vivo…
Depois de terminar sua transmissão ao vivo, você pode carregá-la em sua história e disponibilizá-la nas próximas 24 horas.
Nota : sendo raros os vídeos ao vivo, o Instagram está tentando destacá-los ainda mais. Eles se destacam dos outros Stories com um ícone específico, que te coloca ainda mais em evidência.
Meu conselho : se você tem um número significativo de assinantes, mergulhe e experimente o Instagram Lives.
Aqui estão algumas ideias:
- Organize um concurso ou convide seu público a apostar em um resultado,
- Organize uma sessão de perguntas e respostas ou AMA (Pergunte-me qualquer coisa),
- Cobrir um evento ou compartilhar um momento interessante,
- Apresentar um programa de entrevistas,
- Contrate um influenciador…
Esse recurso pode ser assustador, mas o Instagram Live é uma ótima ferramenta de engajamento para contas com um grande número de fãs leais.
Direcionar tráfego para seu site e produtos

Anteriormente, a biografia do seu perfil do Instagram era o único lugar para adicionar um link clicável.
Com Histórias, você pode:
- Direcione-os para sua biografia e incentive-os a clicar no link,
- Ou insira um link diretamente na história.
Através do link na sua bio
Hoje, com o Stories, você pode se beneficiar de 2 princípios básicos para converter:
- A dádiva ,
- E uma chamada para ação (CTA).
Em ergonomia, o termo “affordance” refere-se à “capacidade de um objeto sugerir seu próprio uso.
Além de incentivar seu público a clicar no link da sua biografia, considere mencionar, em seus Stories, sua própria conta (@yourhandle) ou usar uma seta para apontar para seu avatar no canto superior esquerdo.
Essas 2 dicas levam ao seu perfil.
Através de um link na história
Você pode inserir links nas suas Stories, que apontam para a página inicial do seu site, do seu blog, das páginas dos seus produtos… enfim, onde você quiser!
Como alternativa, você também pode direcionar seu público de seus Stories para suas páginas no Shopping. Para fazer isso, use adesivos de produtos para exibir seus produtos em sua história. É assim que seu público pode aprender mais e até mesmo fazer uma compra.
Nota : você só tem a atenção do seu público por breves momentos, então, quando quiser que eles tomem uma ação específica, seja direto.Bônus : a guia Explorar é onde os usuários do Instagram vão para descobrir novos conteúdos e contas. É organizado por seus interesses, hashtags e comportamento no aplicativo.
Se você está lá, coloca seus produtos na frente de um público que nem segue sua conta.
A importância do CTA
Um botão de chamada para ação (CTA), por outro lado, é uma instrução direta que leva seu público a fazer o que você deseja.
Sem um CTA explícito, a ação padrão provavelmente irá para a próxima história.
Como regra geral, sempre adicione um CTA, seja em suas legendas do Instagram ou em seus Stories.
Aqui estão alguns exemplos de CTAs para usar:
- Confira mais fotos em #yourbrandhashtag,
- Deslize para cima para pegar este produto,
- Toque agora para aproveitar x% de desconto…
Organize os stories em “destaque” no seu perfil

As histórias são de curta duração, mas podem ser salvas como destaques para fixar em seu perfil.
Observação : esses destaques são compostos por Stories que você pode organizar de acordo com seus próprios temas com títulos específicos.
Você pode usá-los para:
- Apresente sua conta para seus novos assinantes com um “Comece aqui”,
- Mostre a seus clientes, suas equipes,
- Apresente sua oferta,
- Anuncie uma promoção, vendas…
Analise os resultados com o Instagram Analytics
Com uma conta pessoal, fica difícil analisar o desempenho dos seus Stories.
Na verdade, você tem apenas alguns indicadores, com exceção de:
- Número de visualizações . Você também pode descobrir quem visualizou sua história passando o dedo sobre o número,
- E responde quando um espectador envia uma mensagem para você por meio de sua história.
Mas com uma conta profissional, você tem acesso a uma ampla gama de indicadores para analisar com mais detalhes o desempenho de seus Stories.
Então você tem acesso a:
- Por número de impressões e alcance ,
- Detalhes das ações realizadas em suas histórias , como o número de pessoas que agiram, responderam ou “vazaram”.
Use essas informações para determinar o que traz mais engajamento e onde você perde a atenção.
Seja porque suas histórias são muito longas ou muito curtas, você pode melhorar seu conteúdo com o tempo.
FAQ – 3 perguntas sobre a importância dos stories para o marketing no Instagram
Faz sentido investir em Instagram Stories para uma empresa?
Sim. Os benefícios que você pode obter são inegáveis, seja qual for o seu setor de atividade. Se mais de 500 milhões de usuários usam o Stories diariamente, não é sem razão.
Os Stories ajudam a aumentar o engajamento do seu público no Instagram?
Sim. Essas são ótimas ferramentas para aumentar o engajamento com seu público. Basta usar estrategicamente stickers, geolocalização e as principais hashtags.
É possível incorporar um link no Stories?
Sim. Você pode adicionar um cliente clicável em suas histórias e não apenas em sua biografia. Você pode inserir um link diretamente na história ou direcionar seu público para sua biografia e incentivá-los a clicar no link incorporado.
Conclusão sobre o uso do Instagram Stories
O Instagram Stories é uma ótima ferramenta para alcançar e conquistar novos clientes , mas também para fortalecer sua conexão com seus clientes existentes.
Integrá-los à sua estratégia de Marketing Digital só pode ser benéfico para o seu negócio, especialmente com os muitos benefícios que você pode obter deles:
- Um arsenal de recursos à sua disposição,
- Uma oportunidade para gerar ainda mais tráfego,
- Outra forma de estar visível…
Além disso, criar uma história requer muito pouco esforço.
E você, usa o Stories como parte da sua estratégia no Instagram? Qual foi sua experiência até agora?