O marketing digital é uma das principais formas que as empresas e organizações têm para comunicar produtos, serviços e marcas diretamente com o seu público, utilizando vários recursos e plataformas digitais. As tendências de marketing digital para 2023 apontam para um futuro cheio de desafios e muitas oportunidades.

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O ano de 2023 vai trazer algumas novidades. Vamos agora analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano:

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais, sejam pequenos ou grandes, vão continuar a ser uma das principais forças impulsionadoras do marketing digital para o próximo ano.

Os influenciadores digitais estão entre os elementos decisivos no momento de uma compra, permitindo uma aproximação entre uma marca e o seu público-alvo. Vários estudos demonstram que a maioria dos consumidores utiliza as redes sociais como guia nas decisões de compra, o que torna os influenciadores digitais mais importantes neste processo.

Lives

As lives são umas das tendências de marketing digital que mais cresce e vai estar em grande destaque no próximo ano. É uma forma de marketing de conteúdo interactivo que permite aos clientes terem uma resposta imediata e às empresas e organizações mostrarem os seus produtos ou serviços.

Os vídeos em directo multiplicam-se pelas redes sociais, tornando-se comum haver lives a qualquer hora do dia, com os mais diversos objetivos, desde a partilha de conhecimentos, publicidade de serviços e produtos, entretenimento e espectáculos ao vivo de música.

Fim dos cookies

É dos temas mais falados nos últimos meses, os famosos cookies, pequenos arquivos criados quando acedemos a um website através do browser, com capacidade de rastrear o comportamento dos utilizadores, melhorando a forma como se comunica os produtos, serviços e marcas.

Uma revolução, chefiada pelo Google, que era para acontecer no início de 2023, foi adiada para início de 2024, a data limite para os profissionais de marketing digital criarem novas estratégias para recolher dados sobre leads que não sejam baseados nos cookies de terceiros, visto que o Chrome vai ficar sem suporte para qualquer tipo de arquivo que não seja do próprio Google.

O impacto na forma como os anúncios vão ser segmentados vai ser grande, visto que os cookies de terceiros permitem rastrear o comportamento e interesses dos utilizadores, possibilitando uma maior personalização.

Estas são as três tendências principais que, na minha opinião, vão fazer a diferença no próximo ano na área do marketing digital e impulsionar em grande escala os resultados das empresas e organizações.

6 TENDÊNCIAS E DESAFIOS DE MARKETING EM 2023 E COMO AS EMPRESAS PODEM SE PREPARAR

Enquanto muitas indústrias vêm enfrentando a necessidade de reinvenção para sobreviver frente às tecnologias 4.0, o marketing digital cresce a todo vapor. Cada vez mais, vemos projetos interessantes com foco na construção de mensagens relevantes para o público-alvo de suas empresas, com o objetivo de aumentar a captação e retenção de clientes.

Mas o desafio é grande: segundo o Relatório Anual de Marketing de 2022, realizado pela Nielsen, envolvendo dois mil profissionais de marketing ao redor do mundo, apenas 26% estão totalmente confiantes em seus dados de audiência. Isso porque a fragmentação digital contínua tornou a precisão dos dados, a mensuração e o ROI uma grande preocupação.

“Executivos do setor estão com dificuldade para acompanhar as mudanças de hábito do consumidor na mídia. Eles sabem que os dados primários são essenciais para suas estratégias e campanhas, e agora buscam ferramentas para isso”.

Seis tendências e desafios de marketing em 2023. Confira:

  1. Omnicanalidade
    No início do e-commerce, acreditava-se na concorrência entre o meio físico e o digital. Alguns previram que a loja virtual acabaria com as lojas físicas, e isso até ocorreu em alguns segmentos específicos, mas não é a regra. Hoje, sabe-se que a união do meio físico e do virtual traz inúmeras vantagens aos varejistas, sobretudo por permitir explorar o melhor de cada um desses universos.

“Sendo assim, é fundamental contar com um sistema de gestão preparado para atuar em meio a essa nova tendência”, afirma Kishnan.

  1. Copywriting
    Copywriting é uma estratégia que usa a escrita persuasiva para convencer o seu público-alvo a executar uma ação. Este tipo de conteúdo se utiliza de recursos como empatia, construção de relacionamento e legibilidade, enfatizando a apresentação dos benefícios do produto. O objetivo é atrair, motivar e educar o público-alvo, por meio de conteúdos ricos em informação e relevantes para aquele grupo.

“É uma relação construída em longo prazo, que visa gerar confiança e credibilidade pela maneira de informar”, diz ele, reforçando que o copywriting faz parte do marketing de conteúdo e dispensa a velha maneira de escrever texto puramente publicitário e com um único objetivo de vender.

  1. Migração para a nuvem
    A nuvem já é parte do nosso cotidiano porque, com ela, as empresas estão obtendo vantagens como flexibilidade, escalabilidade, segurança e alta disponibilidade. Porém, migrar para a nuvem precisa de planejamento. Antes de fazer isso, as organizações precisam se fazer perguntas sobre as aplicações e diferentes cargas de trabalho que serão migradas, quais as aplicações mais críticas e quais suportam menos indisponibilidade. Outro ponto importante é saber quais os custos e o tempo dispostos.
  2. Landing pages
    De acordo com a pesquisa estatística da consultoria de marketing Ascend2, o ato de usar uma landing page para direcionar o tráfego da campanha traz um aumento médio de 25% na taxa de conversão.

“Elas são bem mais diretas que as homepages, na qual o cliente pode ter várias mensagens ou diversos produtos para focar”, explica o CEO. Segundo ele, na landing page, é preciso elementos como um título forte, uma proposta de valor única (PUV) e uma chamada para ação irrecusável (CTA).

  1. SEO
    O SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos principais buscadores, como o Google, por exemplo. “No momento em que uma pessoa faz uma busca por algum produto ou serviço que está listado no seu site, caso ele e todo o conteúdo presente nele esteja bem posicionado, ele aparecerá nos primeiros resultados”, esclarece o executivo da Lumis.

A aplicação de SEO, quando feita adequadamente, começa ainda na criação do site de uma empresa, e envolve diversas técnicas e conhecimentos diferentes – daí a importância de contar com um bom fornecedor para fazer um bom projeto de SEO.

  1. Métricas
    As métricas de marketing são conjuntos de dados gerados a partir de ações em redes sociais, sites e plataformas de vendas e marketing que, quando organizadas, se transformam em informações quantitativas sobre o desempenho de um negócio. “Com uma boa análise de dados, é possível traduzir as métricas em percepções qualitativas que agregam valor às suas decisões”, destaca o executivo.

É preciso entender as métricas de marketing como um ecossistema que funciona em sinergia, uma vez que saber qual conteúdo engaja mais o seu público-alvo ajuda a elaborar planos de marketing mais assertivos e, consequentemente, fortalecem a sua imagem diante das pessoas que deseja atingir.