Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas já criaram sua conta no Koo, rede social que pode ser uma alternativa ao Twitter.

Após a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, os usuários temem o fim da rede social devido às novas condições que a atual administração busca de seus funcionários. A apreensão sobre o futuro da rede social fez os internautas criarem conta no Koo. O site da Índia, no estilo microblog, é utilizado para compartilhar atualizações e opiniões pessoais.
Por sua similaridade ao Twitter, a plataforma está se tornando mais popular e uma contrapartida a rede social comprada por Elon Musk. Lançado em março de 2020, por uma startup com sede em Bengaluru, Índia, o aplicativo permite acompanhar tendências e usuários, incluindo celebridades e pessoas de destaque.
Em 2021, o site se expandiu para a Nigéria, quando o país suspendeu o Twitter. Agora, a equipe do Koo quer atingir 100 milhões de usuários até o final de 2022. O aplicativo está disponível nas versões IOS e Android, e já atingiu mais de 50 milhões de downloads.
Koo vira febre no Brasil: veja como abrir o seu
Os brasileiros estão trocando o Twitter pelo Koo, rede social de origem indiana que tem funcionalidades parecidas com as da empresa do passarinho azul. A debandada, iniciada na sexta-feira (18), foi motivada pelas notícias nenhum pouco otimistas sobre o futuro do Twitter, comprado recentemente pelo magnata Elon Musk.
Informações sobre demissões em massa na empresa, além de mudanças pouco populares – como a possibilidade de comprar o selo “verificado – levaram twitteiros a acreditarem que a rede está com os dias contados. E, para sustituir, a rede social escolhida foi o Koo, possivelmente devido a sonoridade da palavra
O Koo é uma startup criada em 2020 pelos indianos Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, que possui menos de 300 funcionários. Até a quinta-feira (17), havia menos de 2 mil usuários brasileiros na plataforma, de acordo com os desenvolvedores, que concederam entrevista ao Extra. Em um único dia, a rede social foi invadida por mais de um milhão de brasileiros, obrigando a enxuta equipe a se desdobrar para manter tudo funcionando.
Mas a invasão brasileira no Koo – com o perdão do trocadilho – animou a empresa, que prometeu já para este sábado (19), a versão em português da plataforma e também a organização do feed na linha do tempo.
De acordo com os desenvolvedores, o nome Koo é o som feito pelo pássaro amarelo, símbolo da empresa, que aqui no Brasil se popularizou como pintinho amarelinho. A plataforma chegou a fazer enquete com os brasileiros pedindo sugestões de nomes, devido o duplo sentido da marca, mas os brasileiros negaram e a plataforma se tornou uma das maiores geradoras de memes desde então.