Quando você pensa em TikTok, o que vem primeiro à sua mente? Desafios de dança? Vídeos fofos de animais?
Com 1 bilhão de usuários mensais e sendo a 4ª plataforma de mídia social mais usada no mundo, não deve ser subestimada. Se você descartou uma estratégia de marketing TikTok como não para você ou muito esforço, pode estar perdendo. Olha, nós entendemos, como um negócio B2B não é sua primeira prioridade, o LinkedIn claramente vem em primeiro lugar quando se trata de seu marketing de entrada B2B. MAS se você tiver capacidade suficiente para implementá-lo, o TikTok pode ser ótimo para você, para a marca do empregador, para conscientização e muito mais.

Portanto, estamos aqui para compartilhar nossas principais dicas e pensamentos sobre como começar com o TikTok e como você pode utilizá-lo da melhor maneira para sua estratégia de marketing.
1. Pergunte a si mesmo: ‘Uma estratégia de marketing de entrada TikTok B2B é para mim?’
Em primeiro lugar, não coloque o cavalo na frente da carroça. Só porque uma estratégia de marketing do TikTok está funcionando para muitas empresas com sucesso, não significa necessariamente que funcionará para você.
Seu mercado-alvo está no TikTok? De acordo com Nick Brucker, da Forbes, o TikTok foi usado principalmente na faixa etária de 16 a 24 anos . Agora, no entanto, o TikTok atende a uma ampla faixa etária, com 45% na faixa etária de 25 a 44 anos. Certifique-se de que, ao planejar seguir esse caminho, sua estratégia de marketing do TikTok esteja alinhada com seus principais valores de inicialização , isso ajuda na sua autenticidade, confie em nós!
2. Por onde começo?
Seu primeiro porto de escala é, obviamente, criar uma conta. Isso é simples e fácil de fazer, basta baixar o aplicativo e criar uma conta.
O truque aqui é não verificar sua conta como uma conta comercial… mas explicaremos o motivo mais adiante.
Interaja com seu público antes mesmo de começar a postar. Isso dá à sua conta um pouco mais de autoridade e permite que o algoritmo do TikTok entenda o que os usuários devem envolver com seu conteúdo.
3. Estabeleça seu público-alvo – diga olá à sua estratégia de hashtag
Encontrar seu público no TikTok é simples, quando feito corretamente. Você precisa mergulhar fundo no que seu público-alvo gosta online. Eles procuram apenas entretenimento ou estão procurando mais conteúdo educacional?
Hashtags são indiscutivelmente a melhor maneira de direcioná-los. Ter uma lista de hashtags intercambiáveis significa que você pode testar e experimentar algumas combinações até atingir o ponto ideal.
4. Sons de tendências são fundamentais
Os sons em alta são uma maneira fantástica de chegar rapidamente ao seu público, seja para fins educacionais ou de entretenimento. Muitas empresas até participam dos desafios do TikTok que podem aumentar enormemente seu alcance e colocar seus vídeos na frente de ainda mais pessoas. Você nunca sabe, um desafio TikTok de 15 segundos em seu escritório pode torná-lo viral! Veja este vídeo viral do Canva. Eles usaram esse som de tendências para mostrar um recurso de seu software e receberam mais de 650.000 visualizações!
@eb.emersonbrito Frase Motivacional Nenhum obstáculo é tão grande… #frases #frasesmotivadoras #frasesmotivacionais #frasemotivacional ♬ som original – eb.emersonbrito
Nota importante: também é aqui que não ser verificado entra em jogo. Infelizmente, algumas contas verificadas não podem usar músicas ou sons populares devido à violação de direitos autorais. A maneira mais fácil de contornar isso é não ser verificado!
Psst, você pode até marcar seu vídeo com um som de tendência específico, mas colocá-lo no mudo. Dessa forma, ele não interromperá suas mensagens, MAS ainda o colocará na frente das pessoas certas.
5. Como garantir que seus vídeos chamem a atenção
Antes de entrar no TikTok, você precisa ter uma forte estratégia de postagem para apoiá-lo. O TikTok não é igual a outros canais sociais onde você pode postar algumas vezes por semana e pronto. O TikTok prospera com postagens regulares. O algoritmo deles aprende sua programação de postagem e usa isso ao mostrar conteúdo aos usuários em sua ‘Página para você’. Se você postar esporadicamente, não está dando ao algoritmo a chance de aprender e, portanto, suas visualizações serão prejudicadas.
O melhor dos vídeos do TikTok é que eles são relativamente rápidos e fáceis de criar. No que diz respeito à duração, a plataforma prospera em vídeos curtos. Mesmo que você possa criar TikToks com 3 minutos de duração, do ponto de vista de marketing, eles devem ter cerca de 15 segundos de duração, dependendo do conteúdo. Você precisa prender a atenção do seu público naqueles primeiros segundos e fazer com que eles fiquem até o final. Vídeos de tendências rápidos e engraçados devem ser mais curtos, enquanto um vídeo de ‘Como fazer’ deve ser mais longo; mas tente evitar a ‘Parte 2’!
Uma dica importante aqui é não se esqueça das legendas . Além de tornar seus vídeos mais acessíveis, também significa que seu público pode assistir a seus vídeos onde quer que esteja, sem som, e não perder nada.
6. Seja autêntico
Criar conteúdo original específico para você e sua marca é fundamental. O TikTok é muito parecido com o Reddit, na medida em que seus usuários anseiam por autenticidade e podem sentir o cheiro da falta de autenticidade a um quilômetro de distância. Apoie-se em seus USPs, o que o torna diferente? A comunidade TikTok adora criar startups e pessoas reais, então compartilhe sua história! Você abriu sua empresa porque percebeu uma lacuna no mercado? Talvez você tenha percebido em seu trabalho do dia a dia que um determinado produto ou serviço era necessário para tornar a vida mais fácil? Seja real e se envolva com seu público. Eles vão te agradecer por isso!
Principais conclusões
O TikTok serve apenas para vender… Errado!
Se você tem um produto tangível, essa pode ser uma ótima maneira de comercializar para um público amplo por um custo relativamente baixo. No entanto, o principal objetivo da sua conta (pelo menos quando você começa) é nutrir o reconhecimento e a fidelidade à marca. Basta verificar os gostos de Morning Brew ou Square . Ambas as contas utilizam massivamente influenciadores, tendências de sons e duetos para se conectar com seu público de uma forma muito real.
Esse método de marketing também é fantástico para a marca do empregador. Ser capaz de ficar na frente de potenciais novos funcionários superestrelas é um benefício definitivo. Especialmente quando você pensa em start-ups e empresas de segurança cibernética. Não há melhor maneira de mostrar que empresa fantástica para a qual você é trabalhar do que mostrar os bastidores reais do dia a dia e as pessoas que compõem sua empresa.
Marketing de influenciadores no TikTok
O marketing no TikTok evoluiu exponencialmente após a pandemia. Agora você raramente verá #ad ou #spon dos criadores. A utilização de comediantes e criadores inovadores está rapidamente se tornando a escolha certa. Você pode usar esses vídeos em seu próprio canal. Quando feito corretamente, o vídeo parecerá vindo diretamente do criador e você pode compartilhar a boa vontade e a popularidade que o criador pode ter. Isso pode fazer maravilhas pelas suas taxas de engajamento!
Seja paciente
Uma boa estratégia de marketing do TikTok não é para os fracos de coração. Você pode fazer com que um vídeo receba milhares de visualizações e o próximo vídeo tenha muito poucas. Uma estratégia forte e consistente é o que lhe dará uma vantagem sobre seus concorrentes e o levará ao sucesso do TikTok.
Se você tiver tempo e recursos, o marketing do TikTok pode ser o seu caminho. Tem a capacidade de preencher uma lacuna e mostrar o lado mais humano da sua organização. Embora não seja adequado para todos os negócios, é definitivamente um caminho que você deve investigar. Uma observação importante a ser lembrada é que, por melhor que o TikTok possa ser para o seu negócio, ele precisa fazer parte de uma estratégia de conteúdo mais ampla. Assim como o planejamento de peças de conteúdo, como blogs, webinars, whitepapers, etc., com foco em tópicos ou palavras-chave específicas, sua estratégia de marketing do TikTok deve ser uma adição, não uma forte estratégia de planejamento de conteúdo.