As 10 principais plataformas de compartilhamento de vídeo como alternativas ao YouTube

O conteúdo de vídeo está crescendo rapidamente, estima-se que haverá 1 milhão de minutos de vídeo por segundo até 2020. No marketing digital, as empresas estão começando a mudar seu foco de marketing de postagens de blog para vídeos devido à sua eficácia.

Vários estudos mostraram que os vídeos podem aumentar o tráfego da Web , as classificações da página do Google, o envolvimento do usuário e as taxas de conversão . Os consumidores também têm 12 vezes mais chances de compartilhar um vídeo do que qualquer outro tipo de conteúdo.

Liberdade Geográfica – Munndo sem Fronteiras

Quando se fala em plataformas de compartilhamento de vídeos, o YouTube é o primeiro site que vem à mente. Não é estranho, considerando que o YouTube é o maior compartilhamento de vídeos e o segundo maior site do mundo, atrás apenas do Google.

No entanto, nem todos os tipos de vídeos estão no YouTube. Neste artigo, vamos dar uma boa olhada em 10 sites de compartilhamento de vídeos como alternativas ao YouTube. Essas plataformas têm seu próprio nicho que as torna únicas à sua maneira.

1. vimeo

Vimeo é um site de compartilhamento de vídeo semelhante ao YouTube, exceto que oferece vídeos de maior qualidade usando 4k Ultra HD. Também é uma plataforma sem anúncios, ao contrário do YouTube, para garantir que os espectadores possam se concentrar em assistir aos vídeos sem distrações. O Vimeo é o melhor lugar para criadores de vídeo compartilharem seus vídeos de alta qualidade com outras pessoas.

No entanto, como qualquer plataforma, também possui pontos fracos. Você pode enviar quantos vídeos quiser no YouTube sem qualquer limite, no entanto, esse não é o caso do Vimeo. Aqui, o limite máximo por semana é de apenas 500 MB e pode ser atualizado para 5 GB para usuários premium.

Mas vamos ser honestos, isso não é nada comparado ao número de vídeos que você pode enviar no YouTube gratuitamente.

2. Dailymotion

Esta é provavelmente a alternativa mais semelhante ao YouTube, já que o Dailymotion oferece o mesmo layout e categorias de vídeo que facilitam a transição do YouTube. Com 112 milhões de visitantes por mês, esta plataforma é seguramente uma das maiores concorrentes do YouTube.

A vantagem de usar o Dailymotion é que ele tem uma política de vídeo menos rígida em comparação com o YouTube. Você pode enviar qualquer tipo de vídeo que desejar, ninguém os removerá. A desvantagem disso é a falta de supervisão de vídeos piratas.

Além disso, você só pode enviar vídeos de alta qualidade se for um usuário profissional. O vídeo de alta qualidade tem um limite de resolução de 1080p e pode ter apenas 20 minutos de duração.

3. Dtube

Semelhante ao Dailymotion, o Dtube também possui a mesma interface de usuário do YouTube. Mas essa é a única semelhança que eles têm, porque a maneira como o Dtube opera é completamente diferente da gigante do compartilhamento de vídeos.

O Dtube usa a tecnologia blockchain para armazenar os vídeos, não um servidor centralizado como o YouTube. Como resultado, os vídeos e dados pessoais aqui estão praticamente protegidos contra hackers. Além disso, esta plataforma não contém anúncios e oferece receita de criptomoeda para seus criadores de conteúdo.

4. PeerTube

Assim como o nome, PeerTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeo ponto a ponto. Em vez de usar um servidor como o YouTube e muitos outros sites de vídeo, o PeerTube dá liberdade a seus usuários para hospedar seu próprio servidor, chamado instância. Cada instância contém um usuário e seus vídeos e podem se conectar uns aos outros.

Você é livre para enviar qualquer tipo de vídeo nesta plataforma sem ter que se preocupar em ser banido. A única fraqueza do PeerTube é sua idade relativamente jovem, tornando a videoteca não tão rica quanto seus concorrentes estabelecidos.

5. Veoh

Veoh é como um híbrido de streaming de vídeo e plataforma de mídia social. Você pode enviar vídeos pelo tempo que quiser (sem limite de duração) e compartilhá-los facilmente com seus amigos. Você também pode participar de grupos e fóruns e conversar com as pessoas lá. Assim como nas redes sociais , você precisa se envolver com muitas pessoas e fazer com que gostem do seu conteúdo para que seu canal cresça.

6. TED

É hora de entrar em algum território de nicho. Para aqueles que procuram um site de streaming de vídeo educacional, o TED pode ser adequado para você. Esta plataforma tem mais de 3.000 palestras que abrangem uma ampla gama de temas como tecnologia, ciência, negócios, sociedade, humanidade e crescimento pessoal, entre muitos outros.

7. Twitch

Após um longo dia de trabalho ou um longo vídeo de palestra do TED, você pode ir ao Twitch para assistir a alguns vídeos ao vivo. Não apenas uma alternativa comum do YouTube, o conteúdo do Twitch é focado apenas em jogos, embora você também encontre muitos vídeos não relacionados a jogos.

Embora tenha uma forte comunidade de jogos, o YouTube ainda é melhor em algumas áreas. Em primeiro lugar, você ganha muito mais dinheiro fazendo um vídeo ao vivo no YouTube do que aqui. Em segundo lugar, você não pode retroceder vídeos no Twitch e, por último, o desempenho da transmissão ao vivo é um pouco mais lento em comparação com o YouTube.

8. Metacafe

O Metacafe é o lar de vídeos curtos que não duram mais de 90 segundos e são em sua maioria de baixa qualidade. Mais pessoas conhecerão o Snapchat e o Instagram Stories do que o Metacafe, embora ofereça um serviço semelhante e seja mais antigo que os dois aplicativos. No entanto, os vídeos no Metacafe permanecerão para sempre e não desaparecerão após 24 horas.

O Metacafe é como uma mini alternativa ao YouTube, onde você pode pesquisar vídeos com base em tópicos e categorias de tendências, além de se inscrever em um canal. As pessoas aqui geralmente procuram vídeos engraçados, análises rápidas de produtos e tutoriais.

9. Vevo

Depois de falar sobre vídeos educativos, plataformas de jogos e uma pequena biblioteca de vídeos, é hora de um site de compartilhamento de vídeos focado apenas em videoclipes. Portanto, se você gosta de música e deseja assistir apenas a videoclipes, acesse o Vevo .

Este site oferece mais de 400.000 videoclipes de alta qualidade da Sony Music Entertainment e do Universal Music Group. No entanto, você não pode enviar seu próprio videoclipe aqui, o que significa que o Vevo é mais adequado para entusiastas da música do que para músicos.

10. O Arquivo da Internet

Se você está procurando um programa de TV ou filme infantil, mas não consegue encontrá-lo em nenhum lugar, talvez deva começar a procurar no Internet Archive . Assim como o nome, é um site que armazena filmes antigos e clássicos, documentários, séries de TV e outros tipos de vídeos.

Além de permitir que você encontre imagens raras que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar, você também pode enviar seus próprios vídeos. No entanto, não fique desapontado se não conseguir encontrar conteúdo novo e atualizado suficiente nesta plataforma em comparação com outras plataformas de vídeo.