Aprenda como aproveitar ao máximo as mídias sociais no próximo ano e aumentar a descoberta e o alcance orgânico de sua marca.
Se você deseja que sua marca tenha sucesso em 2023, é hora de intensificar sua estratégia de mídia social.
À medida que as pessoas recorrem cada vez mais à barra de pesquisa nas plataformas de mídia social, otimizar seu conteúdo para os algoritmos de pesquisa da plataforma é mais importante do que nunca.
E com o novo tipo de resultado de vídeo curto do Google, também é um ótimo momento para priorizar o conteúdo de vídeo de formato curto, que anda de mãos dadas com as tendências atuais de mídia social.
Por que otimizar para pesquisa de mídia social?
Mais e mais pessoas estão usando a mídia social como um mecanismo de pesquisa. Na verdade,
- 59% da população mundial usa a mídia social por uma média de 2 horas e 30 minutos diariamente.
- O YouTube é o segundo mecanismo de pesquisa mais popular depois do Google.
- 40% da Geração Z prefere pesquisar no TikTok ou Instagram em vez do Google.
- O Facebook realiza em média mais de 2 bilhões de buscas por dia.
- 83% dos usuários do Instagram dizem que os ajuda a descobrir novos produtos e serviços.
A pesquisa social pode aumentar o alcance da mídia social e o tráfego do site porque essas plataformas mantêm os usuários na plataforma por mais tempo .
Melhores práticas de otimização de mídia social
É essencial considerar o algoritmo de cada plataforma ao otimizar. Então, vamos olhar para cada um.
Como otimizar para o algoritmo do Facebook
O Facebook tem impressionantes 2 bilhões de pesquisas por dia, então otimize seu perfil e conteúdo:
- Usando palavras-chave de sua categoria de negócios (quando disponível) e descrição de negócios em seu perfil.
- Usando palavras-chave na legenda do seu conteúdo.
- Escolher uma imagem/vídeo que reflita a palavra-chave.
- Lembrando que hashtags não são fator de ranqueamento de busca (exceto reels).
- Usando conteúdo de vídeo, já que normalmente tem melhor desempenho em alcance, engajamento e pesquisa.
Como otimizar para o algoritmo do Instagram
O Instagram permite que os usuários descubram novos produtos e serviços, então otimize seu perfil e conteúdo usando:
- Palavras-chave na linha de nome – limite de 64 caracteres.
- Palavras-chave em sua biografia.
- Palavras-chave na legenda, hashtags e texto alternativo.
- 30 hashtags (se houver 30 relevantes), uma mistura de popular e de nicho.
- Carrosséis e bobinas para alcance.
Como otimizar para o algoritmo do TikTok
Você pode otimizar seu perfil e conteúdo para a Geração Z, que prefere pesquisar no TikTok e Instagram em vez do Google, usando:
- Palavras-chave na linha de nome (limite de 30 caracteres).
- Palavras-chave na legenda, hashtags e no próprio vídeo (texto/som).
- Três a cinco hashtags, uma mistura de tags de tendências/populares e mais de nicho.
Como otimizar para o algoritmo do YouTube
O YouTube, o segundo buscador mais popular depois do Google, tem mais formas de ser otimizado do que as outras plataformas.
- Título: Use palavras-chave o mais próximo possível do início (ideal de 46 caracteres) para os títulos.
- Descrição: Acima da dobra, use uma breve descrição e palavra-chave principal. Abaixo da dobra, use palavras-chave secundárias e uma frase de chamariz.
- Tags: Inclua de cinco a oito palavras-chave.
- Hashtags: Use três hashtags focadas em palavras-chave.
- Nome do arquivo: nomeie seu arquivo de vídeo como o título do vídeo do YouTube.
- Áudio: Use palavras-chave.
- Closed Captioning: Habilite isso e gere automaticamente as transcrições.
- Categoria do anúncio: inclua uma categoria.
Vale a pena notar, no entanto, que os tipos de resultados de vídeo curtos estão começando a aparecer nas plataformas sociais nos resultados de pesquisa do Google.
São Reels do Instagram, Reels do Facebook, vídeos do TikTok e Shorts do YouTube.

Agora que você sabe como otimizar por plataforma, é hora de criar sua estratégia de palavras-chave de mídia social.
Como criar sua estratégia de palavras-chave de mídia social
Ao escolher suas palavras-chave de mídia social, é essencial:
- Maximize seu conteúdo. Use as palavras-chave que você encontrou para o seu site. Você pode refinar essas palavras-chave usando coisas como sugestão automática em cada plataforma.
- Valide o volume de pesquisa. Use ferramentas de SEO que fornecem dados sobre menções sociais diárias e palavras-chave em tipos de resultados de vídeo e carrossel de vídeo. Outra forma de validar o volume de buscas nas redes sociais é o volume de uso de uma hashtag no Instagram.
- Esteja atento à relevância e à intenção. Antes de finalizar sua estratégia de palavras-chave de mídia social, verifique se ela é relevante para seu conteúdo e público-alvo. Certifique-se de que a intenção de pesquisa esteja alinhada com o tipo de conteúdo que você está criando.
Não se esqueça de medir os seguidores de engajamento e o tráfego do site a partir dessas otimizações nas redes sociais e se você está acompanhando com precisão.
Saiba o que é incluído no tráfego de referência para mostrar seus números com precisão para que você possa tomar decisões de marketing mais informadas.