Você possui uma pequena empresa que está tentando expandir? Para quase todas as pequenas empresas, uma estratégia de marketing moderna é essencial. E parte de uma estratégia moderna sempre deve ser a mídia social, especialmente por causa de seu valor para SEO local, construção de relacionamento e boca a boca. No entanto, especialmente quando você começa, usar todas as principais redes pode não ser prático. Para muitas empresas, o Facebook é a primeira escolha.

Quase 2 bilhões de pessoas usam o Facebook, tornando-o uma poderosa ferramenta de marketing para pequenas empresas. Se você não está aproveitando tudo o que o Facebook tem a oferecer, está perdendo muitos clientes em potencial. Neste post, daremos 15 dicas para o sucesso ao usar o Facebook para sua pequena empresa. Se você está apenas começando ou já usa o Facebook há algum tempo e deseja melhorar seus resultados, essas dicas ajudarão. Então vamos começar!

O básico: configure sua página para o sucesso

O marketing bem-sucedido do Facebook começa com a configuração de sua página do Facebook para o sucesso. Todos os elementos da sua página devem ser voltados para causar uma boa impressão e apresentar uma história de marca atraente. No entanto, isso é realizado de forma diferente para vários tipos de negócios. Por exemplo, uma firma de contabilidade causará essa impressão de maneira diferente de uma cafeteria ou mecânico de automóveis.

1. Dê uma olhada em seus concorrentes

Como muitas pequenas empresas já estão usando o Facebook, você pode aprender MUITO apenas olhando para seus concorrentes. Por exemplo, sua concorrência apresenta os funcionários como seu melhor trunfo ou um ambiente agradável? O produto em si é o seu melhor ponto de venda? Ao visualizar a página de cada concorrente, pense em como eles se apresentam ao público. Isso é algo com que você pode contar? Ou é apenas uma sugestão com a qual você pode aprender, como apresentar sua equipe profissional?

Se você não tem muita concorrência local, verifique os concorrentes maiores ou de outra área. Este é um problema relativamente comum em áreas rurais ou em locais onde você está introduzindo um novo produto ou serviço pela primeira vez. Embora obviamente você vá adaptar esses insights à sua área ou tamanho da empresa, ainda há muito a aprender.

2. Configure e otimize totalmente sua página comercial do Facebook

Certifique-se de escolher o nome e a categoria corretos e descreva completamente todas as opções de conteúdo disponíveis. Você não quer que seu perfil do Facebook para uma pequena empresa pareça que você acabou de criar. Além disso, as informações em sua página comercial são algo que o algoritmo do Facebook pode usar para segmentação de clientes, sugestões de conteúdo e outros recursos que ajudarão sua página comercial ou anúncios a obter mais visualizações. E para publicidade, informações completas e precisas ajudam a garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas CERTAS. Além disso, você provavelmente obterá mais curtidas no processo.

3. Use uma foto de capa forte

Você vai querer causar uma ótima primeira impressão com uma foto de capa forte. Embora você normalmente use um logotipo para a foto do perfil, a foto da capa na sua página de negócios do Facebook é um lugar para mostrar alguma personalidade. Para muitas empresas de serviços profissionais, uma fotografia da equipe é uma escolha comum. Por outro lado, um restaurante provavelmente mostraria uma parte particularmente agradável de sua área de jantar ou bar. Não importa o que você escolher, certifique-se de que reflita sua empresa, o que ela representa e por que os espectadores devem fazer negócios com você. Essa é uma maneira de maximizar o Facebook para pequenas empresas e seus recursos gratuitos.

As partes mais estratégicas da sua página do Facebook serão o botão Call to Action que você pode definir, bem como importar seu catálogo de comércio eletrônico para criar sua própria loja no Facebook em sua página. Obviamente, você pode não incluir um catálogo de comércio eletrônico se não for um negócio de compras, como serviços profissionais, mas se vender até produtos de pequeno porte (bonés de beisebol com logotipo e canecas de café de marca, por exemplo), certifique-se de dar às pessoas uma chance de comprá-lo.

Estratégia de conteúdo do Facebook

Agora que sua página está configurada, você precisa pensar em qual conteúdo vai publicar para engajar seu crescente número de fãs. Afinal, parte do motivo de ter uma página de negócios no Facebook é ter uma comunidade em torno de sua marca. Essas comunidades não são tão grandes usando o Facebook para pequenas empresas quanto seriam para multinacionais, mas ainda são importantes. A afinidade com a marca é fundamental para garantir que

5. Conheça seus tipos de conteúdo

No Facebook, muitos tipos de conteúdo, mas não todos, podem incluir uma hashtag de marca. Se possível, você deve ter um para que seus seguidores e fãs possam compartilhar histórias sobre sua empresa de forma que novas pessoas visitem sua página. Há uma lista desses tipos de conteúdo no site do Facebook.

6. Crie um calendário de conteúdo

Uma das melhores maneiras de garantir a apresentação consistente da mensagem da sua marca é com um calendário de conteúdo. Este é um cronograma de bastidores do que você quer dizer, como e quando. Você não terá necessariamente tudo pronto desde o início do calendário (entendi, nós, pequenos empresários, estamos ocupados). Mas é fundamental que você tenha um plano. Como dizem, uma falha em planejar é um plano para falhar.

7. Publique no Facebook de forma consistente com a intenção

Relacionado à necessidade de um calendário de conteúdo, certifique-se de postar de forma intencional e consistente. Tudo o que você postar deve ter algum tipo de propósito, desde a apresentação de produtos e serviços até o humor que ajuda a criar relacionamento com os clientes. Escolha uma frequência de postagem (idealmente todos os dias da semana) e cumpra-a porque você deseja que seus clientes esperem, até antecipem, seu próximo conteúdo.

8. Seja identificável, não vendedor

Ninguém quer ser vendido nas mídias sociais, portanto, não trate sua página do Facebook como um canal de publicidade. Uma das grandes coisas sobre a mídia social é que ela é construída sobre relacionamentos interpessoais. Por sua vez, a melhor maneira de vender usando o Facebook para pequenas empresas é construindo relacionamentos e, ao mesmo tempo, contando às pessoas o que você tem a oferecer. No processo, você encontrará novos fãs e clientes para o seu negócio e, com sorte, aumentará a receita.

Estratégia de engajamento do Facebook

O Facebook e as mídias sociais em geral devem ser uma via de mão dupla para o sucesso. Em outras palavras, não basta simplesmente postar algo em seu Facebook para a página de uma pequena empresa e esperar pelo melhor. Em vez disso, é importante ouvir seus fãs e clientes. Isso ajuda a fornecer prova social de que você é bom no seu trabalho. Além disso, postagens e páginas com muito engajamento são tratadas de forma mais favorável no algoritmo do Facebook. Vejamos como você pode maximizar o engajamento.

9. Interaja com seus fãs

Em primeiro lugar, interaja com seus fãs! Embora você não possa retornar um “curtir”, você pode responder a comentários ou perguntas. Dessa forma, seus fãs sabem que você responde às perguntas e preocupações deles no Facebook, e não apenas quando ligam para você. Além disso, solicitar engajamento, como fazer uma pergunta, aumenta a interação. Eu chamo essa técnica de escrever postagens de engajamento .

10. Vá ao vivo no Facebook

Outra ótima maneira de obter engajamento é ao vivo. Nesse caso, você produzirá conteúdo e o transmitirá em tempo real. Seus fãs podem interagir com você e uns com os outros desta forma, então é uma ótima oportunidade para construir relacionamento. Essa é uma ótima maneira de levar as pessoas aos bastidores da sua empresa, responder às perguntas em tempo real e criar uma comunidade de marca. Considere a colaboração de um influenciador para uma ferramenta de marketing divertida e eficaz.

11. Considere iniciar um grupo no Facebook

Uma das desvantagens do Facebook para páginas de negócios é que as pessoas têm apenas uma capacidade limitada de postar em seu perfil. Eles praticamente precisam responder às fotos ou postagens da sua empresa, em vez de serem espontâneos. Além disso, eles não podem fazer perguntas relacionadas ao setor com muita facilidade. O bate-papo do Facebook Messenger ajuda em consultas individuais, mas não ajuda no engajamento e significa que você deve responder às mesmas perguntas repetidamente.

Uma das maneiras mais fáceis de resolver esse problema, aumentar o engajamento e ganhar uma comunidade de marca é com um grupo no Facebook. Neste caso, literalmente um grupo de afinidade para pessoas que gostam dos seus produtos ou se interessam pelo seu nicho de alguma forma. Por exemplo, eu poderia começar um grupo no Facebook sobre marketing e voltado para executivos que possam precisar de ajuda com estratégia. Além disso, você pode considerar um grupo relacionado à sua comunidade. De qualquer forma, você obtém envolvimento e um nível de controle sobre o tópico de sua escolha.

Estratégia de anúncios do Facebook

O Facebook tornou-se pago para jogar, então os anúncios do Facebook se tornaram uma ferramenta essencial na estratégia de uma página do Facebook para pequenas empresas. Embora outras táticas do Facebook para pequenas empresas sejam relativamente simples, qualquer tipo de estratégia de anúncios pagos requer um redirecionamento cuidadoso e um planejamento de público para maximizar o ROI.

12. Considere investir em anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook permitem que você segmente dados demográficos específicos e semelhantes e oferece a capacidade de anunciar para o público no Facebook, Facebook Messenger, Instagram e até anúncios de clique para WhatsApp. Em muitos casos, você pode até segmentar pessoas que moram em sua área de mercado, não apenas segmentos demográficos e de público com base em interesses.

13. Estruture seu pixel estrategicamente 

Você tem o Facebook Pixel em seu site, certo? Caso contrário, você está perdendo uma das melhores ferramentas do Facebook para pequenas empresas, porque ajuda na análise do site e na otimização dos anúncios do Facebook.

Depois de instalar o código Pixel em seu site, você precisará configurá-lo. Enquanto outras partes do Facebook Ads Manager lidam com dados demográficos como idade e renda, o Pixel se concentra em eventos padrão. Isso inclui clientes colocando algo em seu carrinho de compras, indo para a página de compra ou até mesmo uma navegação específica. Então, quando um cliente realiza um desses eventos desencadeadores, ele pode ser redirecionado para o Facebook .

14. Crie públicos personalizados

O Meta Pixel ajudará você a criar um público de retargeting, mas não se esqueça de carregar seu banco de dados de e-mail ou lista de clientes para criar um público personalizado para o mercado. Afinal, são pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços em algum momento no passado. Em vez de serem clientes em potencial “frios”, muitas das pessoas nessas listas são clientes em potencial calorosos ou mesmo quentes, dos quais você pode ver negócios repetidos.

Otimize para obter melhores resultados

O marketing de mídia social exige que você sempre analise suas análises e encontre informações sobre como crescer. Você nunca sabe quando a análise mostrará algumas oportunidades perdidas ou áreas em que você não é mais relevante. Assim, você pode evitar gastar muito dinheiro com clientes em potencial ou públicos-alvo que provavelmente não se tornarão clientes.

15. Analisar análises

Aproveite o Facebook Insights para entender mais sobre seu público e conteúdo e procure dicas sobre como melhorar. As melhorias podem incluir recursos gratuitos do Facebook para pequenas empresas, adicionando outros conteúdos, como influenciadores de mídia social, ou ajustando seus gastos com publicidade.

No entanto, as análises são úteis para mais do que apenas publicidade. Em alguns casos, você encontrará algumas informações valiosas que podem moldar sua linha de produtos, como uma versão mais barata de algo para estudantes universitários. E, finalmente, a análise mostrará quais partes do conteúdo foram mais eficazes para que você possa ajustar o conteúdo futuro.

Conclusão

Como você pode ver, há muitas coisas a serem levadas em consideração ao fazer o marketing de sua empresa no Facebook. Mas com as ferramentas e dicas certas em mãos, é definitivamente possível. Embora tenha se tornado altamente pago para jogar, o Facebook para pequenas empresas continua útil mesmo com o uso de ferramentas gratuitas. Se você quiser instruções mais detalhadas sobre como executar qualquer uma das táticas que mencionamos hoje, verifique nossos outros posts no blog sobre marketing no Facebook. Enquanto isso, comece a colocar essas 15 dicas em ação e veja como sua pequena empresa prospera em uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo!