Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente não tem um grande orçamento de marketing. 

Mas não se preocupe. Você não precisa quebrar o banco para alcançar clientes e construir sua marca. 

Aqui estão 11 ideias de marketing baratas e criativas que alcançarão os resultados que você está procurando. 

1. Inicie um blog para o seu site 

Adicione um blog ao seu site e crie conteúdo que atraia novos clientes. 

A chave para engajar o conteúdo é usar seu blog para educar ou entreter. Não vá para a venda difícil. 

Em vez disso, pense em tópicos em sua área de especialização sobre os quais as pessoas possam querer aprender. 

Quando as pessoas pesquisam esses tópicos na Internet, esperamos que seu blog apareça. Utilize o SEO ao escrever e publicar seu blog para melhorar suas classificações de pesquisa. 

2. Aproveite ao máximo as mídias sociais 

Mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão nas redes sociais. Faz sentido usar esses pontos de venda para promover sua marca. 

Determine qual plataforma seus clientes estão usando – Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, TikTok ou qualquer um dos muitos outros aplicativos – porque é isso que você quer ser. É provável que você configure páginas em mais de um desses canais. 

Então, como o conteúdo do seu blog, suas postagens devem ser usadas para informar ou entreter. Concentre-se no engajamento – responda quando as pessoas fizerem perguntas ou comentários – e publique regularmente. 

Se isso parecer complicado, considere contratar uma agência de marketing de mídia social. Muitos oferecem planos para todos os orçamentos ou podem até trabalhar com você por projeto. 

3. Desenvolva um programa de indicações 

Incentive seus clientes anteriores a compartilhar suas experiências com sua empresa criando um programa de indicação. 

Ofereça-lhes incentivos, como descontos ou produtos gratuitos, para divulgar o quanto eles amam sua marca e inspirar seus familiares, amigos e seguidores a saber mais sobre o que sua empresa tem a oferecer. 

Os programas de referência são uma das maneiras mais fáceis e baratas de promover sua empresa. 

4. Use Fóruns da Internet

 As pessoas adoram conteúdo e adoram fazer perguntas. Portanto, não é surpresa que fóruns da Internet como Reddit e Quora sejam tão populares. 

As pessoas comentam sobre uma variedade de tópicos e questões nesses e em outros fóruns. 

É grátis criar uma conta nesses sites e responder às pessoas. Compartilhe sua experiência. Responder a perguntas. 

Não exagere em seus produtos e serviços, apenas forneça informações. Mantenha a conversa natural ao se envolver com novos clientes em potencial. 

5. Envie um e-mail para clientes anteriores 

Segmente clientes anteriores com uma explosão de e-mail cuidadosamente escrita. Envolva-os novamente oferecendo um incentivo, como um produto ou serviço gratuito, para trazê-los de volta ao site da sua empresa ou de volta à sua porta, se você for dono de uma loja física. 

Freqüentemente, é mais fácil – e mais barato – comercializar para clientes anteriores do que se conectar com novos. 

6. Escreva conteúdo para outra pessoa 

Sempre volta ao conteúdo, esteja você escrevendo para seu próprio blog, mídia social ou fóruns online. 

Que tal escrever conteúdo para o blog de outra pessoa? As postagens de convidados são uma maneira frequentemente subutilizada de direcionar tráfego para seu site. 

Quando você escreve uma peça para outro blog, eles vão linkar de volta para o seu site quando postá-lo. 

Além disso, considere a elaboração de artigos especializados para jornais locais ou publicações do setor. 

7. Realize um Concurso Online 

Realizar um concurso online é uma excelente maneira de direcionar tráfego para seu site e atrair novos interesses em sua empresa. 

Você pode organizar e medir os resultados do seu concurso usando vários parâmetros – curtidas e compartilhamentos no Facebook, retuítes, endereços de e-mail capturados, número de comentários. 

Esse interesse gerado pelo usuário não custa nada para construir sua marca. 

8. Organize um evento 

Organize um evento especial para angariar novos negócios. 

Este evento pode estar ligado a uma data importante, como o aniversário da sua empresa, ou o lançamento de um novo produto ou serviço. Ou você pode organizar um evento apenas porque deseja se conectar com sua comunidade, como um happy hour, festival de rua ou encontro de networking. 

Os eventos são uma ótima maneira de se conectar com clientes fiéis, bem como com novos clientes em potencial. 

Use esses eventos para conhecer novas pessoas, fazer algumas vendas, coletar algumas informações de contato e se divertir. 

Sempre certifique-se de acompanhar os eventos para continuar e desenvolver o relacionamento. 

9. Envie comunicados à imprensa 

Mesmo nesta era digital, enviar press releases para jornais, revistas e outros meios de comunicação é uma maneira fácil de promover seu negócio. Isso deve incluir uma mistura de publicações locais e da indústria. 

Esses meios de comunicação estão sempre em busca de novos conteúdos. Eles podem escrever um artigo mais aprofundado sobre sua empresa, adicionar seu evento ao calendário ou publicar seu comunicado à imprensa como um resumo de notícias. 

10. Forme parcerias criativas 

Colabore com outras empresas, organizações e indivíduos para formar parcerias promocionais criativas. 

Essas parcerias podem incluir concursos online, brindes e eventos especiais. 

Não tenha medo de pensar fora da caixa e se divertir com eles. Todas as partes envolvidas se beneficiarão da promoção para os clientes e seguidores umas das outras. 

11. Melhore seu site 

A primeira vez que muitos clientes encontrarão sua marca é quando eles acessam seu site após uma pesquisa na Internet. Portanto, é importante deixá-los com uma boa primeira impressão. 

O momento em que eles chegam ao seu site pela primeira vez é crítico. Com base apenas no seu design da web, 94% dos visitantes farão um julgamento rápido sobre sua marca. 

Avalie seu site para ver quais melhorias podem ser feitas. Publique conteúdo interessante, mas não sobrecarregue seus visitantes com informações. Escolha fontes fáceis de ler. 

Verifique se o site da sua empresa é compatível com dispositivos móveis. E mantenha o site da sua empresa carregando rapidamente. Ninguém se importará com suas ideias criativas de marketing se seu site for muito lento.