O SEO (Search Engine Optimization) existe desde o início da Internet, mas continua a ser parte integrante dos negócios e marketing online, mesmo em 2022. A maioria das empresas modernas nem existiria sem ele! Como tal, seria benéfico explicar por que o SEO ainda é vital para os negócios em 2022, especialmente considerando as recentes mudanças no algoritmo do Google que penalizam as práticas ruins de SEO na página. Os consultores de SEO contam com técnicas de chapéu preto de alto risco para classificar os sites de seus clientes acima de seus concorrentes.

Como funciona o SEO?
Os mecanismos de pesquisa classificam as páginas da web com base em quão relevantes e confiáveis elas são. Quanto melhor a classificação de uma página, maior a probabilidade de ela aparecer nas primeiras páginas de uma pesquisa no Google ou Bing. A otimização do mecanismo de pesquisa (ou SEO) é um processo que melhora a relevância do conteúdo da Web para que ele tenha uma classificação mais alta nas pesquisas.
Os mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam constantemente novas páginas, por isso é essencial usar boas práticas de SEO em seu site. Além disso, os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência, então você precisa se manter atualizado sobre essas mudanças para se manter competitivo.
Conteúdo de qualidade é uma necessidade para um bom SEO. Os mecanismos de pesquisa valorizarão seu site com informações originais e valiosas. Por exemplo, se você escrever uma postagem por mês e publicar apenas artigos curtos (1-2 parágrafos), o Google reconhecerá que seu site oferece pouco valor aos usuários. Por sua vez, sua classificação sofrerá. Portanto, seu objetivo deve ser publicar pelo menos duas postagens semanais para garantir que você tenha conteúdo suficiente em seu site.
Se você deseja aumentar sua classificação, precisa prestar atenção aos backlinks. Backlinks são simplesmente links em outros sites que apontam para o seu site. Quanto mais backlinks de alta qualidade você tiver e mais autoridade esses sites tiverem, melhor será a classificação do seu site no Google. A partir de 2022, mais de 40% de todos os cliques orgânicos vão para páginas em sites com mais de 10 backlinks de domínios de alta autoridade.
Ajudaria se você visasse pelo menos 20 a 30 backlinks de alta qualidade apontando para o seu site. Quanto ao conteúdo, você deve ter um conteúdo original todos os dias, que deve ter pelo menos 1000 palavras. Menos do que isso, e o Google o verá como um spammer tentando passar conteúdo de baixa qualidade. Se você não conseguir atender a esses requisitos mínimos, considere contratar um redator profissional ou ghostwriter para escrever para o seu site, em vez de tentar fazer isso sozinho.
Finalmente, a experiência do usuário é outra parte crítica de um bom SEO. Existem dois aspectos principais a serem considerados quando se trata de UX: usabilidade e design. A usabilidade de um site refere-se à facilidade com que os usuários navegam e encontram o que desejam em seu site. O design do site refere-se à aparência geral do seu site, incluindo cores, gráficos, imagens, layout, etc.
Como seria a pesquisa sem SEO
Google, Yahoo e Bing podem fornecer os resultados mais relevantes porque podem medir quanto tráfego da Web e menções de mídia social cada site recebe. Esses dados são capturados enquanto o Google rastreia a Internet. Por exemplo, uma pesquisa no Google verifica o número de links de outros sites apontando para seu site e quantas pessoas estão twittando sobre isso.
A otimização de mecanismo de pesquisa, ou SEO, é uma maneira de obter classificações mais altas no Google, Bing e Yahoo. O Google analisa vários fatores para determinar a classificação do seu site. Por exemplo, seu site precisa ter links apontando para ele de outros sites populares e você precisa de pessoas falando sobre isso nas mídias sociais. O tempo que seu site existe também é importante, pois sites mais antigos tendem a ter mais credibilidade.
O algoritmo do Google também considera sua autoridade em seu nicho. Se houver um grande volume de conteúdo em seu site, isso é bom. Isso mostra ao Google que você leva seus tópicos a sério e está comprometido em fornecer informações de qualidade. Da mesma forma, ter muitos links para outros sites dentro do seu também é uma vantagem, porque informa ao Google que você conhece pessoas em seu nicho e elas confiam em você o suficiente para criar um link para você.
1) As pessoas ainda estão usando mecanismos de pesquisa
As pessoas ainda estão usando os mecanismos de pesquisa, o que continuará por um tempo. O Google aumentou sua base de usuários em 50% nos últimos dois anos. Sem dúvida, as pessoas continuarão a usar os mecanismos de busca, pois eles estão rapidamente se tornando a nova maneira de navegar na Internet. Infelizmente, o conteúdo de muitos sites ficou obsoleto: o conteúdo de muitos sites ficou obsoleto porque é difícil acompanhar as mudanças que estão acontecendo no dia a dia. Se um site ainda precisar ser atualizado, ele será penalizado pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.
Se um site ainda precisar ser atualizado, ele será penalizado pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisa. Muitas vezes, pode levar meses até que o Google reconheça novos conteúdos e os indexe. Ainda existem muitos sites com conteúdo duplicado. Você provavelmente já se deparou com o mesmo conteúdo enquanto navegava em vários sites. As startups precisam se diferenciar: as startups terão que se sair melhor do que seus concorrentes se quiserem se destacar de outras empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes.
As startups terão que se sair melhor do que seus concorrentes para se destacar de outras empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes. Se uma empresa for otimizada corretamente, ela poderá reter clientes em potencial. Isso é especialmente verdadeiro para jovens startups que competem com empresas que já existem há anos. As atualizações de algoritmo punem o conteúdo de baixa qualidade: você precisa incluir conteúdo novo e atraente em seu site para evitar ser deixado de fora nas classificações dos mecanismos de pesquisa.
2) O Google está melhorando em entender a intenção do usuário
O Google está melhorando em entender a intenção do usuário, então o mecanismo de pesquisa agora reconhecerá a diferença entre alguém que quer comprar uma cadeira nova e alguém que está decidindo entre duas cadeiras diferentes. Isso significa que quando você digita novas cadeiras ou cadeiras no Google, o Google saberá que tipo de cadeira você está procurando e apresentará os resultados de acordo.
Além disso, o Google mostrará cadeiras e consultas de pesquisa relacionadas. Portanto, se você estiver procurando por uma nova cadeira e começar a digitá-la no Google, ele preencherá automaticamente suas consultas com uma cadeira de escritório nova ou de couro com base no que acha que você está procurando a seguir. Se a pesquisa de palavras-chave e a otimização na página estiverem corretas, você naturalmente terá uma classificação mais alta para palavras-chave e consultas altamente pesquisadas.
Mais evidências da maior capacidade do Google de entender a intenção do pesquisador vem de sua crescente participação nas pesquisas por voz. De acordo com um estudo da Statistic Brain, houve um aumento impressionante de 11.000% nas pesquisas por voz entre 2015 e 2018 e um aumento de 887% entre 2017 e 2018. Isso significa que você precisa otimizar seu site com base na intenção do pesquisador e não apenas nas palavras-chave, se você quer se manter competitivo em 2022.
3) Os algoritmos dos mecanismos de busca estão mudando constantemente
Os algoritmos do mecanismo de pesquisa estão mudando constantemente, portanto, se você não ficar atualizado com as alterações mais recentes, isso poderá afetar suas classificações de pesquisa.
Aqui estão algumas razões convincentes pelas quais o SEO ainda é vital para os negócios em 2022:
1) Os mecanismos de pesquisa fornecem mais do que apenas informações – eles respondem às nossas perguntas. Quando temos uma dúvida sobre algo, tendemos a fazer uma busca rápida no Google ou Bing e descobrir a resposta.
2) À medida que as pessoas ficam mais à vontade com os dispositivos móveis, elas pesquisam em seus smartphones e tablets. Como resultado, 70% de todas as pesquisas são feitas em dispositivos móveis.
3) As pessoas estão obtendo cada vez mais resultados de pesquisa de alto-falantes ativados por voz. Segundo pesquisa do Gartner, até 2020, mais de 75% das buscas serão realizadas em assistentes virtuais.
4) A forma como pesquisamos também mudou. Longe vão os dias de preencher longos formulários e digitar palavras-chave em uma barra de pesquisa. Em vez disso, agora falamos o que queremos. Segundo o Google, 20% das buscas em celulares vêm de comandos de voz.
5) Devido a essas mudanças, é ainda mais crítico que as empresas se mantenham atualizadas com os algoritmos dos mecanismos de pesquisa. Caso contrário, você pode ser penalizado pelo Google, o que pode afetar adversamente sua classificação geral de pesquisa.
4) O tráfego orgânico converte melhor do que outras fontes de tráfego
O tráfego orgânico converte melhor do que outras fontes de tráfego. Dados do Google mostram que a taxa de cliques para anúncios de pesquisa orgânica foi 2 vezes maior do que as taxas de custo por clique e, em média, as pessoas que clicaram em um anúncio tiveram 5 vezes mais chances de conversão. Você não pode ignorar esses números! Se você deseja um negócio de sucesso, é crucial investir tempo e dinheiro para obter uma boa estratégia de SEO, para que você esteja preparado para o sucesso mais tarde.
Com isso dito, vou compartilhar 7 razões pelas quais você ainda deve considerar investir em uma estratégia de SEO agora, mesmo que seu retorno sobre o investimento possa ser menos aparente. Mostrar todos esses benefícios (e saber o quanto o Google favorece sites com bom tráfego orgânico) ajudará a convencê-lo de que o SEO ainda deve ter um lugar em sua estratégia de marketing. É claro que nem sempre produzirá resultados imediatos, como publicidade paga, mas se você está tentando construir um negócio sustentável que dure ao longo dos anos, vale a pena dedicar algum tempo para garantir que está trabalhando nisso.
5) A taxa de cliques para resultados orgânicos está aumentando
Os resultados orgânicos ainda são significativos, mas a taxa de cliques para resultados orgânicos diminuiu com o surgimento das mídias sociais e plataformas de vídeo. No passado, um site teria uma classificação alta nos resultados do mecanismo de pesquisa e obteria muitos cliques. Recentemente, isso ainda não aconteceu. Por exemplo, quando alguém pesquisa trailers de filmes no Google. Eles receberão uma lista de trailers de filmes do YouTube, Vimeo, IMDB e outros sites. A única maneira de descobrir de onde veio o trailer é percorrer a lista e descobrir de que site ele veio. Com essa mudança de comportamento ocorrendo ao longo do tempo, é vital garantir que seu conteúdo seja constantemente otimizado para atingir seu público-alvo com eficiência, sem depender apenas de uma boa classificação nos resultados de pesquisa orgânica.
Para reter o tráfego, é essencial aproveitar as novas plataformas. Com o vídeo se tornando uma das formas mais populares de consumir conteúdo, investir em marketing de vídeo pode ser uma ótima maneira de se destacar e transmitir sua mensagem. O vídeo também tende a ter uma classificação mais alta nos resultados do mecanismo de pesquisa do que outros tipos de conteúdo, por isso é uma vitória fácil.
6) Você precisa ser compatível com dispositivos móveis
Muitas pessoas agora usam dispositivos móveis para navegar na Internet. Os usuários móveis aumentaram constantemente ano a ano; até 2022, mais de 50% da navegação na web virá de um dispositivo móvel. Infelizmente, se seu site precisa ser mais responsivo e otimizado para celular, é improvável que você tenha uma boa classificação no Google.
O número de pessoas que usam a pesquisa por voz para encontrar informações on-line também aumentou drasticamente nos últimos anos e espera-se que cresça em popularidade. As pesquisas por voz geralmente são consultas mais curtas em que os usuários não procuram conteúdo específico em seu site, mas desejam resultados gerais. Seu site precisa ser fácil de navegar para que esses tipos de pesquisa sejam fáceis de concluir. Além disso, o software de reconhecimento de voz está melhorando em entender o que as palavras significam, em vez de apenas como elas soam, o que significa que a pesquisa por voz se tornará uma fonte de tráfego cada vez mais valiosa nos próximos anos.
No início de 2021, a pesquisa por voz ultrapassou 8 bilhões de interações por mês. Você pode perder um grande mercado se seu site não for projetado para ser facilmente navegado usando apenas sua voz. Mais de 50% das pessoas em todo o mundo já estão usando alguma forma de pesquisa por voz, e esse número continuará a crescer, tornando um investimento valioso para otimizar seu site, facilitando a navegação com apenas um ou dois comandos de voz.
Se o design for claro e direto o suficiente, ter uma boa experiência do usuário deve ser mais barato do que contratar alguém em tempo integral para responder às perguntas dos clientes ou cuidar de qualquer outra parte do seu negócio. Você precisa de um atendimento ao cliente excepcional: um bom atendimento ao cliente pode ajudar a manter os visitantes em seu site por mais tempo, aumentando as taxas de conversão. Embora estejamos nos acostumando a comprar coisas com nossos smartphones, as compras no desktop ainda geram o dobro da receita do comércio eletrônico a cada ano.
7) SEO é uma estratégia de marketing acessível
O SEO dominou a página de resultados do mecanismo de pesquisa nos últimos anos e não vai a lugar nenhum tão cedo. É uma estratégia de marketing acessível que leva tempo, mas produz resultados incríveis. Então, vamos mergulhar em 7 razões pelas quais o SEO ainda será necessário para os negócios em 2022.
O SEO ainda será relevante porque é econômico. Você pode executar suas campanhas de SEO com um orçamento apertado com recursos limitados e obter bons resultados.
É mais do que classificações. Seu sucesso dependerá de outros fatores, como análise de palavras-chave, arquitetura do site e otimização na página. A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais críticas em qualquer campanha de SEO. Em seguida, crie uma lista de palavras-chave segmentadas. Por exemplo, se o seu produto ou serviço lida com gerenciamento de empresas, convém segmentar palavras-chave como gerenciamento de negócios, gerenciamento de projetos ou gerenciamento de recursos humanos.
Você também precisará pensar na arquitetura do seu site. Isso significa pensar em quais páginas você tem em seu site e como essas páginas se conectam. Para classificar bem, é importante incluir links que apontam para sites de alta autoridade. Seu objetivo é criar um mapa do site que o Google possa rastrear e entender facilmente.
Como o SEO mudou ao longo dos anos
Search engine optimization, ou SEO, é uma tática de marketing que as empresas usam para aumentar sua visibilidade e classificação nos mecanismos de pesquisa. Já existe há algum tempo, mas mudou ao longo dos anos. Inicialmente, envolvia aumentar o número de links para o site da empresa em outros sites. No entanto, o Google determinou que esse método é spam e criou algoritmos para identificar esses sites.
Devido a essas mudanças, os profissionais de marketing devem ser mais criativos com suas estratégias de marketing. Hoje, o Google quer que os sites se concentrem em conteúdo de qualidade que possa envolver e informar seus leitores. Esse tipo de otimização é conhecido como SEO natural ou white hat.
Depois que os profissionais de marketing estabelecem seu nicho exclusivo e estratégia de conteúdo, eles podem ver como desejam que sua empresa apareça no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Embora muitas ferramentas disponíveis ajudem a atingir esses objetivos, é recomendável obter a ajuda de um profissional. Muitas empresas oferecem serviços de white hat SEO com profissionais experientes que podem ajudar a otimizar seu site para máxima visibilidade online. E não se esqueça das palavras-chave – sem elas, você não conseguirá se classificar bem nos mecanismos de pesquisa. Portanto, se você está procurando uma maneira eficaz de promover seu negócio online, considere investir em serviços de SEO que farão toda a diferença no mundo.
O futuro do SEO
Esta é uma pergunta difícil de responder, pois ainda estamos determinando como será a internet no futuro. Uma coisa que sabemos é que muitos fatores influenciam a classificação do seu site na Pesquisa do Google. Para ranquear bem, é fundamental ter um site com conteúdo de alta qualidade, boa autoridade de domínio e links de outros sites. Todos esses são fatores que afetam sua classificação nos mecanismos de pesquisa.
Em 2022, o Google mudou a forma como os sites são classificados em suas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Essas atualizações viram sites com mais conteúdo de alta qualidade, melhor experiência do usuário e outros fatores se tornando mais proeminentes nos mecanismos de pesquisa. Um exemplo é o Mobilegeddon, que viu as páginas que eram acessíveis por meio de dispositivos móveis terem uma classificação mais alta do que aquelas que não eram.
Embora ainda não tenhamos determinado quais mudanças ocorrerão em 2022-2023, provavelmente veremos mais foco no conteúdo de alta qualidade e na experiência do usuário. Isso significa que mais sites com excelente redação, melhor navegação e tempo de carregamento mais rápido terão uma classificação mais alta do que outros. Também vale a pena notar que o Google tende a favorecer grandes marcas em seus resultados de pesquisa, tornando mais difícil para empresas menores impactar as SERPs. Pode levar algum tempo até que sejam resolvidos.
No geral, é provável que veremos algumas mudanças significativas na forma como o Google classifica os sites em 2022. Em vez disso, é provável que vejamos diferenças mais sutis à medida que os algoritmos são refinados e mais atenção é dada à melhoria da experiência do usuário para pesquisas orgânicas. .
O que aconteceria se o SEO não existisse?
Sem SEO, as empresas teriam que confiar no boca a boca e na publicidade antiquada para colocar seus produtos na frente de clientes em potencial. Esse tipo de marketing depende do poder do efeito de rede — quanto mais pessoas souberem sobre seu produto, mais pessoas você poderá alcançar e vice-versa. No entanto, isso também significa que, se você não tiver muitas conexões ou fundos para publicidade, será difícil construir uma base de clientes.
Como resultado, apenas grandes empresas com grandes orçamentos de marketing poderiam comercializar seus produtos. As empresas menores não teriam chance e os consumidores podem precisar de acesso a produtos novos e inovadores nos quais as empresas menores estão trabalhando. Um mundo sem SEO seria repleto de monopólios e oligopólios. Plataformas de mídia social como o Facebook e o YouTube seriam os locais de referência para obter informações sobre tudo, desde carros até comida de gato. O mundo passou a depender tanto do SEO que só reconhecemos como era a pesquisa depois que dependemos dela!
Conclusão
Existem muitas razões pelas quais uma empresa deve investir em otimização de mecanismo de pesquisa. Um dos motivos mais convincentes é que isso ajuda a criar confiança com seu público, mostrando a eles que você se preocupa com suas necessidades e desejos. Também foi comprovado que fornece taxas de conversão mais altas, o que significa mais dinheiro para sua empresa. Além disso, é mais fácil começar com SEO hoje em dia, então não há desculpa para não experimentar!
Em conclusão, há muitas razões pelas quais uma empresa deve investir em otimização de mecanismo de pesquisa. E é importante lembrar que você não precisa fazer isso sozinho. Você pode começar pequeno e escalar conforme necessário se seus planos iniciais forem bem-sucedidos.