É fundamental que os negócios locais lembrem que o Google é mais do que apenas um buscador que apresenta links em suas páginas. É por isso que o Google também publicou um guia preciso que pode ajudar as empresas locais a direcionar mais pesquisas locais para sua loja para aumentar as vendas.
Ele permite que os líderes empresariais e os profissionais de marketing digital entendam as maneiras que os clientes em potencial podem usar para encontrar empresas locais. Eles podem usar esse entendimento para criar estratégias e impulsionar as vendas. Na verdade, o Google afirmou que vários tipos de buscas tiveram um crescimento exponencial para o varejo local. Os que mostram os aumentos mais proeminentes são os seguintes:
• Pesquisas envolvendo consumidores em busca de empresas locais

• Pesquisas em que os usuários procuram empresas locais que oferecem um determinado produto ou serviço
• Pesquisadores que procuram restaurantes locais
De acordo com o Google, pesquisas como “empresas locais perto de mim” e “apoiar empresas locais” aumentaram quase 80% no ano passado. As estatísticas também revelaram que as buscas por produtos em estoque aumentaram quase 8.000% ao longo do ano.
Também obtivemos algumas informações adicionais de especialistas sobre como usar o Google para aumentar as vendas para empresas locais. Ajudo aos meus clientes a formular estratégias de marketing digital para alinhar os objetivos da empresa. Aqui está o que aprendemos com nossos contatos na empresa.
Pesquisas de empresas locais
Os especialistas em SEO com quem conversamos afirmaram que os consumidores usam a pesquisa do Google, bem como o Google Ads, enquanto procuram informações relevantes antes de comprar um produto. Portanto, as empresas locais podem usar a publicidade do Google para obter vantagem sobre seus concorrentes.
Segundo os especialistas, dois em cada três consumidores usam mecanismos de busca para encontrar informações sobre empresas locais durante a pandemia. Quase 57% dos consumidores que procuram restaurantes locais encontraram as informações necessárias nos anúncios do Google.
Vídeos do YouTube
As empresas locais geralmente não consideram o YouTube como um meio de impulsionar suas vendas. Mas eles devem saber que o Google sugere vídeos do YouTube em relação às consultas de pesquisa usadas pelas pessoas. O Google também mostra vídeos e contextos específicos que podem fornecer informações adicionais aos usuários que desejam saber mais sobre um determinado produto ou serviço.
Segundo o Google, 45% dos consumidores revelaram que assistem a vídeos do YouTube antes de comprar um produto. Os consumidores também revelaram que têm duas vezes mais chances de comprar um produto ou serviço que viram no YouTube em uma loja local ou online em comparação com a média da concorrência.
Google Maps
Assim como o YouTube, os empresários também não pensam no Google Maps como parte do mecanismo de pesquisa. Mas eles devem estar cientes de que cada vez mais consumidores começaram a usar o Google Maps para procurar empresas locais que fornecem serviços específicos.
Portanto, as empresas locais devem reivindicar uma conta gratuita do Google Meu Negócio e mantê-la atualizada para otimizar suas listagens do Google Maps. Os proprietários de empresas locais também devem perceber que o mecanismo de pesquisa no Google Maps oferece um contexto altamente direcionado para eles.
Percebe-se que as pessoas estão buscando mais por “entrega sem contato” e “retirada na calçada” desde o início da pandemia. Também houve um crescimento exponencial nas pesquisas do Google Maps por “descontos” no ano passado.
Imagens
As empresas também podem obter mais tráfego de pesquisa local sem publicidade para aumentar suas vendas off-line . Mas primeiro, eles precisam criar uma vitrine online. Posteriormente, eles podem utilizá-lo junto com sua conta do Google Meu Negócio para destacar seus negócios nas pesquisas locais do Google nos mapas do Google. Dessa forma, eles também podem otimizar suas referências do Google.
Observou-se que as empresas que adicionam imagens aos seus perfis do Google Meu Negócio recebem mais solicitações de direção do Google Maps e taxas de cliques mais altas. Existem alguns aspectos importantes sobre as imagens que permitem envolver os usuários e gerar receita, como:
• A pesquisa mostrou que as imagens podem ser emocionalmente envolventes e podem influenciar a decisão do espectador de forma positiva ou negativa. Os líderes empresariais e profissionais de marketing digital devem tentar aprimorar a mensagem de marketing por meio das imagens que usam.
• As imagens podem fornecer muitas informações vitais, como textos. Mas eles também podem reduzir a fadiga de leitura para a maioria dos usuários. As imagens também podem quebrar a monotonia de um artigo, estimulando o envolvimento do usuário.
• A informação visual é sempre mais fácil de lembrar. As imagens podem ter um impacto duradouro sobre os consumidores em potencial do que os textos, porque as pessoas tendem a se lembrar de informações visuais por mais tempo.
• Os gráficos podem comunicar de forma concisa muitas informações. As empresas podem usar gráficos para transmitir uma mensagem de marketing a clientes em potencial de maneira poderosa.
• As pessoas tendem a confiar em empresas que postam imagens na Internet, pois elas criam confiança. As empresas locais podem usar imagens de sua vitrine ou de seus produtos para atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.
Cresça com o Google
O Google incentiva os proprietários de empresas a utilizar as oportunidades que oferecem para comercializar seus negócios locais . As pequenas empresas podem usar esses métodos para aumentar o tráfego off-line e obter mais receita sem se preocupar muito com a classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.