Meta quer permitir que as empresas exibam anúncios do WhatsApp Business no Instagram e no Facebook. Explicamos como isso funciona e por que pode ser útil para o seu negócio. 

Nos últimos meses, a Meta lançou diversas atualizações para empresas em suas plataformas de mídia social. Por exemplo, as empresas agora podem ter canais no WhatsApp para transmitir informações aos seus seguidores . E, aparentemente, Meta também está trabalhando em uma atualização de mensagens para o aplicativo WhatsApp Business, onde pequenas empresas terão acesso a um novo recurso de pagamento para enviar mensagens um-para-muitos. 

Claramente, o WhatsApp está tentando monetizar seus 200 milhões de usuários globais do WhatsApp Business! E é aí que entra outra novidade: os anúncios do WhatsApp Business no Instagram e no Facebook. 

Lançamento de anúncios do WhatsApp Business no Instagram e Facebook

Como Mark Zuckerberg acaba de anunciar, tanto no canal Instagram da Meta quanto no Facebook , em breve você poderá anunciar seu perfil do WhatsApp Business nas outras plataformas da Meta. 

Anúncios do WhatsApp Business serão lançados em breve para Instagram e Facebook. 
(Fonte: Mark Zuckerberg)

Aparentemente, as empresas nem precisarão de uma conta no Facebook para isso! Como explica Zuckerberg, com os novos anúncios, as empresas podem aproveitar esta nova oportunidade de marketing “para encontrar e conectar-se com novos clientes, sem precisar de uma conta no Facebook”.

Como configurar um anúncio no WhatsApp Business

A Meta ainda não lançou o recurso, então ainda não temos todos os detalhes sobre a configuração dos anúncios. A partir de agora, parece que você pode fazer isso diretamente no aplicativo WhatsApp Business. 

De acordo com capturas de tela compartilhadas pela Meta, a configuração do anúncio estará disponível como uma nova opção para empresas na aba inicial. Depois de configurar seu anúncio, você poderá selecionar se ele deve ser exibido no Facebook ou Instagram.  

Os usuários que clicarem nesses anúncios irão parar no seu bate-papo do WhatsApp. Como empresário, você só precisa de um e-mail válido e uma forma de pagamento para publicar o anúncio. 

Qual é a diferença para anúncios clique para conversar?

Exibir anúncios do WhatsApp no ​​Instagram e no Facebook não é completamente novo. Você já pode configurar anúncios click-to-WhatsApp . 

Anúncios clique para WhatsApp. (Fonte: Meta)

Então, qual é a diferença? 

Por um lado, para os anúncios clique para WhatsApp atuais, você precisa ter um perfil no Facebook, pois configura os anúncios clique para conversar no Gerenciador de Negócios. Em segundo lugar, dependendo da versão do WhatsApp Business que você usa, existem diferentes ferramentas, automações e análises que você pode acessar (que, neste momento, não parecem estar incluídas nos novos anúncios do WhatsApp Business). Terceiro, em alguns casos, você pode enviar mensagens aos clientes gratuitamente por 72 horas depois que eles entrarem em contato com você por meio de um anúncio clique para conversar. É improvável que você tenha essa vantagem com os novos anúncios simples. 

Em outras palavras, os novos anúncios tornam mais fácil para as empresas começarem a usar os anúncios do WhatsApp, mas podem faltar algumas opções. 

Quanto custam os anúncios?

Até agora, a Meta não anunciou o preço dos anúncios. Como as empresas precisam de um método de pagamento para usá-los, eles provavelmente não serão um recurso gratuito no aplicativo empresarial gratuito. 

Juntamente com a nova opção de enviar mensagens em massa um-para-muitos no aplicativo WhatsApp Business, o WhatsApp está lançando agora dois recursos pagos no aplicativo Business. 

Como o WhatsApp já introduziu um modelo de assinatura em 2022, é possível que esses recursos pagos em algum momento façam parte da assinatura do WhatsApp. 

Benefícios dos anúncios do WhatsApp

Se você usa o WhatsApp na comunicação com o cliente, os anúncios são uma das formas mais importantes de permitir que seus clientes saibam que podem entrar em contato com você pelo WhatsApp. Como o diretório de negócios ainda não está disponível globalmente, anunciar seu contato do WhatsApp é um dos métodos mais eficazes para orientar os usuários até seus bate-papos no WhatsApp . 

A partir daqui você pode atender os clientes, enviar promoções, usar o WhatsApp para marketing e até como ferramenta de vendas e se beneficiar de taxas de conversão de até 90% ! 

O fato de que em breve será ainda mais fácil promover seu contato no WhatsApp Business é uma grande vantagem para as empresas.

Tenha em mente, porém, que o WhatsApp Business App ainda é muito limitado em suas capacidades comerciais (sem automação, por exemplo!), funciona apenas com um smartphone e também não cumpre as leis de proteção de dados. Na verdade, destina-se apenas a pequenas empresas com até cinco funcionários. Então, se você deseja expandir seus negócios com o WhatsApp, a API do WhatsApp Business é provavelmente a melhor escolha!