O marketing digital é mais importante agora do que nunca. Tome medidas para criar, simplificar ou otimizar sua estratégia de marketing digital (também conhecida como marketing na Internet) hoje e proteja sua empresa contra a inflação

Por onde começar se quiser desenvolver uma estratégia de marketing digital? Ainda é um desafio comum, pois muitas empresas sabem como os canais digitais e móveis são vitais hoje para adquirir e reter clientes. No entanto, eles não têm um plano integrado para apoiar a transformação digital e o crescimento dos negócios e envolver seu público online de maneira eficaz.

Se a sua empresa não tiver um plano estratégico de marketing digital (também conhecido como marketing na internet) alinhado ao seu plano de negócios, você sofrerá com os dez problemas que destaco mais adiante neste artigo e perderá para os concorrentes mais experientes digitalmente.

Para cada um dos dez exemplos de marketing digital, também recomendarei soluções de marketing e as próximas etapas para ajudá-lo a otimizar sua estratégia de marketing em 2023.

Por que o marketing digital é mais importante agora?

Os níveis de inflação, globalmente, estão disparando. Os EUA registraram uma alta de quatro décadas de 9,1% em junho , com julho e agosto mantendo altos níveis de 8,5% e 8,3%, respectivamente. O Reino Unido viu a taxa básica do BoE aumentar de 0,25% no início de 2022 para 2,25% na semana passada, em 22 de setembro.

O impacto da inflação também pode ser sentido na Europa e no Leste Asiático, como demonstra o rastreador do Financial Times. De fato, os efeitos indiretos da inflação podem ser sentidos em todo o mundo.

Então, criticamente, todas as empresas precisam pensar sobre o impacto desse fenômeno internacional nos clientes, produção, serviços, equipe e muito mais. E um aspecto crucial do gerenciamento e otimização de seus negócios que precisa de sua atenção mais do que nunca é sua estratégia de marketing digital.

O que é marketing digital? Os seis pilares.

O marketing digital deve apoiar seus objetivos de marketing e negócios, portanto, em meu livro – Marketing digital: estratégia, implementação e prática –  defino marketing digital, também chamado de marketing online, simplesmente como:

Atingir objetivos de marketing por meio da aplicação de tecnologias e mídias digitais.

Este é o quadro geral que você precisa de uma estratégia para suportar, mas, como explicamos no Smart Insights, para ter sucesso no marketing online, você também precisa dominar os detalhes para competir nas principais plataformas digitais que os consumidores ou empresas usam para encontrar e selecionar produtos.

Os algoritmos usados ​​para alimentar o Facebook, Instagram, Google, LinkedIn e os editores controlam sua visibilidade e quanto você paga, portanto, para obter visibilidade, os profissionais de marketing digital precisam se familiarizar com as técnicas mais recentes. É por isso que meus livros sobre marketing profissional têm mais de 500 páginas, mas só podem abordar as melhores práticas que detalhamos em Smart Insights.

Antes de revisarmos os diferentes canais que compõem o marketing digital, é útil simplificar, pois os gerentes de negócios, como proprietários, diretores financeiros ou de operações, querem saber em que precisam investir em um nível superior e os retornos que obterão. Haverá um orçamento finito atribuído ao marketing online para o ano e eles querem garantir que sua equipe esteja gastando tempo nas atividades certas e investindo nos tipos certos de mídia para obter um retorno positivo.

Os seis pilares que compõem o marketing digital

No treinamento e consultoria em estratégia digital e conforme recomendado em nosso modelo gratuito, recomendo agrupar as atividades digitais nessas seis áreas, cada uma precisa de um responsável para gerenciá-las e melhorar os resultados.

Um foco em cada um deles é importante, independentemente do tamanho do negócio. Os pilares ajudam a mostrar que o sucesso no marketing digital não está apenas nas mídias e plataformas digitais, por mais importantes que sejam. Criar uma experiência digital eficaz, mensagens e conteúdo de qualidade para alimentar sua estratégia digital também são vitais.

No exigente cenário digital de hoje, há pressão interna e externa sobre os profissionais de marketing para continuar crescendo durante a inflação.

Estruture seu plano de marketing em torno de um funil comprovado para aumentar o desempenho. Junte-se ao Smart Insights como membro gratuito para obter acesso instantâneo ao nosso modelo de plano de marketing digital gratuito para aprimorar suas habilidades e gerar os resultados de que você precisa.

Quantos tipos diferentes de marketing digital existem?

Nossos seis pilares de marketing representam seis tipos de atividade de marketing, categorizados pelo papel que desempenham nas experiências do cliente com sua marca.

Em empresas menores, pode ser uma pessoa como um gerente de marketing digital responsável por todos, ou uma pessoa para cada pilar com muitos membros da equipe em empresas maiores.

Esses 6 tipos são:

1. Estratégia e governança (ou gestão) : Metas – Analytics, Estratégia (Segmentação, Targeting, Posicionamento de Marca), integração, alinhamento de marketing e vendas, recursos, estrutura, tecnologia de marketing e dados

2. Objetivos e medição : Previsões, relatórios digitais, incluindo painéis de KPI, atribuição e percepção do cliente

3. Mídia : mídia paga, própria e conquistada, incluindo anúncios de pesquisa, sociais e gráficos

4. Experiência : Site e aplicativos para desktop / celular. Atendimento ao Cliente.

5. Mensagens : e-mail, bate-papo, mídia social, atendimento ao cliente, interações no local e personalização

6. Conteúdo : conteúdo de produto e blog para alimentar o marketing de conteúdo, downloads de PDF, ferramentas interativas

Nosso modelo de plano de marketing digital gratuito tem mais detalhes sobre as principais decisões para cada um deles.

Essa divisão simples das melhores práticas digitais também pode ajudar os alunos a aprender além das complexidades dos diferentes tipos. Eu criei este vídeo para apresentar esses termos.

Como o marketing digital difere do marketing B2B e B2C?

Muitas das maiores marcas do mundo hoje, incluindo as plataformas digitais como Facebook (Meta) e Google (Alphabet), são marcas de consumo, mas ao considerar a melhor forma de usar estratégias digitais, é importante considerar marcas business-to-business também. Existem muitas empresas B2B que geralmente atendem a marcas B2C.

A Smart Insights desenvolveu nossa estrutura de planejamento RACE Marketing para que funcione igualmente nos mercados B2B e B2C. Este é o caso, pois integra as experiências digitais de seus clientes interagindo com marcas em Reach, Act, Convert e Engage – a jornada completa do cliente. Você pode baixar nosso modelo de plano de marketing digital gratuito para saber mais.

As 16 atividades de mídia digital que formam o marketing digital

Como mencionei, o sucesso no marketing digital requer o domínio dos detalhes. Em meu livro, explico como esses 16 exemplos de diferentes tipos de tecnologias de marketing abrangem 6 canais de mídia digital, além de uma variedade de opções de mídia paga, mídia própria e mídia conquistada .

  • Marketing de busca
  • Marketing de mídia social
  • publicidade digital
  • relações públicas digitais
  • parcerias digitais
  • mensagens digitais
  • PPC de pagamento por clique
  • redes sociais pagas
  • Exibição programática
  • Publicidade on-line
  • Marketing afiliado
  • E-mail/push do editor
  • Busca Orgânica (SEO)
  • redes sociais orgânicas
  • Publicidade nativa
  • Blogging convidado
  • Co-branding
  • E-mail interno/push
  • Backlinks
  • Menções ganhas
  • Patrocínio
  • Alcance do influenciador
  • Co-marketing
  • E-mails de parceiros

No entanto, para serem realmente bem-sucedidas, as técnicas digitais também devem ser integradas à mídia tradicional, como mídia impressa, TV e mala direta, como parte das comunicações de marketing multicanal. Mais importante, agora mais do que nunca, você precisa ser capaz de demonstrar o valor do seu trabalho.

O objetivo deste artigo é descobrir 10 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de marketing digital, mas você pode ler mais sobre os 16 tipos de técnicas de marketing digital com mais recomendações e exemplos no livro do Dr. Dave Chaffey O que é marketing digital ?

Qual a importância do marketing digital hoje?

Uma medida simples da importância do marketing digital é quanto dinheiro é gasto em mídia digital. A mais recente pesquisa do IAB sobre gastos e receitas com publicidade mostra que, nos Estados Unidos, mais de três quartos dos orçamentos de mídia serão em mídia digital. Vemos números semelhantes do IABS no Reino Unido e na Europa, então isso está acontecendo globalmente.

O IAB também dá uma indicação da divisão do orçamento em canais digitais. Isso é útil, pois sugere uma combinação do tipo de atividades de marketing nas quais devemos investir.

Tenha em mente, porém, que os dados do IAB são baseados nos dados dos maiores editores e plataformas, portanto, são menos representativos de empresas menores e subestimam a importância da pesquisa orgânica (otimização de mecanismos de pesquisa), relações públicas digitais e marketing de influenciadores.

Os dados mostram que, como seria de esperar, o marketing de mídia social e o marketing de pesquisa são importantes investimentos em marketing digital. No entanto, os dados também mostram que a exibição digital e o vídeo digital são significativos.

Lembre-se de que isso é mais representativo dos gastos de empresas maiores que agora estão usando esses canais para substituir o investimento em TV e publicidade impressa.

Como os canais digitais crescerão?

Conforme discutido na última edição do meu livro, alguns disseram que estamos vivendo em uma era pós-digital, pois agora o marketing digital é igual ao marketing, portanto, não deve ser considerado separadamente do ponto de vista estratégico.

Embora os números acima apoiem a afirmação de que o marketing digital é marketing, é perigoso presumir que o marketing digital não está evoluindo e se tornando ainda mais importante.

As previsões do IAB mostram que o marketing digital continuará crescendo em importância nos próximos anos.

Isso torna ainda mais importante ter uma estratégia de marketing digital dedicada, integrada e alinhada com sua estratégia de marketing e negócios para desenvolver sua maturidade digital.

Qual a importância do trabalho no marketing digital?

Outra maneira de avaliar a importância do marketing digital hoje é observar quantos empregos existem agora no marketing digital. Uma pesquisa recente do LinkedIn sobre a mudança no cenário de empregos de marketing mostra a importância do digital:

Um em cada dois dos principais trabalhos de marketing listados no LinkedIn se enquadra no espaço digital ou de mídia.

As funções que mais cresceram nos últimos seis meses, das taxas de crescimento mais altas às mais baixas, são coordenadores de mídia, gerentes de pesquisa, coordenadores de mídia social, gerentes de marketing de mecanismo de pesquisa, gerentes de mídia, analistas de marketing, especialistas em marketing por e-mail, otimização de mecanismo de pesquisa analistas e gerentes de mídia digital. O LinkedIn relata que, entre outras funções altamente procuradas, estão executivos de contas digitais, gerentes de mídia social, gerentes de marketing digital, redatores e estrategistas digitais.

Como mostra o visual, a pandemia viu o número de funções remotas aumentar drasticamente. Considerando que apenas 2% das funções de marketing eram remotas em 1º de março de 2020, hoje quase uma em cada 10 são. Na época do artigo, havia um aumento de 177% no número de postagens de trabalho remoto para funções de marketing nos últimos seis meses.

Consultoria em estratégia digital para empresas

Dentro de cada técnica, existem muitas táticas detalhadas que são importantes para o sucesso. Portanto, eles precisam ser avaliados e priorizados. Por exemplo, conteúdo dinâmico para automação de e-mail, personalização de site para conteúdo programático, redirecionamento e arranha-céu para pesquisa orgânica.

Não sabe por onde começar? Acesse nossas soluções de estratégia de marketing dedicadas para membros empresariais para obter todas as ferramentas necessárias para otimizar sua estratégia de marketing em 10 dos canais e estratégias de marketing mais populares.

O que quer que você esteja procurando para dar os próximos passos na otimização digital, o Smart Insights tem ferramentas, treinamento e modelos para ajudá-lo a melhorar suas habilidades e aumentar seu desempenho em um cenário desafiador para os profissionais de marketing.

Os desafios do marketing digital

Na minha experiência, um desafio comum é por onde começar a traçar seu plano de marketing digital. Acho que existe o receio de que seja necessário um relatório massivo, mas acreditamos que o planejamento enxuto funciona melhor. É por isso que todos os nossos Learning Paths são integrados ao RACE Framework, para que você possa criar uma estratégia integrada.

Seu plano não precisa ser um relatório enorme, uma estratégia pode ser melhor resumida em dois ou três lados de um A4 em uma tabela que vincula estratégias digitais a objetivos SMART dentro de nossa Estrutura OSA – Oportunidade, Estratégia, Ação. Como membro comercial, podemos ajudá-lo a acertar na primeira vez.

Então, quais são seus próximos passos para otimizar totalmente sua estratégia digital?

Tenho certeza de que muitas das empresas nesta categoria estão usando a mídia digital de maneira eficaz e certamente podem obter ótimos resultados com suas pesquisas, e-mail ou marketing de mídia social.

Mas estou igualmente certo de que muitos estão perdendo oportunidades de uma melhor integração, ou estão sofrendo com os outros desafios que listei abaixo. Talvez os problemas abaixo sejam maiores para organizações maiores que precisam de governança com mais urgência.

Conversando com profissionais de marketing e proprietários de empresas, descobri que a criação de planos digitais geralmente funciona melhor em dois estágios.

  • Primeiro, um plano de marketing digital separado é criado. Isso é útil para obter acordo e aceitação, mostrando as oportunidades e os problemas. Nessa fase, você pode traçar um caminho traçando metas e estratégias específicas para o digital.
  • Em segundo lugar, o digital torna-se integrado à estratégia de marketing, é uma atividade central, “business-as-usual”. Mas, não garante planejamento separado, exceto para as táticas. Este é o estágio em que seu marketing omnichannel integrado será mais eficaz. Este é o objetivo, e podemos levá-lo até lá.

10 razões pelas quais você pode precisar de uma estratégia de marketing digital?

É importante ser capaz de fazer o caso de negócios para investir mais em marketing digital, pois, se você não conseguir convencer a si mesmo ou a seus colegas a investir, o futuro do seu negócio estará em risco. É simples, você não vai conseguir competir para atrair novos clientes no futuro.

Incrivelmente, originalmente sugeri esses 10 motivos para investir em marketing digital há vinte anos, mas eles continuam importantes, por isso continuei desenvolvendo abordagens para desenvolver estratégias digitais de acordo com as últimas tendências do marketing digital .

Portanto, se você ainda não tem uma estratégia ou talvez queira revisar quais questões de negócios são importantes para incluir em uma revisão estratégica, listamos os 10 problemas mais comuns que, em nossa experiência, surgem se você não t tem uma estratégia.

1. Você está sem direção

Acho que as empresas sem uma estratégia digital (e muitas que têm) não têm uma meta estratégica clara para o que desejam alcançar on-line em termos de conquista de novos clientes ou construção de relacionamentos mais profundos com os existentes.

E se você não tem metas com objetivos de marketing digital SMART, provavelmente não coloca recursos suficientes para atingir as metas e não avalia por meio de análises se está atingindo essas metas.

Nossos modelos podem ajudá-lo a criar previsões mais realistas de investimento em mídia digital e melhorar as taxas de conversão. Use nosso painel de marketing digital RACE para simplificar seus relatórios de metas do Google Analytics para revisões mensais.

2. Você não conhecerá seu público on-line ou sua participação no mercado

A demanda do cliente por serviços online pode ser subestimada se você não pesquisou isso. Talvez, mais importante, você não entenda seu mercado online. A dinâmica será diferente dos canais tradicionais com diferentes tipos de perfil e comportamento do cliente, concorrentes, propostas e opções de comunicação de marketing.

Nossos modelos incluem um guia e um modelo de persona do cliente para ajudá-lo a desenvolver personas mais detalhadas e realistas que mapeiam mensagens e requisitos de conteúdo ao longo da jornada do cliente.

3. Concorrentes existentes e iniciantes ganharão participação de mercado por meio da otimização de seu marketing contínuo

Se você não está dedicando recursos suficientes ao digital ou está usando uma abordagem ad-hoc sem estratégias claramente definidas, seus concorrentes comerão seu almoço digital!

O marketing sempre ativo refere-se aos investimentos em mídia paga, própria e conquistada necessários ao longo do ciclo de vida do cliente mostrado na Figura 2.1. Eles são necessários para manter a visibilidade e oferecer suporte à conversão e retenção continuamente à medida que as pessoas pesquisam e selecionam produtos online.

Recomendamos uma abordagem de planejamento de 90 dias (modelo) para priorizar suas atividades usando o processo de crescimento RACE que identifica 25 principais atividades digitais que você deve refinar continuamente, priorizando aquelas que são mais importantes.

Como membro do Smart Insights, também o manteremos atualizado sobre as últimas tendências e inovações em seu setor. Assim, você pode ficar à frente e não ficar para trás.

4. Você não tem uma proposta de valor on-line poderosa

Como parte da definição do escopo da oportunidade ao usar uma abordagem estratégica de marketing digital, é útil pensar em como as experiências digitais podem melhorar o apelo de sua marca. Isso envolve melhorar os serviços online, ferramentas interativas e interações com o público digital para melhorar o atendimento ao cliente.

Uma proposta de valor digital claramente definida e adaptada às diferentes personas de seus clientes-alvo ajudará você a diferenciar seu serviço on-line, incentivando clientes novos e existentes a se envolverem inicialmente e permanecerem fiéis.

5. Você não conhece seus clientes online bem o suficiente

Costuma-se dizer que o digital é o “meio mais mensurável de todos os tempos”. Mas o Google Analytics e similares informam apenas o volume de visitas, não o sentimento dos visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de pesquisa e ferramentas de feedback do usuário do site para identificar seus pontos fracos e resolvê-los.

6. Você não está integrado (“desintegrado”)

É muito comum que as atividades digitais sejam concluídas em silos, seja um especialista em marketing digital, um funcionário de TI ou uma agência digital separada. É mais fácil agrupar o ‘digital’ em um pedaço conveniente. Mas é claro, é menos eficaz. Todos concordam que a mídia digital funciona melhor quando integrada à mídia tradicional e aos canais de resposta.

É por isso que recomendamos desenvolver uma estratégia integrada de marketing digital , para que seu marketing digital trabalhe muito para você! Com seu plano integrado em vigor, o digital se tornará parte de sua atividade de marketing e parte dos negócios como de costume.

7. Digital não tem pessoal/orçamento suficiente dada a sua importância

Recursos insuficientes serão dedicados tanto ao planejamento quanto à execução do e-marketing. É provável que haja uma falta de habilidades específicas de marketing eletrônico, o que dificultará a resposta eficaz às ameaças competitivas.

Como membro do Smart Insights, você terá acesso a ferramentas de estratégia e planejamento, incluindo benchmarking de desempenho e maturidade digital e relatórios regulares de dados de marketing, para que possa acompanhar sua posição em um cenário competitivo.

8. Você está perdendo tempo e dinheiro com a duplicação

Mesmo que você tenha recursos suficientes, eles podem ser desperdiçados. Esse é particularmente o caso de empresas maiores, nas quais você vê diferentes partes da organização de marketing comprando ferramentas diferentes ou usando agências diferentes para realizar tarefas de marketing on-line semelhantes.

É por isso que você precisa investir em uma estratégia de marketing que funcione para você e sua equipe, para planejar, gerenciar e otimizar seus canais e plataformas digitais. Impulsione os resultados de marketing de que você precisa para atingir seus objetivos de negócios e aumente seu ROI de marketing.

9. Você não é ágil o suficiente para alcançar ou ficar à frente

Se você olhar para as principais marcas online como Amazon, Booking.com, Dell, Google e Zappos, elas são todas dinâmicas – testando novas abordagens para ganhar ou manter seu público online.

Nossa abordagem do sistema RACE Growth de 90 dias ajudará você a criar um processo semelhante para melhorar seus resultados.

10. Você não está otimizando

Toda empresa com um site terá análises. Mas muitos gerentes seniores não garantem que suas equipes façam ou tenham tempo para revisá-los e agir sobre eles. Depois que sua estratégia de canal digital permitir que você acerte o básico, você poderá progredir para a melhoria contínua dos principais aspectos, como construção de marca, experiência do usuário do site e nutrição de leads.

Transforme sua estratégia de marketing e acelere seus resultados hoje com Smart Insights